Conecte-se conosco

Esporte

Meia Maratona do Tocantins traz novas provas e categorias para edição de 2019

Tradicional corrida de rua será realizada nos dias 12 e 13 de outubro, com categorias adulto e infantil

Publicados

em

Entre as novidades da XIX Meia Maratona do Tocantins estão a inclusão de novas provas e categorias

A XIX Meia Maratona do Tocantins, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de outubro, nos municípios de Palmas e Porto Nacional, apresenta um novo formato e entre as novidades está a inclusão de novas provas e categorias. Além da prova dos 21 km (meia maratona), neste ano, também serão disputadas provas de 10 km e 5 km e prova infantil, de 20 a 300 metros.

Conforme Robson Ferreira, superintendente de Esporte, Juventude e Lazer da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), as provas com percursos menores visam democratizar e popularizar a participação dos atletas. “Nós sabemos que temos muitos atletas que não têm condição de treinar e correr os 21 km, então, esses atletas terão a oportunidade de participar dessa grande festa, realizando percursos inferiores”, ressalta.

No dia 12 de outubro, Dia das Crianças, será realizada a Corrida de Rua da Criança, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), com a primeira largada às 07h30min, na Praia da Graciosa, em Palmas, com percurso dividido de acordo com a faixa etária, por atletas de ambos os sexos, crianças e adolescentes regularmente inscritos.

Já a meia maratona, a corrida 10 km e a corrida de 5 km serão realizadas no dia 13, com largada prevista para as 6h45min, sendo que as duas primeiras terão largada no Distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, com chegada à Praia da Graciosa, enquanto a última terá largada e saída na Praia da Graciosa.

Os atletas interessados em participar do evento devem se inscrever em uma única prova e em uma única categoria. A meia maratona e a corrida de 10 km se dividem da seguinte forma: categoria elite feminino; categoria elite masculino; categoria forças de segurança; categoria pelotão geral e categoria Pessoa com deficiência PCD. As provas de 5 km e a corrida de rua para crianças serão divididas em duas categorias: categoria pelotão geral e categoria PCD.

Outra novidade prevista no regulamento deste ano é a categoria para as forças de segurança. Fazem parte desta categoria os atletas integrantes das seguintes instituições: Militares das Forças Armadas – masculino e feminino; Policiais Federais – masculino e feminino; Policiais Rodoviários Federais –  masculino e feminino; Policiais Militares  – masculino e feminino; Policiais Civis – masculino e feminino; Bombeiros Militares – masculino e feminino; Agentes Penitenciários – masculino e feminino; Guardas Metropolitanos/Municipais –  masculino e feminino; Agentes de Trânsito – masculino e feminino.

Nas categorias de elite da meia maratona e da corrida de 10 km, o atleta deve possuir um currículo de tempo mínimo em provas oficiais, sendo esses, obrigatoriamente, válidos ou confirmados, dos últimos 12 (doze) meses e o tempo comprovado de no mínimo dois eventos. No pelotão de elite masculino, o atleta deve ter tempo referencial de até 1h10min para a meia maratona e até 32min para os 10 km. E no pelotão de elite feminino, a atleta deve ter tempo referencial de até 1h25min para a Meia Maratona e até 38min para os 10 km.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esporte

Meia Maratona do Tocantins contará com aferição oficial do trajeto pela CBAt

Isso significa que a prova seguirá protocolos internacionais técnicos e de segurança e que os atletas terão a certeza de um percurso com 21.097 metros

Publicados

em

As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site oficial da prova

Em 2019, a Meia Maratona do Tocantins contará com o selo “Permit Bronze”, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Isso significa que a prova seguirá protocolos internacionais técnicos e de segurança, que os atletas terão a certeza de um percurso com 21.097 metros e que seus tempos serão homologados e certificados, com os resultados valendo para os seus currículos.

No próximo domingo, 29, o medidor oficial da CBAt estará em Palmas para fazer a aferição oficial do percurso da Meia Maratona. Na ocasião, o técnico, acompanhado pela equipe de organização da competição, percorrerá todo o trajeto com uma bicicleta equipada com um medidor analógico que marcará quilômetro a quilômetro.

Esta é uma exigência da Confederação Brasileira de Atletismo para que a Federação de Atletismo do Estado do Tocantins (Fato) possa cadastrar a prova com o “Permit Bronze”. Cabe ressaltar que a CBAt é a única entidade dirigente do Atletismo no Brasil, filiada à Associação Internacional das Federações de Atletismo(Iaaf na sigla em inglês) com poder para oficializar eventos de Atletismo, em todas as suas formas, no território nacional.

De acordo com Robson Ferreira, superintendente de Esporte, Juventude e Lazer da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), a aferição oficial da CBAt é fundamental para que a Meia Maratona do Tocantins atraia mais competidores.

“Esse é um dos diferenciais deste ano. A aferição será feita quilômetro a quilômetro, durante dois dias, para termos medidas precisas do percurso. Após o registro da Confederação, esse percurso é válido por cinco anos e, assim, qualquer organizador de meia maratona, que tenha interesse em fazer um evento similar, tem esse trajeto oficial”, frisou.

Categorias

Neste ano, serão realizados dois dias de provas durante o evento da Meia Maratona do Tocantins. No domingo, dia 13 de outubro, serão realizadas as provas Meia Maratona, 10 km e 5 km. Mas antes disso, no sábado, 12, dia das crianças, a Arena da Graciosa abrirá às 7h30 com a Corrida de Rua da Criança e seguirá com programação até as 19 horas, com diversas atrações culturais, distribuição de brindes, brincadeiras e shows para celebrar o Dia das crianças.

Outra novidade será a categoria “Forças de Segurança”, voltada aos atletas militares, policiais e agentes de órgãos de segurança e trânsito, de instituições federais, estaduais ou municipais. A categoria contará com prêmios individuais e prêmio para a instituição vencedora.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo site da Meia Maratona, ou diretamente no site https://minhasinscricoes.com.br. A “Corrida das Crianças”, realizada em parceria com o Sesi Tocantins, já está com inscrições esgotadas. Para as demais categorias ainda há vagas.

Continue Lendo

Esporte

Circuito Mountain Bike Tocantins 2019, libera ranking da prova

Publicados

em

Única prova de Mountain Bike do Tocantins realizada em mais de uma etapa, o “Circuito Mountain Bike Tocantins” libera o ranking da competição. A tabela traz a pontuação atribuída aos atletas com melhor desempenho nas etapas do circuito. A organização estabeleceu um sistema de pontuação com base no grau de dificuldade de cada uma das etapas.

Segundo a organização, a 1ª Etapa, que aconteceu dia 22 de setembro, em Paranã, é considerada a de dificuldade mais alta e terá a maior pontuação, sendo a Etapa Rainha dde 2019. Enquanto a 2ª, que será realizada dia 27 de outubro em Porto Nacional, de dificuldade mais baixa em comparação  anterior,  tem pontuação menor .

 A organização da prova também estabeleceu que apenas os cinco primeiros atletas de cada prova que subiram ao pódio, em todas as categorias, serão ranqueados.

A solenidade de premiação do ranking ocorrerá em Porto Nacional , data da terceira e última Etapa ás 12 h. O Circuito MTB TO também conta pontos para os ranking: FTC – Federação Tocantinense de Ciclismo.

PRÓXIMA ETAPA:

 

2º ETAPA: PORTO NACIONAL

Data: 27/10/2019

Percurso 1 – Completo: ( Km: 77 | Elevação: 816 m)

* Categorias: Fem.: Elite e Master + 30 | Masc.: Elite, SUB-30, Master A, Master B e Master C

Percurso 2 – Reduzido: ( Km: 40 | Elevação: 439 m)

* Categorias: Fem.: Open e Cicloturismo | Masc.: Open e Cicloturismo

Inscrições: 01/04 à 24/10

 

CATEGORIAS:

Masculino:

1.ELITE: 19 acima

2.SUB-30: 23 a 29 anos

3.MASTER A (30 a 39 anos)

4.MASTER B (40 a 49 anos)

5.MASTER C (50 acima)

6.OPEN

7.CICLOTURISMO

Feminino:

1.ELITE: 19 acima

2.MASTER 30+ (30 ACIMA)

3.OPEN

4.CICLOTURISMO

 

INSCRIÇÕES:

www.tonacorrida.com.br

 

REALIZAÇÃO:

Tonacorrida

RANKING:

FTC

Continue Lendo

Cidades

Esporte para todos: Escolinhas de futebol recebem kits esportivos em Gurupi

Publicados

em

A Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes realizou na manhã deste domingo (01), a entrega de kits de materiais esportivos para escolinhas de futebol que fazem trabalho voluntário com crianças. A entrega aconteceu no Centro Olímpico Moreirão e reuniu pequenos atletas de seis bairros.

Ao todo foram cinco escolinhas beneficiadas que contemplam os bairros: Vila Nova, Vila São José, Nova Fronteira, Jardim Medeiros, Setor Industrial e Povoado Trevo da Praia. São aproximadamente 350 crianças alcançadas com os projetos promovidos de forma voluntária por desportistas da cidade que contam com o apoio da Prefeitura de Gurupi. Os kits possuem bolas, coletes, redes, apitos e cartões, além de outros acessórios. Essa é mais uma ação do projeto Esporte para Todos que contempla todas as modalidades esportivas e todas as idades.

Para o secretário municipal de juventude e esportes, Antônio Caros Pakalolo, é uma forma de incentivar esse relevante trabalho voluntário com as crianças. “O Prefeito Laurez pede sempre uma atenção especial a esses trabalhos nos bairros. É uma parceria que fizemos com membros de associações e desportistas, onde eles entram com o trabalho e a Prefeitura com a estrutura, manutenção dos campos e entrega de materiais. São crianças carentes que não têm condições de pagar uma escolinha particular e esse trabalho voluntário é uma oportunidade de tirá-las da ociosidade”, disse o secretário.

José Botelho é presidente da escolinha Atlético São José, do Setor Vila São José. Para ele os materiais esportivos são fundamentais para o funcionamento da escolinha. “Agradecemos esse incentivo da Prefeitura, pois precisamos muito dos materiais para trabalhar com as crianças, é um trabalho importante que necessita desse tipo de apoio do poder público, pois afasta as crianças dos caminhos das drogas e da violência”, afirmou Botelho.

A programação contou com café da manhã para as crianças, palestra sobre saúde bucal com o odontólogo Zander Luis, palestra sobre a importância do esporte como meio de qualidade de vida e inclusão social com o secretário Pakalolo, entrega dos kits para as escolinhas e partidas de futebol amistosas entre as escolinhas beneficiadas.

Continue Lendo

Notícias