Conecte-se conosco

Saúde

HGP conta com Núcleo e Atendimento à Pessoa em Situação de Violência

Serviço surgiu diante do crescente número de atendimentos realizados a pacientes nas mais diversas situações de violência

Publicados

em

Ação do Núcleo de Atendimento a Pessoa em Situação de Violência atua em conjunto em conjunto com a Patrulha Maria da Penha

No intuito de ofertar um acolhimento, atendimento humanizado e especializado à pessoa em situação de violência com direcionamento à rede de proteção e assistencial foi sistematizado o atendimento, já realizado e implantado em março deste ano, o Núcleo de Atendimento à Pessoa em Situação de Violência (Nuave) no Hospital Geral de Palmas (HGP).

O serviço surgiu diante do crescente número de atendimentos realizados a pacientes nas mais diversas situações de violência assistidos pelas equipes do Hospital Geral de Palmas (HGP), desde pronto socorro a internação. O Nuave atende por mês de 80 paciente e até 200 atendimentos.

Segundo a psicóloga do Nuave, Raphaella Pizani o serviço funciona da seguinte forma: a equipe realiza uma busca ativa e também atendimentos conforme solicitação das equipes assistenciais do HGP pela solicitação de parecer ao núcleo. A equipe é formada por psicólogo, assistente social e enfermeira. “Atendemos a toda pessoa que esteja em situação de violência ou com suspeita de violência, seja ela violência física interpessoal, violência autoprovocada, violência sexual, negligência e abandono, bem como a realização da assistência às pessoas com ideação e planejamento de autoextermínio e automutilações”.

O núcleo atua em parceria com Rede de Proteção à pessoa em situação de violência como delegacias especializadas: Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Delegacias Especializadas de Crimes Contra a Proteção à Criança e ao Adolescente (DECA), Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP, além da Defensoria Publica (Nudem), Ministério Público Estado (MPE), Patrulha Maria da Penha e o Tribunal de Justiça.

O serviço conta com suporte da Rede Assistencial Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Ambulatório Infantil, Serviços de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), Serviço de Referência no Atendimento de Crianças em Situação de Violência no Tocantins (Savi) do Hospital Infantil de Palmas (HIP).

O Serviço também vem atuando em parceira com a Patrulha Maria da Penha e participando em ações fora do HGP, com palestras de conscientização sobre todos os tipos de violência. Em junho foi realizada ação direcionada à população no Taquari.

“Por se tratar do maior hospital de referência do Tocantins e estados circunvizinhos, é de suma importância contar com um Núcleo de Atendimento a Pessoa em Situação de Violência, uma vez que há diversos tipos de violência que podem ser tratadas de forma equivocadas ou subjulgadas, e quando isso acontece pode ser agravado a situação da vítima”, afirmou o diretor de integração multiprofissional hospitalar do HGP, Valdemar Pires de Oliveira.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Tocantins tem 26 casos confirmados de Covid-19

Publicados

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste domingo, 12, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), analisou 04 amostras para Covid-19, todas negativas. No entanto, a Secretaria de Saúde de Palmas (Semus) comunicou ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), a confirmação de 01 novo caso positivo, diagnosticado em laboratório da rede privada.

Paciente do sexo masculino, com 42 anos, sem histórico de viagem. O mesmo apresentou sintomas como febre, tosse, dor de garganta, diarreia, calafrio, dor de cabeça e dor de estômago e está em isolamento domiciliar, sem comorbidades.

Com este resultado, o Tocantins tem, agora, 26 casos confirmados de Covid-19, sendo 16 em Palmas, 06 em Araguaína, 01 em Gurupi , 01 em Dianópolis, 01 em Cariri do Tocantins e 01 em Paraíso do Tocantins. O Estado continua sendo o único sem óbito pela doença, no Brasil.

Os dados divulgados nos boletins de acompanhamento são consolidados a partir das notificações recebidas pelas equipes de Vigilância municipais, até as 17h, junto aos exames realizados no Lacen. Casos notificados após este horário, entram no boletim do dia seguinte.

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Gurupi informa que não há casos confirmados da Covid-19

Publicados

em

O Comitê Gestor de prevenção e combate ao coronavírus em Gurupi informa que o cenário epidemiológico continua o mesmo. Não há casos confirmados da Covid-19, e 10 casos suspeitos estão sendo monitorados enquanto aguardam o resultado dos exames.

O comitê informa ainda que foi disponibilizado um canal de comunicação direto com a população para divulgar todas as informações relacionadas ao Covid-19. Por meio deste canal disposto no site oficial e nas redes sociais oficiais da Prefeitura são veiculados boletins diários, orientações gerais sobre procedimentos para evitar a transmissão do vírus e informações sobre os fluxos dos serviços de saúde, com locais e horários para a busca de atendimento em casos de suspeita de infecção ou sintomas da doença.

Os telefones para contato direto com a ouvidoria do município para tirar qualquer dúvida são os números: (63) 3315-0077 e 0800 646 3366. Os números da Vigilância Epidemiológica para que a população tire dúvidas em relação aos sintomas da doença e como proceder na busca por atendimento são: (63) 98424-4156 ou 3315-0088. O órgão disponibiliza ao cidadão também, o email: [email protected]

O Comitê pede ainda que a população compreenda a importância do isolamento social, que é fundamental neste momento para combater o vírus e que redobre os cuidados de prevenção. Pede também o apoio da comunidade às pessoas que possam estar em situação de dificuldade, em função da pandemia, para que se sensibilizem e façam doações, com a orientação de que saiam de casa só se for para fazer o bem e seguindo sempre as medidas de prevenção ao vírus.

Continue Lendo

Saúde

Forças tarefas otimizam atendimentos no Hospital Geral de Palmas

Publicados

em

HGP tem realizado forças tarefas, intensificando atendimentos em áreas com grande quantidade de pacientes, como ortopedia, cardiologia e oncologia

Maior hospital público do Estado do Tocantins, o Hospital Geral de Palmas (HGP) é uma unidade de alta complexidade que opera na maior parte do tempo com superlotação, por ser uma unidade portas abertas do Sistema Único de Saúde (SUS). Em busca de atender a grande demanda, a gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), juntamente com a gestão e equipe multiprofissional da unidade, têm realizado forças tarefas, intensificando atendimentos em áreas com grande quantidade de pacientes, como ortopedia, cardiologia e oncologia.

Na última ação, realizada pela unidade entre os dias 12 a 31 do mês passado, o HGP realizou 217 procedimentos ortopédicos durante uma força tarefa, totalizando em todo o mês de agosto 300 cirurgias. As atividades contaram com médicos ortopedistas, médicos residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem, instrumentadores e a equipe da gestão do centro cirúrgico.

Um dos pacientes atendidos na força tarefa da ortopedia foi o lavrador Adauto dos Santos Ribeiro, morador de Recursolância, que teve o tornozelo quebrado enquanto cuidava do gado. “Fui encaminhado para o HGP e no dia que cheguei fiz uma cirurgia, depois esperei mais alguns dias e fiz uma segunda cirurgia. Não tenho o que dizer de ruim, fui muito bem cuidado por toda equipe do hospital”, afirmou.

Em abril deste ano, a unidade realizou o 5º mutirão de Cateterismo Cardíaco no setor de Hemodinâmica, quando zerou a fila de espera por procedimentos eletivos cardíacos. Na ocasião foram realizados 51 procedimentos de alta complexidade cardiovascular. Desde o início do serviço em 2012, já foram realizados aproximadamente 12 mil procedimentos.

Próximos eventos

Nos dias 07 e 08, 14  e 15 de setembro das 8 às 17 horas, o Hospital Geral de Palmas receberá o mutirão de tomografia e ressonância, que irá beneficiar cerca de 200 pacientes.  “Nosso intuito maior é poder realizar atividades como esta e possibilitar zerar a lista de pacientes a espera de exames para dar andamento ao tratamento”, destacou o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, acrescentando que “estamos trabalhando para que a partir da próxima semana sejam retomadas as atividades de intensificação das cirurgias ortopédicas, com a disponibilização de duas salas do centro cirúrgico, especificamente para a especialidade”.

Continue Lendo

Notícias