Conecte-se conosco

Política

Governador Carlesse discute potencial e pede agilidade ao Porto Praia Norte para início de operações

Reunião entre governador e presidente do Porto Praia Norte ocorreu na tarde desta quinta-feira, 11, no Palácio Araguaia

Publicados

em

Participaram da reunião, o presidente do Porto de Praia Norte, Klaus Weyand (sentado à direita do Governador); a diretora executiva do Porto de Praia Norte, Sandra Kramer; o empresário da ramo de transportes, Kahuê De Favre (sentado na poltrona à esquerda do governador); o secretário de Indústria e Comércio, Ridoval Chiareloto, e o assessor da Governadoria, José Arimatéia

O governador do estado do Tocantins, Mauro Carlesse, convidou para uma reunião de trabalho, no fim da tarde desta quinta-feira, 11, o presidente do Porto Praia Norte, Klaus Weyand, com o objetivo de discutir o início das operações do Porto. Também participaram da reunião, a diretora executiva do Porto de Praia Norte, Sandra Kramer; o empresário da ramo de transportes, Kahuê De Favre; o secretário de Indústria e Comércio, Ridoval Chiareloto, e o assessor da Governadoria, José Arimatéia.

Participaram da reunião, o presidente do Porto de Praia Norte, Klaus Weyand (sentado à direita do Governador); a diretora executiva do Porto de Praia Norte, Sandra Kramer; o empresário da ramo de transportes, Kahuê De Favre (sentado na poltrona à esquerda do governador); o secretário de Indústria e Comércio, Ridoval Chiareloto, e o assessor da Governadoria, José Arimatéia

O governador Mauro Carlesse afirmou que a reunião serviu para debater a atual situação do Porto Praia Norte, que é administração privada, mas que recebeu investimentos do Governo do Estado. “Nossa intenção é que o Porto Praia Norte comece a operar o mais rápido possível. Aquela estrutura é vista por nós como um grande potencial para alavancar o desenvolvimento do Estado. Com o Porto funcionando, o Tocantins vai oferecer oportunidades para empresas investirem no Porto e em logística. Assim, vamos gerar empregos, principalmente, para a comunidade do Bico do Papagaio”, afirmou o governador.

“Uma das grandes travas do desenvolvimento é o transporte, tanto em preço quanto em logística. Mas com o Porto funcionando, os produtos poderão vir por embarcação de Manaus e Belém até Praia Norte e completarem a viagem para o Sul pela Ferrovia Norte-Sul. Da mesma forma, os produtos que forem para o Norte. Assim, os produtos irão chegar aos centros consumidores a um preço mais atrativo. E isso vai gerar também arrecadação para o Estado, o que fará com que o Tocantins tenha mais recursos para investir nos serviços que a população mais precisa”, declarou Mauro Carlesse.

O presidente do Porto Praia Norte, Klaus Weyand, afirmou que a estrutura do Porto está praticamente concluída e quando estiver em operação, será um atrativo tanto para o transporte de produtos oriundos da Zona Franca de Manaus rumo às regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, como também no sentido inverso, rumo ao Pará e Amazonas. “Estamos trabalhando para iniciar as operações em breve. Enxergamos no Tocantins um potencial logístico muito grande e precisamos dar esse primeiro passo para que outras empresas também venham se instalar no Porto”, afirmou.

O executivo também ressaltou que o Porto está aberto para receber investimentos de outras empresas interessadas em operar no local. “Inicialmente estamos prontos para operar levando soja e já trazendo fertilizantes, mas empresas com linha de montagem também poderão se instalar e poderão experimentar redução de custos na distribuição de seus produtos”, disse Klaus Weyand.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PGJ e Ouvidora do MPE prestigiam evento que reúne ouvidores eleitorais de todo o país

Publicados

em

 

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, e a Ouvidora Geral do Ministério Público do Tocantins, Leila da Costa Vilela Magalhães, participaram na tarde desta sexta-feira, 14, do encerramento do XII Encontro do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral, que trouxe a Palmas ouvidores dos 26 Tribunais Regionais Eleitorais. O evento teve início na quinta-feira, 13, e encerrou com a palestra do Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tarcísio Vieira de Carvalho Neto.

Na ocasião, o ministro falou do papel das ouvidorias na garantia do Estado Democrático de Direito, tendo este órgão o papel do controle social, porém ressaltou que não cabe só ouvir, pois a funcionalidade deve ser alcançada quando se leva em consideração a mensagem recebida. “A sociedade está cobrando mudança e nós atuamos como agentes transformadores”, disse.

O Colégio de Ouvidores tem como presidente o Ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral, juiz Agenor Alexandre da Silva.

O Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral tem como objetivo preservar e respeitar os princípios da Constituição Federal, da Declaração Universal dos Direitos Humanos e das Constituições Estaduais, fomentando a atuação das Ouvidorias Eleitorais de forma transparente e imparcial.

Continue Lendo

Política

Acessibilidade do cidadão à Justiça marca visita de representantes do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais ao TJTO

Publicados

em

Já imaginou uma viagem de volta ao tempo inicial do estado do Tocantins e narrada por Theotônio Segurado? Esta foi à divertida experiência obtida pelos integrantes do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), durante a tarde desta sexta-feira (15/6), em visita institucional à sede do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

O colegiado composto por defensores públicos de todo o Brasil foi recebido pelo presidente do TJTO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, e também apresentado aos átrios da Corte pelo personagem histórico de Joaquim Theotônio Segurado.

Interpretado pelo ator Osmar Casagrande, o personagem estava com a história do estado e do Tribunal na ponta da língua. “O sonho de todo cidadão é que a Justiça seja tão rápida, como a vossa visita”, brincou o ator durante a apresentação.

Fábio Monteiro dos Santos, defensor público geral do Tocantins, destacou que as duas instituições têm o dever de promover a proximidade do cidadão com a Justiça. “O Poder Judiciário vem levando justiça a toda a sociedade, e a Defensoria Pública comunga dessa atuação, ao buscar levar ao cidadão o acesso à justiça através do conhecimento dos seus direitos.” Ao fim da visita, ele afirmou ainda que os ensinamentos conquistados pelos defensores serão replicados aos membros e servidores.

Por dentro do Palácio da Justiça

O projeto “Por dentro do Palácio da Justiça” tem o objetivo de aproximar o cidadão do Judiciário e, ao mesmo tempo, mostrar para a sociedade que ela pode e deve utilizar os mecanismos da Justiça em seu benefício. Ao aproximar fisicamente as pessoas do Tribunal de Justiça, de forma lúdica, abre-se a oportunidade para apresentar também a história do Poder Judiciário do Tocantins e, principalmente, o funcionamento básico do sistema de Justiça.

Condege

O Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) é uma associação civil de âmbito nacional que funciona como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das Defensorias Públicas existentes no Brasil.

A entidade tem como objetivo a promoção e o incentivo de boas práticas administrativas e de gestão, visando o aperfeiçoamento institucional,assim como formular e propor aos governos da União, Distrito Federal e dos Estados, a política institucional permanente das Defensorias Públicas, cumprindo o que preceitua a Constituição Federal.

Continue Lendo

Política

Semana do Governador Carlesse contou com entrega de equipamentos para a PM e discussão sobre a reforma da Previdência

Ações ocorreram em Palmas e Brasília (DF)

Publicados

em

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participou nasegunda, 10, da entrega de novos armamentos, munições e equipamentos para a Polícia Militar

A semana do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, foi marcada pela entrega de equipamentos para a Polícia Militar, discussão sobre a reforma da previdência, em Brasília (DF); encontro com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Joseph Madeira, para discutir a FenePalmas, além da entrega de certificados para alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e audiência com procuradores do Estado e de outros estados brasileiros.

Armas e equipamentos para a PM

Na segunda-feira, 10, o Governador Carlesse entregou novos armamentos, munições e equipamentos para a Polícia Militar (PM). O evento ocorreu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas.

As armas e munições foram adquiridas por meio de recursos oriundos de emenda parlamentar dos deputados Eduardo Siqueira Campos, Luana Ribeiro e Elenil da Penha. Enquanto os novos escudos foram adquiridos por meio de convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  No total, foram investidos cerca R$ 874 mil na compra dos novos equipamentos.

“E assim a gente vai melhorando as condições de trabalho dos nossos militares. Temos também projetos na área de inteligência que vão melhorar a eficiência e, consequentemente, oferecer mais segurança para nossa população”, disse o Governador Carlesse.

Reforma da Previdência

Já na terça-feira, 11, Mauro Carlesse cumpriu agenda em Brasília, onde participou do V Fórum de Governadores. Desta vez, as discussões giraram em torno da Reforma da Previdência.

“É importante esse debate, pois é preciso a consciência de que se a Reforma da Previdência não for aprovada a situação do país vai piorar. Agora cada um dos governadores vai conversar com as bancadas de seus estados em busca de votos, pois é preciso que os estados e municípios também estejam incluídos na Reforma”, declarou o Governador Mauro Carlesse.

Ainda em Brasília, o Governador Mauro Carlesse cumpriu agenda no Ministério da Saúde e na Agência Nacional de Mineração.

FenePalmas

Em audiência realizada na quarta-feira, 12, o Governador Mauro Carlesse recebeu o presidente da Acipa, Joseph Madeira, e conheceu o projeto de realização da 23ª Edição da Feira de Negócios de Palmas (FenePalmas), que ocorrerá de 1 a 5 de outubro, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas.

Além da Fenepalmas, o Governador Mauro Carlesse também debateu a necessidade de receber mais investidores privados e afirmou, ao presidente da Acipa, que o Estado está de portas abertas para receber novos empresários que queiram se instalar no Tocantins.

Ampliação do Proed

Na quinta-feira, 13, o governador Carlesse, participou da formatura de 875 alunos no Proerd, oriundos de sete escolas de Palmas, e afirmou que pretende levar o Proerd aos 139 municípios do Estado. Atualmente, o Proerd está presente em 104 municípios e já formou cerca de 400 mil crianças desde a sua implantação.

“É um compromisso do nosso Governo em levar o Proerd para os 139 municípios. Nós reconhecemos a importância desse programa que trabalha firme para orientar nossos filhos para que eles possam iniciar a vida com uma boa educação e com firmeza contra esses males que são as drogas. A nossa Polícia Militar está de parabéns por esse trabalho tão importante para todos nós”, disse o Governador.

Audiência com Procuradores do Estado

Ainda na quinta-feira, 13, o Governador Mauro Carlesse participou, no Palácio Araguaia, de uma audiência com o procurador-geral do Estado, Nivair Vieira Borges, acompanhado da maioria dos integrantes da carreira que compõem o quadro da instituição e fazem a representação judicial do Tocantins. Na ocasião, foi apresentado um balanço das principais ações judiciais com atuação positiva dos advogados do Estado.

“É uma responsabilidade muito grande, pois hoje é um grupo pequeno e que precisa movimentar um número grande de processos. E eu sou a favor de quem trabalha, de quem veste a camisa e defende o Estado mesmo com tantas dificuldades”, afirmou o Governador.

Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais

Nesta sexta-feira, 14, o Governador Carlesse recebeu em seu gabinete no Palácio Araguaia, em Palmas, integrantes do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais, que estão na Capital do Tocantins para um encontro organizado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins.

Na oportunidade, o Governador deu boas vindas aos defensores públicos dos demais estados, fez uma explanação sobre o Tocantins e apresentou seu modelo de gestão integrado com os demais poderes e instituições.

 

Continue Lendo