Conecte-se conosco

Cultura

Forró do Muído e mistura de ritmos marcam noite de carnaval em Porto Nacional

Publicados

em

Foi num clima de muita animação que os foliões portuenses aproveitaram a noite desta segunda-feira, 4, de carnaval. A grande festa que só terminou na madrugada desta terça-feira, teve uma verdadeira mistura de ritmos musicais.

No palco cabaçaco, a primeira atração da noite foi a tradicional Orquestra Porto Big Band que abrilhantou mais uma vez com o melhor das marchinhas.

Logo em seguida quem subiu ao palco para continuar a festa carnavalesca foi à galera do Belelê, a banda animou o público com o melhor do pagode eletrizante, entre outros estilos musicais adequados para a ocasião.

Porto Nacional manteve o clima em alta estima e muita alegria entre as pessoas que saíram de suas casas em busca da boa diversão.

Forró do Muído

Idealizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, em parceria com as demais Secretarias que também contribuíram diretamente com a realização da festa. O Carnafolia é um dos maiores eventos festivos do Estado e atrai pessoas de várias partes do Brasil.

No palco Cabaçaco, foi à vez da grande atração, Forró do Muído que veio direto de Fortaleza, levando a multidão ao mais alto patamar de empolgação. O prefeito Joaquim Maia, acompanhado da primeira-dama, Aline Maia, abriu o show principal, chamando a frente para comandar a festa, os vocalistas da banda, Nathalia Calasans e Binha Cardoso.

Depois da apresentação da banda cearense de forró, foi à vez do portuense Juarez Falcão prosseguir a animação dos foliões que o aguardavam em torno do palco Pau D’Óleo. Ele cantou seus sucessos e músicas de outros cantores do axé music e até mesmo sertanejo e forró.

Uma grande estrutura de som, palco, iluminação e segurança foi montada para receber os portuenses e visitantes durante os cinco dias de festa. As ações integradas de segurança, o 5º Batalhão de Polícia Militar, a Defesa Civil, os Bombeiros e a Guarda Municipal estão presentes no Circuito Beira-Rio garantindo um carnaval tranquilo na cidade portuense.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Netflix grava série em Natividade: conheça cinco curiosidades sobre o município histórico do Tocantins

Além de “O Escolhido”, Natividade também já serviu de cenário para outras produções; a mais recente foi a novela “O Outro Lado do Paraíso”

Publicados

em

O belo conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natividade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1987

A Netflix escolheu o município de Natividade no Tocantins para gravar sua primeira série original de suspense sobrenatural. A série O Escolhido é baseada na história mexicana Niño Santo, possui sete capítulos e traz no seu elenco principal a atriz Paloma Bernardi e o ator Renan Tenca.

Parte dos figurantes foi formada por moradores nativitanos trazendo mais naturalidade para a ambientação da série. A história gira em torno de três médicos que são enviados para um vilarejo no Pantanal para vacinar a população contra uma mutação do vírus da zika. Porém, eles acabam presos em uma comunidade que segue um líder que prega a cura por meio da fé, e não de medicamentos.

A série ainda não tem data de estreia, mas está prometida para chegar ao streaming ainda em 2019. Além de O Escolhido, Natividade também já serviu de cenário para outras produções, sendo a mais recente a novela das nove da TV Globo, O Outro Lado do Paraíso.

Para descobrir os segredos que encantam em Natividade, listamos abaixo cinco curiosidades sobre o município:

Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

O belo conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natividade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1987. A cidade faz parte do programa Monumenta, do Ministério da Cultura (MinC), que visa à recuperação e à preservação do patrimônio histórico brasileiro.

Natividade se destaca pela sua charmosa arquitetura colonial, festas religiosas, folclore e gastronomia. Sua história começa no ciclo do ouro, por volta de 1734, quando ocorreu a ocupação da região por bandeirantes, escravos, mineiros, sertanistas, missionários e criadores de gado. Natividade chegou a ser um dos maiores arraiais da então Capitania de Goiás.

Os visitantes podem conhecer um pouco da história da cidade visitando o Museu Histórico de Natividade. No local, funcionava uma antiga cadeia, da época do Império. A construção abriga o Centro de Artesanato e Apoio ao Turista, a Oficina de Ourivesaria Mestre Juvenal, uma loja de comercialização de produtos artesanais, além de uma exposição permanente com artefatos encontrados na região.

Festas Religiosas

A religiosidade é uma importante marca de Natividade com festejos como a Romaria de Nosso Senhor do Bonfim, considerada a maior festa religiosa do Estado, e a Festa do Divino Espírito Santo de Natividade. A cidade guarda ainda as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construção iniciada pelos escravos no século XVIII, mas que não chegou a ser concluída.

Região das Serras Gerais

A região das Serras Gerais é conhecida como a nova rota turística do Tocantins. O local engloba além de Natividade, os municípios de Almas, Arraias, Aurora, Dianópolis, Paranã e Taguatinga (região sudeste do Estado).

As Serras Gerais fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil e, além das maravilhas naturais, guardam tradições, arquitetura colonial, história e cultura como as Cavalhadas, as festas do Senhor do Bonfim e do Divino Espírito Santo, entre outras festas folclóricas e religiosas herdadas do colonialismo e da era do ciclo do ouro, como em Natividade, quando o município era grande produtor de joias.

Em toda a região, o ecoturismo é propiciado por uma profusão de rios, canyons, cachoeiras e cavernas. A Cachoeira Paraíso, em Natividade, possui diversas quedas d’água de médio e pequeno porte, em meio a pedras e paredões rochosos formando, ao longo do percurso, piscinas naturais de águas verdes e transparentes.

Em meio à fauna, à flora e outras belezas naturais, o visitante pode apreciar também os centros históricos de Natividade, Dianópolis e Arraias, que em suas ruas estreitas e muros de pedra construídos por escravos guardam memórias da história do Tocantins.

Joias

As joias de Natividade são famosas por sua tradição, seu design e sua originalidade. O conhecimento técnico vem sendo passado por várias gerações e promovendo a inclusão social de jovens, dando oportunidade a eles de construírem uma carreira e terem sua renda.

As joias artesanais de Natividade já foram reconhecidas em diversos projetos de apoio à cultura no país. Uma das técnicas que mais chama atenção nas peças é a filigrana, um trabalho ornamental herdado dos portugueses, feito de fios muito finos e pequeninas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho. O metal é geralmente ouro ou prata, mas o bronze e outros metais também são usados.

Amor Perfeito

O famoso biscoito Amor Perfeito é feito de polvilho de mandioca tradicional. A receita foi criada há mais de cem anos e permanece a mesma. O biscoito ganha forma todos os dias em uma cozinha construída no quintal da casa da doceira Tia Naninha. O processo permanece artesanal com os biscoitos sendo moldados manualmente e assados em forno de barro. Na época da festa do Divino Espírito Santo, são feitos em forma de pomba e servidos de graça aos visitantes.

 

 

Continue Lendo

Cidades

Carnaval de Gurupi encerra com balanço positivo dos foliões e da organização

Publicados

em

O Melhor Carnaval do Norte do Brasil encerrou nesta terça-feira (05), ao som de bandas regionais e com a entrega da premiação da Rainha e do Rei momo do Carnaval 2019. Foram cinco dias de muita folia que deixarão saudades nos foliões e um gostinho de quero mais para 2020.

Segundo a organização aproximadamente 200 mil pessoas participaram dos cinco dias do Carnaval de Gurupi 2019. A avaliação do evento foi positiva, tanto pela organização quanto pelos foliões. O prefeito Laurez Moreira disse estar muito satisfeito com tudo que viu.

“Foi uma bela festa em todos os sentidos, onde percebemos os foliões muito satisfeitos com as bandas, com a estrutura oferecida e a segurança. Toda a família participou, desde a criança até o idoso. Valorizamos mais uma vez as bandas locais e também movimentamos a economia do município de forma muito positiva. O investimento no Carnaval de Gurupi tem valido muito a pena”, destacou o gestor.

Já a secretária municipal de cultura, Zenaide Dias, revela que as expectativas foram superadas. “Balanço extremamente positivo, estou muito feliz com o resultado, a comunidade local participou da festa, bem como os turistas e todos se sentiram acolhidos, com muita segurança, estrutura de qualidade e tudo muito organizado. Toda equipe envolvida na organização está extremamente satisfeita porque sabemos que demos nosso melhor”, afirmou a secretária.

No mesmo embalo, os foliões também elogiaram a organização do carnaval. O estudante Danilo Lopes foi um deles, que aproveitou para curtir a última noite. “O carnaval foi muito bem organizado, festa muito segura e animada. Prova disso é que encontrei muitas pessoas que vieram de fora para brincar o carnaval aqui e conversando com alguns, ouvi que gostaram muito da cidade”, comentou.

A também estudante Rafaela Alencar, foi outra foliã que curtiu a última noite e elogiou o evento. “A festa foi tão boa que não poderia deixar de vir na última noite, e já estou ansiosa para o carnaval do ano que vem. Gurupi sem dúvidas sabe fazer Carnaval”, frisou.

Programação da última noite

A programação desta última noite de carnaval iniciou com a participação da Aliança dos Ministros Evangélicos de Gurupi (AMEG), ao som da banda H2O Purificados. Na oportunidade, o grupo levou aos presentes canções e palavras sobre o amor de Deus.

Em seguida, no camarote oficial foi realizada a entrega das premiações à Rainha e ao Rei momo do Carnaval de Gurupi 2019 pela secretaria municipal de cultura. A Ingrid Sousa e o Pedro Igor receberam o valor de mil reais cada e se despediram do evento com muito samba no pé.

Para encerrar a noite e a programação de 2019, duas bandas regionais animaram os foliões, com um repertório bem diversificado. A primeira foi a Banda Amigos do Samba e por último a Banda Forró Xamego Meu.

Segurança e saúde

O quesito segurança é sempre prioridade na organização do Carnaval de Gurupi. Para isso a Prefeitura contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, que além de fiscalizar e aprovar o projeto da estrutura da festa, dispôs de uma equipe com 10 militares por noite no circuito da folia.

Outra parceira, a Polícia Militar também fez policiamento com 45 policiais por noite no circuito, no entorno e nos bloqueios de trânsito. Além disso, a Prefeitura ainda contratou uma empresa de segurança especializada com reforço de 60 pessoas. Uma central de vídeo monitoramento foi montada e 16 câmeras foram distribuídas em pontos estratégicos do circuito.

Houve também 12 brigadistas que ficaram de plantão na avenida, preparados para situações de princípio de incêndio, atendimento pré-hospitalar e orientação sobre saídas de emergência. A avenida também contou com uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do SAMU para atendimento aos foliões e possíveis casos de urgência e emergência. Tudo isso garantiu a segurança e o bem estar dos foliões durante a festa.

Continue Lendo

Cidades

Blocos tradicionais do carnaval de Gurupi são premiados na folia de Gurupi

Publicados

em

Como manda a tradição, diversos blocos tradicionais do carnaval de Gurupi desfilaram durante os dias de folia esbanjando alegria e muita animação. Este ano cinco blocos competiram. Os filhos de Gurupi, Los compadres, Os enforcados, Pega pra capá e os Pé de Porco. Cada um apresentou o seu melhor no circuito carnavalesco.

Os vencedores do desfile foram revelados nesta segunda-feira (04), penúltima noite de carnaval, e todos fizeram a festa durante a premiação.

O troféu do terceiro lugar foi para o bloco Los compadres. O grupo está no seu segundo ano de competição e pela segunda vez ficou na terceira colocação.

Para Tânia Oliveira, presidente do bloco, o que importa não é a competição, mas sim a alegria de estar no carnaval. “O Los compadres não visa a premiação, estamos felizes de poder participar. O nosso bloco a cada ano que passa cresce mais, ano passado éramos apenas 30 integrantes e hoje já somos mais de 150 participando dessa festa linda, e é isso o que nos deixa feliz, é essa alegria contagiante de brincar o carnaval”, declara.

A segunda colocação foi para o bloco Pega pra capá, que levou para a pista uma homenagem às vítimas das tragédias em Brumadinho e Mariana, ambas cidades mineiras, que sofreram um crime ambiental que matou centenas de pessoas.

“Foram muitos dias de ensaios, suamos a camisa pra fazer uma apresentação bonita e estamos muito contentes com o título de vice-campeão, é uma prova de que estamos no caminho certo, e ano que vem vamos participar novamente e darmos o nosso melhor nesta festa linda”, declarou o integrante Wiliam Alves de Souza, que representou o presidente do bloco, Joice Avelino.

E finalmente, o campeão do carnaval de Gurupi 2019, foi o bloco Os Enforcados, que trouxeram muita ginga e sincronismo. O coreógrafo do bloco, Eberson Gomes falou da alegria de ver o grupo vitorioso. “A felicidade é muito grande. Essa é a primeira vez que estou como coreógrafo em um bloco de carnaval, e terminar com o 1° lugar me dá uma satisfação imensa. E o mais incrível de tudo isso é sentir a energia do público, que fica juntinho da gente na pista compartilhando a alegria”, afirmou.

A secretária de Cultura e Turismo de Gurupi, Zenaide Dias, avalia a participação dos blocos de forma positiva. “A competição foi linda, os jurados tiveram muita dificuldade para escolherem os vencedores. Os três primeiros colocados foram um melhor que o outro”, ressaltou.

Para o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, o desfile dos blocos valoriza o carnaval gurupiense. “O nosso carnaval é referência para o norte do Brasil e o que o deixa ainda mais bonito são os blocos tradicionais, que resgatam a cultura de Gurupi, debatem temas atuais, bem como faz a diversão de quem participa”, afirma.

4° noite de folia

A 4° noite do melhor carnaval do Norte do Brasil contou com a presença do Governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse e sua esposa, a primeira dama Fernanda Carlesse, que foram prestigiar o evento.

As atrações da folia foram os músicos regionais Paulo Braga, com a participação de Chico Chokolate, Joan Alessandro, Banda Eclipse e a atração nacional Guilherme e Santiago.

Programação

Na noite de hoje, 5, último dia de folia, a programação contará com a entrega da premiação da Rainha e Rei Momo 2019, que será às 22h, no Camarote Oficial, com a presença do prefeito Laurez Moreira.

A agitação no circuito da folia será por conta das atrações regionais Amigos do Samba, que sobe no trio às 21h; e Forró Xamego Meu a partir das 22h30.

Continue Lendo