Conecte-se conosco

Geral

Escritor tocantinense promove palestras motivacionais nas escolas estaduais

A proposta é realizar nas escolas atividades voluntárias que promovam o conhecimento, a consciência crítica e a promoção da leitura e da escrita

Publicados

em

Pedro Albeirice da Rocha desenvolve um projeto de visitar escolas públicas estaduais e promover palestras com alunos sobre leituras da vida

O escritor Pedro Albeirice da Rocha, doutor em Teoria Literária e professor da Universidade Federal do Tocantins (Unitins), desenvolve no Estado um projeto de visitar escolas públicas estaduais e promover palestras com alunos sobre leituras da vida. A proposta de Pedro Albeirice é reservar um dia da semana para realizar atividades voluntárias que promovam o conhecimento, a consciência crítica e a promoção da leitura e da escrita.

O projeto realizado nas escolas é direcionado a alunos a partir do 8º ano do ensino fundamental, até o final do ensino médio. E as palestras, que incluem um tempo para questionamentos, têm como tema Ler os livros, ler as pessoas, ler o mundo, e têm como foco a motivação. “Mostramos que se todos os estudantes se dedicarem aos estudos poderão vencer na vida, serem aprovados para qualquer curso superior ou obter melhores empregos”, frisou. Essas atividades realizadas nas escolas são voluntárias.

Avaliando o resultado dos trabalhos realizados no ano passado, o professor Albeirice falou da satisfação e da alegria em poder contribuir com a evolução intelectual e humana dos estudantes. “No ano passado, chegamos a visitar até três escolas por semana e, além das palestras, foi possível editar diversos livros e, nestes, faço homenagens a essas escolas e aos alunos, com a publicação de fotos da unidade escolar e dos estudantes e também da história da instituição de ensino. Foram publicados, ainda, diversos prefácios, posfácios e ‘orelhas’ produzidos por professores dessas Escolas”, explicou.

“Na palestra, mostramos que a leitura pode libertar de fato e ajudar os alunos a vencer na vida, desde que se planeje e se tenha força de vontade. Falo para eles que vencer na vida é também ter a felicidade de alcançar a independência financeira”, explicou. Nas conversas com os estudantes, Pedro Albeirice descreve sua história de vida, como um aluno de escola pública vencedor. “Quem lê tem muito mais chances de obter êxito em tudo”, reforça o escritor.

Pedro Albeirice visitou, no ano passado, 16 escolas. Neste ano, ele está agendando com as unidades escolares e elaborando um roteiro para os próximos seis meses.

Perfil

Atualmente, Pedro Albeirice reside em Araguaína. Nasceu em Volta Redonda, Rio de Janeiro, e reside no Tocantins desde 2004. Foi em agosto de 2018 que ele iniciou o projeto de realizar atividades nas escolas, tendo visitado instituições de ensino localizadas nos municípios de Ananás, Miracema, Riachinho, Rio dos Bois, Lizarda, Aparecida do Rio Negro, Pedro Afonso e Fátima, dentre outras. A ideia surgiu a partir da necessidade de promover um maior incentivo à leitura.O escritor é autor de 25 livros, entre eles: Floripa Desmanchando no Ar, com ensaios; Versos do Tocantins e Outros Encantos, com poemas; Esse Gênio chamado Lobato, com artigos sobre o escritor; e Morte no Atlântico Sul, novela paradidática.

Participação de professores e alunos

A professora de língua portuguesa da Escola Paroquial São Pedro, localizada em Ananás, Juliane Pereira Sales, fez o prefácio do livro Floripa Desmanchando no Ar. Ela explicou que são cinco capítulos, com análises de obras literárias. O escritor reservou um espaço na obra para retratar a Escola Paroquial São Pedro. “São duas páginas que trazem um resumo sobre a instituição de ensino e fotografias”, contou Juliane.

A estudante Ruanda Cássia Castro Teixeira, 14 anos, apresentou a resenha do livro ‘Morte no Atlântico Sul’. “Foi muito bom participar desse trabalho. É um incentivo à leitura. Lendo o livro aprendi sobre a região Sul do país, sobre a Guerra das Malvinas. Além disso, treinamos nossa escrita e ampliamos a leitura”, ressaltou.

As unidades escolares interessadas em contar com a presença do escritor Pedro Albeirice da Rocha devem solicitar o agendamento pelo Whatsapp (63) 99204 – 1566.

 

Estado

Tocantins se destaca pelo ganho de produtividade do milho na safra 2018/2019

Indicadores apontam para uma produção de 917 mil toneladas no Tocantins; números constam no 6° levantamento de estimativa de produção de grãos divulgados pela Conab

Publicados

em

Os indicadores da safra de milho 2018/2019 apontam para uma produção de 917 mil toneladas no Tocantins

Os indicadores da safra de milho 2018/2019 apontam para uma produção de 917 mil toneladas no Tocantins. Os números constam no 6º levantamento de estimativa de produção de grãos divulgados no dia 12 de março pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que aponta ainda uma colheita de 233,3 milhões de toneladas no País, a segunda maior da série histórica do Brasil.

A exemplo das demais regiões do País, o milho é o responsável pelo bom desempenho da safra tocantinense, com um aumento de 23% de produtividade por hectare, que contrasta com uma redução da ordem de 3% da área plantada. Esse fato vem ao encontro da política do Governo do Estado de promover a redução do desmatamento, incentivar o aproveitamento das áreas degradadas, aliada à adoção de tecnologias para implementar a produtividade no campo.

De acordo com o secretário executivo da pasta da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Thiago Dourado, esses números são bastante relevantes dentro da perspectiva de valorização do milho no Estado. “De uma maneira geral, apesar da redução da área plantada consolidada até agora ter sido reduzida em torno de 3,5%, a nossa produtividade por hectare aumentou em 23%, fazendo com que a nossa safra 2018/2019 chegue à expectativa de 917 mil toneladas, um crescimento de 19,5%, um dado muito relevante na perspectiva de valorização do milho”, pontuou.

Primeira safra

Thiago explicou que a cultura do milho sofreu uma redução significativa na primeira safra, pela concorrência com outras culturas na ordem de 35% com relação à safra passada. No entanto, a produtividade aumentou e chegou a mais de 5 toneladas por hectare, 14% a mais de produtividade. Essa retração da área plantada na primeira safra resultou em uma redução de 25,9%. “Então, o dado positivo de uma maneira geral foi a segunda safra de milho, que é plantada depois da soja. No entanto, é importante lembrar a alta produtividade registrada em nosso Estado”, destacou.

Segunda safra

Já a segunda safra da cultura do milho, que ocorre após a colheita de outras culturas, a exemplo da soja, teve um acréscimo da área plantada de 7%. Saindo de 157,9 mil hectares, em 2018, para 169 mil hectares este ano, e um ganho de produtividade saltando de 3,3 toneladas por hectares para 4,3 toneladas, o equivalente a 30,3% de aumento de produtividade por hectare, alcançando uma produção estimada de 743 mil toneladas e aumentando em quase 40% a produção da segunda safra. “Esses dados consolidam o resultado geral muito positivo para o Tocantins com relação à produção de milho”, explicou Thiago Dourado.

Produção no Brasil

A safra de grãos 2018/2019 em todo o País deve alcançar a marca de 233,3 milhões de toneladas, uma redução em relação ao levantamento anterior, de 0,4%. Em relação à safra 2017/2018, a previsão indica aumento de 2,5%. Os dados constam no 6º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados esta semana. Apesar da redução em relação ao levantamento anterior, a Conab destaca que a safra atual será a segunda maior da série histórica do país, como consta no referido boletim: “O bom desempenho é impulsionado pela melhora da produção do milho na segunda safra do grão”.

Para a segunda colheita do milho, a expectativa é de que a produção chegue a 66,6 milhões de toneladas, volume 23,6% superior ao registrado na safra passada. “Esse resultado é reflexo da maior área”, afirma o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Cleverton Santana. “Com 80% dos grãos já plantados, os agricultores devem destinar 12 milhões de hectares para plantio em vez dos 11,5 milhões de hectares da safra passada”, concluiu.

 

Continue Lendo

Geral

Publicados

em

De acordo com pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 43% das crianças e jovens no Brasil já foram vítimas de bullying. Muito comum nas escolas, o bullying ocorre quando o indivíduo é agredido por uma pessoa ou grupo, de forma física ou verbal e, geralmente, a ação é repetitiva, podendo causar transtornos psicológicas nas vítimas ou até danos físicos.

As causas dessa prática são as mais variadas, desde preconceitos de raça ou classe a discriminação por conta de características que fujam de algum “padrão de normalidade” da sociedade, é o caso de quem tem as orelhas em abano.

O estudante Vinnicius Medeiros, 18 anos, sofreu bullying durante a infância e adolescência em decorrência dessa má formação das orelhas que atinge cerca de 5% da população. “Até os 7 anos eu não me incomodava com as minhas orelhas, tinha nascido assim, então não queria fazer a cirurgia, mas, quando o bullying começou, eu vi que precisava”, contou.

A cirurgia de correção das orelhas em abano possui um custo alto, assim, nem todos podem pagar pelo procedimento. A família de Vinnicius precisou juntar dinheiro durante alguns anos para que ele pudesse realizar a reparação, em 2013, já aos 13 anos de idade.

“Os planos de saúde não costumam cobrir esse tipo de procedimento porque, apesar dos danos à saúde mental das pessoas que sofrem diariamente com o bullying, ainda o consideram apenas de ordem estética”, explica o cirurgião plástico Marcelo Assis, que é fundador do Projeto Orelhinha.

Projeto Orelhinha

O Projeto realiza cirurgias, desde 2010, cobrando em média um terço do valor de mercado do procedimento. Isso é possível porque, para que as cirurgias aconteçam, o Orelhinha faz parcerias com especialistas e centros médicos a fim de baratear os custos por meio de mutirões.

“Se na minha época eu tivesse tido acesso a um projeto como esses, teria sofrido bullying por um tempo muito menor, não teria tido tantos problemas com a minha autoestima. O perrengue não teria sido o mesmo. O Orelhinha pode ajudar muita gente”, afirmou o estudante.

Inscrição

Os interessados em realizar o procedimento através do Projeto devem, primeiramente, participar de uma palestra em que receberão instruções sobre a cirurgia e preencherão a ficha cadastral, além de já terem a cirurgia pré-agendada. As primeiras palestras no Estado serão realizadas no mês de abril em Palmas, no dia 16, e em Araguaína, no dia 17. Mais informações no site www.projetoorelhinha.com.br ou pelo telefone 0800 718 7804.

Continue Lendo

Estado

Projeto leva prevenção contra as drogas para estudantes de escola pública

Equipe multidisciplinar da DPE-TO ministrou palestra sobre prevenção ao uso de drogas

Publicados

em

Girlane., Itacyra e Valéria compõem a equipe multidisciplinar da DPE-TO

A aproximação dos jovens com as drogas lícitas e ilícitas ocorre, geralmente, no início da adolescência, quando eles ainda estão em ciclo escolar. Por curiosidade, pela influência de conhecidos ou para se “destacar” em um grupo, esses jovens iniciam o uso de entorpecentes muito cedo e, às vezes, ao redor da própria escola. Com a intenção de educar e prevenir contra o uso de drogas, mais uma edição do projeto “Defensoria Pública nas Escolas” foi realizado nesta segunda-feira, 11.

A iniciativa é da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e equipe multidisciplinar da DPE-TO, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Palmas. A atividade foi direcionada aos alunos da Escola Municipal de Pedro Pereira Piagem, na região Norte de Palmas. Cerca de 40 alunos do 9º ano participaram da atividade.

A equipe formada por pedagoga, psicóloga e assistente social da DPE-TO levou aos estudantes palestra com o tema “Drogas: o melhor é prevenir”. De acordo com a pedagoga Faraildes Rodrigues Miranda, da Esdep, a iniciativa foi motivada diante do crescente número de jovens que tem se tornado usuários de drogas. “A ação é de cunho preventivo, com o intuito de orientar os jovens e adolescentes sobre os perigos e malefícios que as drogas trazem, tanto para a vida pessoal,quanto para o seu núcleo familiar e alertá-los sobre importância de fazer escolhas saudáveis”, pontua.

Na ocasião, as servidoras Girlane Cabral Fernandes (pedagoga), Itacyra Evangelista e Valéria Lustosa (assistentes sociais) abordaram quanto aos impactos negativos dos entorpecentes para o indivíduo e para a sociedade. A pedagoga Girlane Cabral lembrou que as drogas lícitas e ilícitas estão presentes no cotidiano dos jovens brasileiros e é essencial que os estudantes já incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano.

A assistente social Valéria Lustosa reforçou sobre a importância da prevenção de forma primária, ou seja, evitando a experimentação, decidindo por escolhas saudáveis e conscientes. Ao final do encontro, os estudantes puderam fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

A iniciativa foi bem recebida pelos alunos. Mateus Carvalho, de 14 anos, considera que a palestra aborda um tema importante para todos os jovens. “As drogas causam um grande mal para muita gente e devem ser evitadas assim como o nosso envolvimento com pessoas ruins, que levam a esse caminho sem volta. Por isso é tão importante falar deste assunto”, disse.

Projeto

O projeto “Defensoria Pública nas Escolas” promove a cidadania através de temas que levem à reflexão e ação em face dos problemas que afetam a sociedade. Os temas são escolhidos de acordo com os principais problemas enfrentados pela comunidade local. O objetivo é instruir a comunidade escolar, sobre o exercício da cidadania por meio dos eixos norteadores (cidadania e ética, direito, saúde e violência e paz), levando em consideração as peculiaridades de cada localidade, e assim colaborar com o processo de educação.

O Projeto é desenvolvido sob a coordenação da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed).

Continue Lendo