Conecte-se conosco

Cidades

Em Gurupi, descarte incorreto de objetos cortantes e pontiagudos tem causado acidentes com trabalhadores da limpeza pública

Publicados

em

A forma correta de descarte do lixo pode evitar acidentes com os trabalhadores da limpeza pública. Tem sido comum em Gurupi objetos perfurantes ou cortantes provocarem lesões nos trabalhadores da coleta de lixo e por isso a Prefeitura de Gurupi está reforçando a campanha “Seja solidário com o trabalhador da limpeza pública”.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, objetos como cacos de vidro (garrafas, copos ou lâmpadas quebradas), lâminas, palitos de espetinho e até agulhas hipodérmicas (utilizadas em seringas) são os mais comuns a provocarem os acidentes com os servidores, mesmo utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Durante a coleta de lixo estes objetos têm sido encontrados com muita frequência descartados de forma incorreta, e isso tem causado acidentes. “O caco de vidro é o que mais encontramos descartado de qualquer jeito, já cortei a minha mão, mesmo usando a vestimenta adequada, mas infelizmente temos passado por isso”, comentou o Marcelo Pereira, trabalhador da coleta de lixo.

Outro servidor que também sofreu lesão causada por caco de vidro foi o Auriano Santana, também trabalhador da coleta de lixo. “As pessoas precisam ter mais consciência para descartar esses objetos cortantes com mais cuidado e evitar esse tipo de transtorno”, cobrou o servidor.

Já o Thiago dos Santos Soares, também coletor de lixo, foi outro que sofreu acidente nesse tipo de situação, e no caso dele o ferimento foi causado por uma agulha. “Até isso você vê que as pessoas descartam de forma incorreta, sem a mínima preocupação com nosso trabalho, acabei me perfurando com uma agulha de seringa correndo riscos de contaminação”, lamentou o servidor.

Cuidados

Para que casos assim não se repitam é preciso ter um cuidado especial com esse tipo de lixo. Vidros quebrados e outros materiais cortantes, antes de irem para a lixeira devem ser embrulhados em papel grosso (jornal, revista ou papelão), colocados em uma caixa, garrafas plásticas ou serem identificados. É um cuidado simples com as pessoas que trabalham pelo bem-estar da população.

“No caso dos palitos de espetinho, pregos ou parafusos podem ser colocados em uma garrafa pet antes de serem descartados e os demais como vidros quebrados, podem ser colocados em caixas de papelão ou embrulhados em papel grosso”, explicou a técnica de segurança do trabalho, Claudia dos Santos. Ela acrescenta que além de colocar a vida do trabalhador em risco, o problema causa impacto na coleta de lixo, já que é difícil repor os profissionais.

“A coleta de resíduos sólidos é muito importante, e temos de uma maneira geral procurado melhorar. O que queremos para Gurupi é um sistema automatizado e humanizado de coleta de resíduos sólidos, por meio de containers, que também serão específicos para a coleta seletiva e já distribuímos novos containers pelas principais avenidas centrais da cidade, porém, contamos com a colaboração da comunidade no acondicionamento correto do lixo, para evitar acidentes de trabalho”, reforçou o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Secretaria de Saúde de Gurupi disponibiliza dois pontos volantes para vacinação noturna contra a influenza

Publicados

em

 

Para oportunizar as pessoas que por algum motivo não conseguem ir às Unidades Básicas de Saúde durante o dia para tomar a dose contra a Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, nesta segunda-feira, 20, estará com dois pontos volantes durante a noite para vacinação, que começa das 18h e vai até as 22h na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na secretaria de Saúde (Av. Pernambuco entre as ruas 1 e 11).

Devem vacinar: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas, trabalhadores da saúde; professores; população indígenas; pessoas com mais de 60 anos; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas e policiais civis, militares e bombeiros.

Segundo a Coordenação de Imunização da Secretaria a meta é vacinar 21.937 pessoas e até esta segunda-feira, 20, 11.959 pessoas tomaram a dose.  Destes números, 3.336 são crianças, 1.246 trabalhadores da saúde, 581 gestantes, 108 puérperas, 4.497 idosos, 577 professores, 1.314 pessoas com doenças crônicas, 122 pessoas privadas de liberdade, 52 servidores do sistema prisional e 37 policiais civis e militares.

O secretário de Saúde, Gutierres Torquato, destaca a importância da população que faz parte do público alvo tomar a dose e manter-se protegido de diversos vírus de gripe. “Estamos fazendo todos os esforços para oportunizar o público para que não haja nenhum impedimento das pessoas tomarem a dose. Hoje nossas equipes estarão na UPA e aqui na sede da Secretaria de Saúde das 18h às 22h preparada para receber todos que devem tomar a dose”, destacou.

Continue Lendo

Cidades

Polícia participa de doação de sangue durante campanha do “Maio Amarelo” em Gurupi

Publicados

em

 

Na manhã do último sábado, 18, os policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) estiveram no Hemonúcleo, em Gurupi, para doarem sangue. A coleta do material foi destinada às vítimas de acidente de trânsito e faz parte das ações educativas do Maio Amarelo.

Além da Polícia Militar, o ato de solidariedade mobilizou outros órgãos de segurança, estudantes e empresários. “Doar sangue é um gesto de amor ao próximo, por isso estamos aqui. A campanha é importante não só para aumentar o estoque, mas é também uma alerta à comunidade sobre os perigos no trânsito, em casos de imprudência”, disse o subcomandante do 4º BPM, tenente-coronel Jaime Porfírio de Souza.

Este ano a campanha do Maio Amarelo tem como lema ‘No trânsito, o sentido é a vida’. Durante todo o mês, o 4º BPM está intensificando as ações preventivas e de educação no trânsito, fortalecendo a parceria com a Diretoria Municipal de Trânsito e Segurança (DMTS).

Continue Lendo

Cidades

Adolescentes de Palmas são apreendidos em Gurupi após roubos sucessivos à pessoa e em estabelecimento comercial

Publicados

em

 

Dois adolescentes, 15 e 17 anos, foram apreendidos em flagrante delito de ato infracional de roubos sucessivos de veículo e em estabelecimento comercial em Gurupi –  TO, na tarde deste sábado, 18. Uma espingarda de fabricação artesanal calibre 20, uma munição de mesmo calibre, uma motocicleta Honda 150 Titan, cor branca, dois aparelhos celulares, R$ 490,00 reais, uma mochila, dois capacetes e uma carteira de bolso contendo R$ 35,00 reais foram encontrados em poder da dupla.

As práticas delituosas aconteceram na avenida Dueré, setor Pedroso, região noroeste. Ambas ocorreram sequencialmente, tendo sido a primeira praticada há cerca de 200 metros do local onde se executaram a segunda ação criminosa. De acordo com testemunhas, os dois adolescentes haviam rendido o proprietário da motocicleta e sob ameaça com a arma de fogo roubaram o seu veículo, uma mochila contendo os seus documentos pessoais, cartões bancários e um aparelho celular.

Ainda, conforme a notícia repassada à PM, logo após essa subtração, a dupla se dirigiu a um posto de combustíveis situado nas proximidades e praticaram outro roubo. A ação dos infratores foi registrada por câmeras de segurança.

Testemunhas disseram que os menores chegaram ao estabelecimento comercial na motocicleta e enquanto um deles manteve funcionários e clientes sob ameaça com a arma de fogo, o outro comparsa subtraiu o dinheiro do caixa e objetos pessoais de um frentista e em seguida fugiram.

Durante as diligências os policiais militares interceptaram os infratores na BR-153, próximo ao trevo da rua 20 e os apreenderam em flagrante com o produto dos roubos. Os adolescentes confessaram a autoria dos delitos e afirmaram que vieram de Palmas com o propósito de praticar crimes na região.

Após receberem voz de apreensão em flagrante, os autores e o produto do delito foram apresentados na delegacia Central de Flagrantes para as devidas providências.

Continue Lendo