Conecte-se conosco

Cidades

Central de Abastecimento de Gurupi (Ceasa) é inaugurada

Publicados

em

Na tarde desta quarta-feira (11), o Prefeito de Gurupi Laurez Moreira entregou mais uma obra à população gurupiense, a Central de Abastecimento de Gurupi (Ceasa). É mais uma obra da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, que tem como objetivo organizar e aprimorar a comercialização e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros na cidade.

Localizada as margens da BR-153, na saída sul de Gurupi, a Ceasa funcionará como um centro de distribuição da produção de hortifrutigranjeiros de Gurupi e região, beneficiando os produtores locais e contribuindo para o desenvolvimento econômico do município. Serão quatro empresas, por meio de concessão de uso, responsáveis pela compra e venda dos produtos.

Para o secretário de desenvolvimento econômico e meio ambiente, Domingos Tavares, a inauguração da Ceasa representa um avanço muito grande para Gurupi. “Com isso há a possibilidade de aumentar a produção local, é uma oportunidade para a pessoa que produz ter a garantia de vender seu produto. É um grande incentivo aos produtores de todo porte, pois todo produto de boa qualidade certamente será vendido tanto aqui na região quanto exportado para outras regiões”, disse.

Domingos ainda explicou sobre o funcionamento da Ceasa. “Inicialmente, quatro empresas irão trabalhar aqui como distribuidoras, importando os produtos e vendendo para o comércio local, supermercados e mercados de médio e pequeno porte. Com o aumento da produção local, iremos criar um sistema de vendas diretamente ao consumidor aqui mesmo na Ceasa”, afirmou.

O prefeito de Gurupi Laurez Moreira ressaltou a importância da Ceasa para a economia do município. “É uma obra que vai movimentar a cadeia produtiva de Gurupi, especialmente dos pequenos e médios produtores da agricultura familiar, o que certamente vai gerar novas frentes de emprego e renda, contribuindo ainda, para a melhoria da qualidade de vida de quem trabalha no campo”, afirmou o prefeito.

Sobre a perspectiva de crescimento da Ceasa, o prefeito acrescentou. “Nosso desejo é de trazer mais empresas distribuidoras à Ceasa. Com o início das atividades e funcionamento da central, com certeza irão aparecer outros interessados e aí vamos adaptar o espaço e em breve, com a colaboração de todos, teremos uma Ceasa bem movimentada e referência para o Norte do Brasil”, finalizou.

Os produtores locais comemoraram a inauguração da Ceasa e agradeceram todo incentivo da atual gestão do município à agricultura familiar. “É mais uma oportunidade de escoar nossa produção, isso nos motiva e trás esperança de crescermos ainda mais”, disse Neri Lima, produtor do Assentamento Vale Verde. “A Prefeitura já nos ajuda desde a produção, no transporte e agora inaugurou a Ceasa para podermos vender nossos produtos em mais um local além das feiras”, relatou o produtor Serafim Batista, também do Vale Verde.

Desenvolve Gurupi

A obra faz parte do Programa Desenvolve Gurupi por meio do projeto Campo Produtivo, que tem como objetivo desenvolver projetos e ações que promovam o desenvolvimento da lavoura, o fortalecimento da agricultura familiar, a ampliação da produção na zona rural por meio de incentivos fiscais e a extensão rural com a prestação de assistência técnica para a agricultura familiar.

A Central de Abastecimento de Gurupi foi construída com parte de recursos da União, destinados pelo prefeito Laurez Moreira enquanto Deputado Federal, e com recursos próprios do município.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Feira de adoção animal acontece neste sábado na Capital

Publicados

em

Cerca de 25 cães e 15 gatos estarão esperando por um novo lar

Com o objetivo de ressocializar animais em situação de abandono, a Veterinária Paula Lima promove uma feira de adoção, neste sábado, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. O evento é especialmente dedicado a todos aqueles que entendem a importância de se adotar um bichinho, dando a ele condições dignas de vida, além de muito amor e carinho.

Para Keylla Farias, administradora do Grupo de Proteção Animal Patinhas de Palmas, os eventos de adoção promovem um bem social. “São nestas feiras que podemos dar voz aos grupos de proteção animal, chamando a atenção da sociedade e estimulando a conscientização de uma adoção responsável. Nosso trabalho vai muito além de resgatar e cuidar temporariamente. Temos o compromisso de achar um lar definitivo e garantir que os bichinhos tenham qualidade de vida”, destacou a protetora.

A Feira ainda vai proporcionar um momento informativo, em que os interessados poderão tirar todas as dúvidas sobre castração, vacinas e sobre a adoção em si. Conhecerão o processo de uma adoção responsável e de tudo eu isso implica: dedicação e compromisso com o animal.

Entre os parceiros da ação estão o Movimento de Integração de Animais a Um Lar (MIAUL), Aus e Miaus, Projeto Vira-lata, Adota Palmas, Adote um amigo e Patinhas de Palmas.

O quê? Feira de Adoção Animal
Quando? 19 de outubro (sábado), das 9h às 12h
Onde? Estacionamento do Corpo de Bombeiros (403 Sul)

Continue Lendo

Cidades

Idosos de Gurupi receberam palestra sobre depressão na terceira idade

Publicados

em

O Psiquiatra Dr. Moysés Chaves esteve no auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha na tarde desta quarta-feira (16), para ministrar a palestra “Depressão no Idoso”. O evento, promovido pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal do Idoso, contou com a participação de aproximadamente 150 idosos.

Segundo o palestrante Dr. Moysés Chaves, a depressão é uma doença muito comum na terceira idade e foi de extrema importância a iniciativa da Prefeitura. “Toda a equipe envolvida está de parabéns por ter trazido este tema a tona a esse público, pois não se fala muito em doenças mentais e a principal delas é a depressão. Ela atinge cerca de 30% dos idosos. Então falamos aqui hoje sobre como identificar a depressão nessa idade, como prevenir e como tratar, tanto com tratamentos medicamentosos e não medicamentosos”, explicou Chaves.

Para a secretária municipal do idoso, Regiane Garcia, a gestão atual tem dado uma atenção especial aos idosos, envolvendo-os em ações interativas, dinâmicas e informativas, ao longo de todo o ano. “Nós temos visto muitos casos de idosos com depressão, por isso tivemos a iniciativa de oferecer a eles uma palestra em parceria com o Dr. Moysés para informa-los sobre como evitar a doença e como agir no tratamento. Essa é mais uma ação dentre as várias realizadas durante o ano para motivar nossos idosos e torna-los mais saudáveis. Aqui em Gurupi, a secretaria tem sempre buscado deixar eles ativos em diversas atividades e eventos”, afirmou a secretária.

A palestra foi interativa e despertou a atenção dos idosos presentes quanto ao tema. Eles tiveram um espaço para tirar dúvidas e debaterem sobre o tema e saíram satisfeitos com as informações adquiridas. “Achei muito importante a palestra, todo conhecimento é bem vindo e da forma como foi feita a dinâmica facilitou bastante, vou procurar colocar todos os ensinamentos em prática”, relatou a aposentada Raimunda Tavares, de 67 anos. “Eu procuro ser bem ativa e alegre para não me entregar a velhice e as doenças, por isso achei muito bom assistir essa palestra e vou seguir a risca as orientações que o doutor falou”, disse Regina Télia da Silva, também aposentada.

Além da palestra, a programação contou com dinâmica, sorteio de brindes e um coquetel para finalizar o evento.

Continue Lendo

Cidades

No Outubro Rosa, Governo do Tocantins abre linha de crédito especial para as mulheres

Oportunidade disponível na Agência de Fomento abrange qualquer linha de crédito, oferece taxa reduzida de 1,66 % e pagamento em até 36 vezes

Publicados

em

Outubro Rosa na Agência de Fomento tem facilidade e oportunidade para a mulher empreendedora

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Fomento, apoiando o Outubro Rosa, liberou, neste mês de outubro, linha de crédito especial para as mulheres empreendedoras. Com o recurso do Governo do Estado, a campanha segue até o final do mês, com taxa reduzida de 1,66 % ao mês.

Segundo a presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha, a campanha é uma oportunidade para alavancar o empreendedorismo feminino no Tocantins que é muito evidente em diversas áreas de atuação.

“Esta é uma chance direcionada para toda mulher empreendedora, seja pessoa física ou jurídica, investir no seu negócio e melhorar sua posição no mercado. O recurso atende aquela empresária, costureira, feirante, dentre outras mulheres presentes no Tocantins que querem fazer a diferença. Por isso, com esta campanha, estamos trabalhando com taxas reduzidas e pagamento em até 36 vezes, sem estabelecer uma categoria específica para o financiamento”, pontua a Presidente.

Com o tema Ser dona do seu futuro significa não perder nenhuma oportunidade, a Agência de Fomento destaca a valorização da mulher que empreende e se destaca como autora da sua própria história.

Serão disponibilizados até R$ 30 mil de crédito, com carência de três meses, para as mulheres interessadas, que podem entender mais dessa oportunidade entrando em contato com um dos agentes de crédito da Fomento, por meio do site

ou pelo telefone (63) 3220-9800.

 

Continue Lendo

Notícias