Conecte-se conosco

Cidades

Carlesse abre oficialmente campanha de vacinação contra a febre aftosa

Estimativa da Agência de Defesa Agropecuária é vacinar 4 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade no Estado

Publicados

em

Governador Mauro Carlesse abriu oficialmente nesta terça-feira, 6, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa

O governador Mauro Carlesse abriu oficialmente, nesta terça-feira, 6, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Tocantins, que teve início no último dia 1º e se estende até 30 de novembro. O evento foi realizado na Fazenda São Sebastião, na região de Taquarussu Grande, que faz parte do município de Palmas, de propriedade do pecuarista Fenelon Barbosa.

A estimativa da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) é vacinar 4 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade no Estado. A declaração do ato é obrigatória, até mesmo para os produtores rurais que não tenham animais nessa faixa etária. A medida objetiva a atualização cadastral para efetivo controle sanitário. O Tocantins conta com aproximadamente 8,6 milhões de animais.

Carlesse também destacou a qualidade do rebanho bovino tocantinense e o trabalho desenvolvido pela Adapec

Na primeira etapa realizada em maio, o Estado bateu recorde de vacinação contra a doença, atingindo o índice vacinal de 99,91% envolvendo 8,5 milhões de bovídeos, presentes em 55,5 mil propriedades rurais. Os municípios com maior número de animais são Araguaçu com 350,4 mil; Araguaína com 244,3 mil; Formoso do Araguaia com 240,2 mil; Peixe com 198,6 mil e Arraias com 194 mil.

Cuidados

A Adapec acompanha todo o processo da vacina, que vai desde a sua distribuição até a aplicação. Nas lojas agropecuárias, é preciso ter a presença do técnico da Agência no recebimento do produto, ele também faz o controle da temperatura na câmara fria diariamente durante a campanha.

Para manter a eficácia da vacinação, é preciso atenção especial na compra, no armazenamento, no bem-estar animal e na aplicação. Os técnicos da Adapec recomendam que o produtor rural deverá adquirir a vacina em lojas registradas; verificar se estão na temperatura correta entre 2°C e 8°C e transportá-las em caixa térmica, colocando três partes de gelo para uma de vacina e lacre.

Qualidade do rebanho

O governador destacou a qualidade do rebanho bovino tocantinense e o trabalho desenvolvido pela Adapec neste últimos 20 anos de existência do órgão. “A gente tem orgulho disso e agora vivemos a expectativa de adquirir o status de estado livre de aftosa sem vacinação”, ressaltou.

O vice-governador Wandely Barbosa também elogiou o trabalho do órgão de defesa agropecuária. “Ela é responsável pela segurança das nossas exportações de carne”, lembrou.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, destacou que somente este ano, de janeiro a setembro, o Tocantins já exportou mais de 28 mil toneladas de carnes, produtos e subprodutos para 35 países e que isso é resultado do trabalho realizado pelo órgão.

“Esse desempenho prova que estamos evoluindo cada vez mais, cumprindo as exigências, com empenho dos técnicos e a parceria dos produtores, que são conscientes da importância da sanidade do rebanho. Quem ganha com isso é o Tocantins, por meio do fortalecimento da cadeia do agronegócio”, pontuou o presidente, que também destacou o status de estado livre de febre aftosa com vacinação.

O titular da pasta do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Tiago Dourado, também ressaltou o trabalho desenvolvido pela Adapec. “Esse trabalho é essencial para a sanidade do nosso rebanho e para alcançar os mercados mais exigentes. Hoje, somos o sexto estado com serviço de inspeção equivalente ao realizado pelo serviço de inspeção federal”, elogiou.

Também participaram do evento produtores rurais, o prefeito de Taguatinga, MirandaTaguatinga; o deputado estadual Toinho Andrade; vereadores de Palmas e auxiliares do governo.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Tocantins avança na implantação do Protocolo do Fogo e do Fórum do Lixo nos municípios

Até dezembro, o Naturatins segue com uma agenda de implantação municipal de ambos os programas, a previsão é que, até o fim do ano, sejam atendidos mais oito municípios

Publicados

em

Tocantins avança na implantação do Protocolo do Fogo e do Fórum do Lixo nos municípios

Nesta terça-feira, 13, educadoras ambientais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) implantam o Fórum Municipal do Lixo e Cidadania (FMLC), em mais uma cidade. Dessa vez, o município de Chapada de Natividade recebe a visita da equipe para auxílio e orientação, na formação do colegiado que passa a desenvolver o diálogo sobre a questão dos resíduos sólidos nessa comunidade.

Na última sexta-feira, 9, uma das equipes do Instituto concluiu o processo de adesão municipal do Protocolo do Fogo e implantação do FMLC, em Novo Jardim. Durante o trabalho realizado ao longo da semana, mais de 60 participantes estiveram reunidos com a educadora ambiental do Naturatins Edna Mendonça e a técnica do Licenciamento Rosilene Reis, entre moradores e representantes de diversos segmentos das áreas urbana e rural.

Tocantins avança na implantação do Protocolo do Fogo e do Fórum do Lixo nos municípios

O prefeito de Novo Jardim, Arlindo Cipolatto, assinou o Protocolo do Fogo do município, assumindo o compromisso de cooperação com o Naturatins. A iniciativa contou com apoio da secretária Municipal de Meio Ambiente, Manoela França; e a deliberação realizada no Plenário da Câmara Municipal da cidade foi acompanhada também por vereadores e servidores municipais.

Ao sintetizar o panorama positivo da cooperação entre o Estado e os municípios, o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, afirma que a adesão busca incentivar a colaboração de moradores locais. “Além do benefício do ICMS Ecológico, alcançar a redução de focos de calor, dos índices de queimadas nos municípios e multiplicar soluções para os resíduos produzidos, são anseios de todos. Os impactos refletem na qualidade de vida humana, na economia e no meio ambiente de cada região do Estado. Um compromisso coletivo que precisa ser lembrado, no período de estiagem”, pontuou.

Até dezembro, o Naturatins segue com uma agenda de implantação municipal de ambos os programas. A previsão é que, até o fim do ano, sejam atendidos mais oito municípios.

Protocolo do Fogo

É um programa que tem o objetivo de implantar o Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo em todo o Estado, a partir do estabelecimento de acordos entre os diversos atores sociais do município, com respaldo no Decreto Estadual nº 649/98, que institui o Comitê Estadual de Prevenção, Controle e Combate às queimadas e incêndios florestais.

FMLC

A implantação do Fórum Municipal do Lixo e Cidadania busca oferecer suporte, capacitação e integração das instituições públicas e privadas, bem como de todos os segmentos organizados da sociedade local, para a ampla discussão sobre as questões relacionadas aos resíduos sólidos, como problemas gerados com a produção, manejo e destinação, além do incentivo a coleta seletiva e organização dos catadores de materiais recicláveis.

Educação Ambiental

É um processo que concentra sua atuação no desenvolvimento socioambiental das comunidades, para incentivo ao desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável, sensibilização popular da importância da manutenção e conservação do patrimônio natural, desenvolvimento individual e coletivo de valores sociais, habilidades, competências, conhecimentos e atitudes que contribuem com as diretrizes ambientais sustentáveis previstas na Lei nº 9.795/1999, da Política Nacional de Educação Ambiental.

Continue Lendo

Cidades

Com foco na prevenção, Secretaria de Saúde abre campanha novembro azul

Novembro é o mês dedicado à saúde do homem e de prevenção e combate ao câncer de próstata, e a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi deu abertura à campanha na noite dessa quinta-feira, 08, na Unidade Básica de Saúde do Setor Pedroso com diversos atendimentos ao público masculino.

Publicados

em

Novembro é o mês dedicado à saúde do homem e de prevenção e combate ao câncer de próstata, e a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi deu abertura à campanha na noite dessa quinta-feira, 08, na Unidade Básica de Saúde do Setor Pedroso com diversos atendimentos ao público masculino.

Diversos homens compareceram à unidade buscando os atendimentos de aferição de pressão arterial, de glicemia, testes rápidos para diagnóstico de doenças sexualmente transmitidas, consultas médicas, corte de cabelo, atualização do cartão vacinal, entre outros.

O aposentado Raimundo Neres, de 66 anos, aprovou a iniciativa e realizou diversos atendimentos. “Está tudo muito bonito e os atendimentos muito bons”, destacou.

O ajudante de pedreiro, Carlos Lúcio Pereira, de 40 anos, elogiou a iniciativa dos atendimentos acontecerem no período da noite, pois facilita a participação dos homens. “A agente de saúde me convidou e eu vim porque era fora do horário do trabalho, porque nós que trabalhamos o dia todo fica complicado vir à uma unidade de saúde sem estar sentindo nada e aí vamos deixando de nos cuidar”, enfatizou.

A enfermeira da unidade, Pollyanna Carvalho, explicou que durante os dias que antecederam à abertura da campanha, as agentes de saúde visitaram todos os moradores, em especial, aqueles que têm certa resistência a procurar os atendimentos para que comparecessem.

Durante a abertura, o secretário municipal de Saúde, Gutierres Toquato, destacou a importância de trabalhar visando o fortalecimento da prevenção, com a conscientização de que os homens precisam buscar os atendimentos antes que sintam alguma dor ou anormalidade. “Vocês, homens, estarem aqui é uma demonstração que amam viver e amar viver é amar se cuidar, preservar e valorizar a própria história”, destacou.

O enfermeiro Tassio Rodrigues, destacou a importância de os homens terem participado. “É uma felicidade grande vermos tantos homens hoje aqui em busca do autocuidado. É uma vitória conseguirmos fazer esse alerta sobre a necessidade que os homens têm de se cuidar. Nossa equipe está à disposição todos os dias”, finalizou.

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Gurupi decreta ponto facultativo na sexta-feira

A determinação do ponto facultativo não afetará o funcionamento dos serviços essenciais que exijam plantão permanente.

Publicados

em

Em razão do feriado de aniversário de Gurupi, comemorado nessa quarta-feira, 14, e da Proclamação da República, na quinta-feira, 15, a Prefeitura de Gurupi decreta ponto facultativo na sexta-feira, 16.

A determinação do ponto facultativo não afetará o funcionamento dos serviços essenciais que exijam plantão permanente.

Continue Lendo

Notícias