Connect with us

Estado

Ataídes conseguiu reduzir pela metade juros do rotativo dos cartões de crédito

Published

on

Ataídes conseguiu reduzir pela metade juros do rotativo dos cartões de crédito

Nesta sexta-feira (07), o programa eleitoral do tucano Ataídes Oliveira teve como foco a atuação decisiva do senador contra as altas taxas cobradas no rotativo dos cartões de crédito. Foi Ataídes quem propôs e presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou a cobrança abusiva de juros por parte dos bancos e das operadoras. Os juros do rotativo, que chegaram a 494% ao ano, caíram para 261% ao ano depois da atuação da CPI, encerrada no último mês de julho.

“O Banco Central fez o compromisso comigo de que até o final do ano os juros vão ficar abaixo de 200% ao ano, mas o nosso propósito é que cheguem a 90% ao ano, que é uma taxa decente”, diz Ataídes no vídeo. Ao longo dos três meses de trabalho da CPI, o candidato à reeleição pela coligação A Verdadeira Mudança enfatizou que nenhum país do mundo cobra juros tão extorsivos; nos países vizinhos, a taxa média gira em torno de 40% ao ano.

Lojistas

Além de baixar os juros para o consumidor, outra preocupação de Ataídes é garantir alívio financeiro para os lojistas, que hoje têm de esperar trinta dias para receber as vendas feitas em cartões de crédito. O programa eleitoral lembra que o senador apresentou projeto de lei reduzindo esse prazo de recebimento para dois dias.

“No resto do mundo, o lojista vende hoje e recebe amanhã. Ele precisa ter acesso ao seu dinheiro para investir no seu negócio e gerar mais emprego e renda”, justifica o senador ao final do vídeo. Ataídes também apresentou projeto para permitir que os empresários possam negociar com qualquer instituição financeira a antecipação dos seus recebíveis – o dinheiro que têm a receber com as vendas no cartão.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas