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Estado

Unidades de ensino médio integral encerram ciclo de acompanhamento do programa Escola Jovem em Ação

Foco do programa é o sucesso dos alunos por meio da melhoria no desempenho estudantil e da promoção do protagonismo juvenil

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Pauta do encontro abordou a aplicabilidade dos planos de ação das escolas e o monitoramento das metodologias do programa Escola Jovem em Ação

Foi encerrado, nesta terça-feira, 11, o 4º Ciclo de Acompanhamento Formativo, que tem o objetivo de verificar a consistência e os resultados dos modelos pedagógicos e de gestão do programa Escola Jovem em Ação. A iniciativa Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) foi realizada em parceria o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e abrangeu as 12 unidades de ensino médio integral atendidas pelo programa em 2018.

A pauta do encontro abordou a aplicabilidade dos planos de ação das escolas e o monitoramento das metodologias do programa. “A intenção é comprovar se o modelo pedagógico e de gestão e está sendo aplicado corretamente, o que tem sido comprovado pelos resultados crescentes nessas escolas. Buscamos ainda reconhecer as iniciativas de referência e recomendar que essas práticas exitosas sejam disseminadas para a comunidade e para as demais unidades da rede”, relatou o diretor de Desenvolvimento em Gestão Educacional da Seduc.

O Centro de Ensino Médio (CEM) Antônio Povoa, de Dianópolis, foi uma das unidades beneficiadas pelo 4º Ciclo de Acompanhamento Formativo. Servidores e estudantes participaram do encontro para discutir analisar as práticas e vivenciadas ao longo de 2018.

Para estudante Tailane Alves Costa, o modelo Jovem em Ação vem contribuindo para que ela possa planejar o futuro profissional e pessoal. Com a orientação dos professores construímos nosso projeto de vida. Meu plano é ser advogada e estudando aqui tenho certeza que irei realizar meu sonho, porque somos incentivados a trilharmos nossos caminhos em busca dos nossos objetivos”, revelou.

A professora Simária de Camargo explicou como acontece o planejamento do Projeto de Vida no CEM Antônio Póvoa. “Durante o ano letivo são trabalhados temas que norteiam a tomada de decisões de maneira consciente, levando o aluno refletir sobre o que realmente ele planeja para seu futuro. As aulas de Projeto de Vida contribuíram para a mudança de vida de muitos dos nossos alunos, que não tinham nenhuma perspectiva de futuro”, lembrou.

Escola Jovem em Ação

O programa Escola Jovem em Ação oferece uma estrutura curricular diferenciada, trabalhando as áreas de conhecimento com o objetivo de despertar a capacidade de transformar sonhos em projetos de vida. Nessas unidades de ensino, os alunos têm acesso às salas de aula temáticas, aulas práticas, disciplinas eletivas, estudos dirigidos, clubes de protagonismo, dentre outros. O foco da Escola Jovem em Ação é o sucesso dos alunos por meio da melhoria no desempenho estudantil e da promoção do protagonismo juvenil.

Em 2018, foram beneficiados 3.650 estudantes das cidades de Araguaína, Arraias, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas, Tocantinópolis. Em 2019 outros três municípios serão contemplados pelo programa: Araguatins, Porto Nacional e Paraíso. Com isso, a previsão da Seduc é que sejam atendidos 8 mil estudantes tocantinenses nesta modalidade de ensino.

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