Conecte-se conosco

Cidades

Saúde realiza acompanhamento do segundo semestre da Bolsa Família

Os beneficiários devem ir à Unidade Básica de Saúde munidos do cartão do programa, cartão da gestante ou de vacinação das crianças de até sete anos atualizado

Publicados

em

Saúde realiza acompanhamento do segundo semestre da Bolsa Família

Beneficiários do programa Bolsa Família em Araguaína já podem se apresentar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para realizar o acompanhamento do segundo semestre. As famílias têm até 30 de dezembro para atualizar as informações. Atualmente, nove mil famílias são beneficiadas pelo programa em Araguaína. Dessas, todas que possuem crianças menores de 7 anos e mulheres entre 14 e 44 anos devem realizar o monitoramento.

Para fazer o acompanhamento, o beneficiário deve ir à UBS à mais próxima de seu endereço, no período de 7 às 17 horas, e apresentar o cartão do programa e cartão de vacina atualizado. As gestantes também devem estar munidas do Cartão da Gestante.

De acordo com a coordenadora do Bolsa Família, Divina Pimenta, quanto antes se apresentar, menores são os riscos de ficar sem o benefício. O não-comparecimento resultará na suspensão do repasse.

“No primeiro semestre deste ano, pelo menos 200 gestantes perderam o benefício por falta de acompanhamento. As pessoas vão deixando para a última hora e acabam não fazendo. O prazo desse semestre é 30 de dezembro, mas os beneficiados devem se apresentar o quanto antes.”

Para assegurar a continuidade do benefício, as famílias devem cumprir três determinações do Governo Federal: manter atualizado o cadastro de endereço na Assistência Social, frequência escolar na Educação, e acompanhamento de peso, altura e carteira de vacinação, além dos nascimentos, na Saúde. Comparecendo nas duas chamadas anuais, uma a cada semestre.

Repelentes para grávidas

O acompanhamento do programa também está sendo utilizado pelos coordenadores para atualização do número de gestantes, que receberão repelentes gratuitamente. Se a grávida ainda não foi à unidade, deverá ir o mais rápido possível, para atualizar os dados e garantir o produto que, após solicitação da Prefeitura, foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS).

O uso de repelentes é para a proteção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zica vírus, dengue e Chikungunya. Com orientação médica, além do repelente, é importante que as grávidas coloquem cortinados nas janelas e fiquem longe de locais que possam ter o foco do mosquito.

Bolsa Família

O Programa Bolsa Família, do Governo Federal, tem como principal objetivo a transferência de renda para famílias em situações de vulnerabilidade social. Para que os beneficiários garantam o recebimento do incentivo, a família cadastrada deve estar ciente da sua responsabilidade na busca de melhorias e condições de saúde e nutrição. Por esse motivo, é importante que as famílias realizem o acompanhamento na UBS mais próxima da sua casa.

Contato

Em caso de dúvida, os beneficiários podem entrar em contato com a Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone (63) 3411-7083 ou no endereço Rua Sete de Setembro, nº 555, Centro.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Morre Joelma Luiz Corrêa; O sepultamento será às 16hs no Cemitério Nossa Senhora das Mercês (Cemitério Velho)

O corpo está sendo velado na Funerária Pax Betel, localizada na Avenida Joaquim Aires, 3401 – Vila Nova – Porto Nacional, TO

Publicados

em

Informamos, com pesar, o falecimento de Joelma Luiz Corrêa, ocorrido nesta sexta-feira, 21, em Porto Nacional. O corpo está sendo velado, no Salão da Funerária Pax Betel (De frente ao Cemitério velho), localizada na Avenida Joaquim Aires, 3401 – Vila Nova – Porto Nacional, TO. Joelma era formada em História e Administração, esposa de Elias Santana Neres, tinha três filhos, e era filha de Maria Luiz Alves e Domingos Alves Corrêa.

O seu sepultamento acontecerá neste domingo, 23, às 16hs no Cemitério Nossa Senhora das Mercês (Cemitério Velho). A família enlutada agradece a presença e o apoio de parentes e amigos.

Continue Lendo

Cidades

Gurupi recebeu Conferência regionalizada dos direitos da pessoa idosa

Publicados

em

Gurupi recebeu Conferência regionalizada dos direitos da pessoa idosa

Nesta sexta-feira (21), foi realizada no Auditório da OAB em Gurupi a 6º Conferência Regionalizada dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento teve o tema central: “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”. A conferência contou com o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio das Secretarias Municipais do Trabalho e Assistência Social e do Idoso e com a presença do prefeito Laurez Moreira.

Segundo a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPI), Sandra Maria Leitão, a Conferência foi um espaço de construção coletiva em que todos puderam participar para que o município e o estado avancem em políticas públicas as quais tem como centralidade a defesa da pessoa idosa. “Precisamos discutir e propor juntos, pois cuidar dos idosos é responsabilidade de todos nós e precisamos avançar nas políticas públicas de forma efetiva”, disse.

Ainda de acordo com a Sandra Maria Leitão, as propostas das conferências regionalizadas serão levadas às Conferências Estadual e Nacional, que serão realizadas em 2019 e construirão as diretrizes para uma política pública de defesa dos direitos da pessoa idosa.

O Prefeito de Gurupi Laurez Moreira na oportunidade destacou a importância das políticas públicas voltadas para os idosos e lembrou ações da sua gestão voltadas para o bem estar da melhor idade. “Eu sempre tenho dito que os idosos precisam de todo o cuidado e de ter seus direitos garantidos e aqui em Gurupi, temos buscado proporcionar qualidade de vida a eles, com várias ações, temos a Secretaria do Idoso, a Casa do Idoso, a Academia do Idoso e com isso várias atividades que os atendem nas mais variadas áreas como a saúde, ação social, entretenimento, entre outras”, afirmou o Prefeito.

Para a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Solange Moreira, “Precisamos de espaços assim para reunir gestores, técnicos e os próprios idosos para atendermos as suas demandas e necessidades”, afirmou. Já para a Secretária Municipal do Idoso, Regiane Garcia, “É fundamental debatermos sobre o que estamos fazendo e em que podemos melhorar para garantir os direitos dos idosos”, disse.

Programação

A programação contou com falas institucionais, apresentação cultural com grupo de capoeira, palestra sobre o tema central ministrada pelo professor universitário Leomar Cesar Brigagão, membro do Comitê de ética e pesquisa com seres humanos da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Além disso, houve também a apresentação da metodologia dos grupos de trabalho e discussão sobre os eixos temáticos, que foram:

Eixo I – Direitos fundamentais na construção das políticas públicas: Saúde, Assistência Social, Previdência social, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer;

Eixo II – Educação: Assegurando direitos e emancipação humana;

Eixo III – Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa;

Eixo IV – Os conselhos de direitos: Seu papel na efetivação do controle social na geração de implementação das políticas públicas.

Ao final, houve aprovação das deliberações e eleição dos delegados que participarão da IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

Continue Lendo

Cidades

SESI Gurupi contrata Auxiliar de Manutenção

Edital com todas as informações sobre o processo seletivo está disponível no Portal SESI Tocantins, link Editais.

Publicados

em

SESI Gurupi contrata Auxiliar de Manutenção

O Serviço Social da Indústria (SESI) em Gurupi está com processo seletivo aberto para o cargo de Auxiliar de Manutenção. Os interessados devem enviar currículo para análise prévia até o dia 26/09 para o e-mail: [email protected] identificando o assunto do e-mail como “SESI – Processo de Seleção – Comunicado 14/2018”.

A vaga exige Ensino Fundamental Completo e experiência de no mínimo 6 meses em mecânica geral, eletricidade, solda, hidráulica e marcenaria. Além de conhecimentos básicos de solda, marcenaria, manutenção elétrica e hidráulica, noções de manutenção corretiva/ preventiva, noções de manutenção em ar condicionado, segurança do Trabalho e Informática Básica. Desejável NR 10 – Básica.

Os candidatos devem conferir o Edital completo para assegurar que cumprem todos os requisitos da vaga, consultar informações sobre o processo de seleção e informações complementares.

Continue Lendo

Notícias