Conecte-se conosco

Cidades

São Félix e Rio da Conceição recebem Educa Sanear

Atividades começam na manhã desta quinta-feira, 8, a partir das 7 horas, com caminhada ecológica e plantio de mudas, partindo do portal do Jalapão

Publicados

em

Crianças participam do plantio de mudas de árvores nativas do Cerrado

Com o retorno do convênio entre o Governo do Tocantins e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) realizou na última semana, em São Félix do Tocantins, a 14ª edição do programa de saneamento ambiental, o Educa Sanear. Já nesta quinta-feira, 8, e na sexta-feira, 9, a 15ª edição ocorre em Rio da Conceição, região sudeste do Tocantins.

Com ampla participação da comunidade de São Félix, o Centro de Eventos e Atendimento ao Turista Antônio Pereira dos Reis recebeu, no dia 31 de outubro, o ciclo de palestras que abordaram a preservação, o uso e o reuso da água; o saneamento ambiental; a preservação de nascentes e perigo das queimadas e ainda as oficinas de vigilante voluntário pelo meio ambiente e reciclagem e artesanato, que promove a redução de resíduos de vidro e alumínio.

                      Plantio de mudas atrai a atenção de crianças que se divertem durante o momento

“Tivemos um público eclético, os jovens do nosso município estão muito interessados em participar, foi um público significativo nesta ação que representa a nossa comunidade e o meio ambiente. Só esperamos que tenha todos os anos”, destacou Ramilda Alves Ribeiro, secretária municipal de Turismo e Meio Ambiente.

Sandy Alice Santos, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, destaca a importância da preservação da água no município que é conhecido nacionalmente pela beleza de seus fervedouros, rios e cachoeiras. “Foi um evento muito bom, porque, além de proporcionar conhecimento, foi uma atração nova. Tem tópicos que a gente sempre está vendo na escola, mas sempre é bom ouvir e relembrar, porque sempre descobrimos detalhes que muitas vezes não prestamos muita atenção”, lembrou.

                       Ciclo de palestras foi realizado no Centro de Eventos e Atendimento ao Turista de São Félix

Carlos Irael dos Reis é um dos moradores que se tornou referência no município pelo engajamento nas questões relacionadas ao meio ambiente. “Nós esperamos que estes jovens tenham assimilado e continuem assimilando tudo que tem sido passado em termos de cuidados com o meio ambiente não só de São Félix, mas de toda a região do Jalapão. Nos últimos anos, intensificamos as atividades de educação ambiental nas comunidades rurais, escolas e associações para despertar sobre a importância da preservação deste patrimônio ambiental”, analisou.

As atividades começam na manhã desta quinta-feira, 8, a partir das 7 horas, com caminhada ecológica e plantio de mudas, partindo do portal do Jalapão.

A partir das 10h30, têm início as atividades para as crianças na Escola Municipal Professor Aureliano Rodrigues de Araújo, com gincana, concurso de redação, cinema e pipoca. A programação segue ao longo do dia.

Às 14 horas, têm início as oficinas de artesanato e reciclagem na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo. Já a oficina de vigilante voluntário pelo meio ambiente na academia de saúde Judith Pereira dos Santos.

Na sexta-feira, 9, as atividades têm início às 8 horas da manhã, com o credenciamento e palestras no ginásio poliesportivo Fábio Júnior de França Silva.

Ao final da programação, os participantes recebem certificados de participação e um kit com mochila e brindes do programa.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Tocantins avança na implantação do Protocolo do Fogo e do Fórum do Lixo nos municípios

Até dezembro, o Naturatins segue com uma agenda de implantação municipal de ambos os programas, a previsão é que, até o fim do ano, sejam atendidos mais oito municípios

Publicados

em

Tocantins avança na implantação do Protocolo do Fogo e do Fórum do Lixo nos municípios

Nesta terça-feira, 13, educadoras ambientais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) implantam o Fórum Municipal do Lixo e Cidadania (FMLC), em mais uma cidade. Dessa vez, o município de Chapada de Natividade recebe a visita da equipe para auxílio e orientação, na formação do colegiado que passa a desenvolver o diálogo sobre a questão dos resíduos sólidos nessa comunidade.

Na última sexta-feira, 9, uma das equipes do Instituto concluiu o processo de adesão municipal do Protocolo do Fogo e implantação do FMLC, em Novo Jardim. Durante o trabalho realizado ao longo da semana, mais de 60 participantes estiveram reunidos com a educadora ambiental do Naturatins Edna Mendonça e a técnica do Licenciamento Rosilene Reis, entre moradores e representantes de diversos segmentos das áreas urbana e rural.

Tocantins avança na implantação do Protocolo do Fogo e do Fórum do Lixo nos municípios

O prefeito de Novo Jardim, Arlindo Cipolatto, assinou o Protocolo do Fogo do município, assumindo o compromisso de cooperação com o Naturatins. A iniciativa contou com apoio da secretária Municipal de Meio Ambiente, Manoela França; e a deliberação realizada no Plenário da Câmara Municipal da cidade foi acompanhada também por vereadores e servidores municipais.

Ao sintetizar o panorama positivo da cooperação entre o Estado e os municípios, o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, afirma que a adesão busca incentivar a colaboração de moradores locais. “Além do benefício do ICMS Ecológico, alcançar a redução de focos de calor, dos índices de queimadas nos municípios e multiplicar soluções para os resíduos produzidos, são anseios de todos. Os impactos refletem na qualidade de vida humana, na economia e no meio ambiente de cada região do Estado. Um compromisso coletivo que precisa ser lembrado, no período de estiagem”, pontuou.

Até dezembro, o Naturatins segue com uma agenda de implantação municipal de ambos os programas. A previsão é que, até o fim do ano, sejam atendidos mais oito municípios.

Protocolo do Fogo

É um programa que tem o objetivo de implantar o Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo em todo o Estado, a partir do estabelecimento de acordos entre os diversos atores sociais do município, com respaldo no Decreto Estadual nº 649/98, que institui o Comitê Estadual de Prevenção, Controle e Combate às queimadas e incêndios florestais.

FMLC

A implantação do Fórum Municipal do Lixo e Cidadania busca oferecer suporte, capacitação e integração das instituições públicas e privadas, bem como de todos os segmentos organizados da sociedade local, para a ampla discussão sobre as questões relacionadas aos resíduos sólidos, como problemas gerados com a produção, manejo e destinação, além do incentivo a coleta seletiva e organização dos catadores de materiais recicláveis.

Educação Ambiental

É um processo que concentra sua atuação no desenvolvimento socioambiental das comunidades, para incentivo ao desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável, sensibilização popular da importância da manutenção e conservação do patrimônio natural, desenvolvimento individual e coletivo de valores sociais, habilidades, competências, conhecimentos e atitudes que contribuem com as diretrizes ambientais sustentáveis previstas na Lei nº 9.795/1999, da Política Nacional de Educação Ambiental.

Continue Lendo

Cidades

Com foco na prevenção, Secretaria de Saúde abre campanha novembro azul

Novembro é o mês dedicado à saúde do homem e de prevenção e combate ao câncer de próstata, e a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi deu abertura à campanha na noite dessa quinta-feira, 08, na Unidade Básica de Saúde do Setor Pedroso com diversos atendimentos ao público masculino.

Publicados

em

Novembro é o mês dedicado à saúde do homem e de prevenção e combate ao câncer de próstata, e a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi deu abertura à campanha na noite dessa quinta-feira, 08, na Unidade Básica de Saúde do Setor Pedroso com diversos atendimentos ao público masculino.

Diversos homens compareceram à unidade buscando os atendimentos de aferição de pressão arterial, de glicemia, testes rápidos para diagnóstico de doenças sexualmente transmitidas, consultas médicas, corte de cabelo, atualização do cartão vacinal, entre outros.

O aposentado Raimundo Neres, de 66 anos, aprovou a iniciativa e realizou diversos atendimentos. “Está tudo muito bonito e os atendimentos muito bons”, destacou.

O ajudante de pedreiro, Carlos Lúcio Pereira, de 40 anos, elogiou a iniciativa dos atendimentos acontecerem no período da noite, pois facilita a participação dos homens. “A agente de saúde me convidou e eu vim porque era fora do horário do trabalho, porque nós que trabalhamos o dia todo fica complicado vir à uma unidade de saúde sem estar sentindo nada e aí vamos deixando de nos cuidar”, enfatizou.

A enfermeira da unidade, Pollyanna Carvalho, explicou que durante os dias que antecederam à abertura da campanha, as agentes de saúde visitaram todos os moradores, em especial, aqueles que têm certa resistência a procurar os atendimentos para que comparecessem.

Durante a abertura, o secretário municipal de Saúde, Gutierres Toquato, destacou a importância de trabalhar visando o fortalecimento da prevenção, com a conscientização de que os homens precisam buscar os atendimentos antes que sintam alguma dor ou anormalidade. “Vocês, homens, estarem aqui é uma demonstração que amam viver e amar viver é amar se cuidar, preservar e valorizar a própria história”, destacou.

O enfermeiro Tassio Rodrigues, destacou a importância de os homens terem participado. “É uma felicidade grande vermos tantos homens hoje aqui em busca do autocuidado. É uma vitória conseguirmos fazer esse alerta sobre a necessidade que os homens têm de se cuidar. Nossa equipe está à disposição todos os dias”, finalizou.

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Gurupi decreta ponto facultativo na sexta-feira

A determinação do ponto facultativo não afetará o funcionamento dos serviços essenciais que exijam plantão permanente.

Publicados

em

Em razão do feriado de aniversário de Gurupi, comemorado nessa quarta-feira, 14, e da Proclamação da República, na quinta-feira, 15, a Prefeitura de Gurupi decreta ponto facultativo na sexta-feira, 16.

A determinação do ponto facultativo não afetará o funcionamento dos serviços essenciais que exijam plantão permanente.

Continue Lendo

Notícias