Conecte-se conosco

Blog FT

Relembre fatos marcantes da igreja perseguida em 2018

O ano está acabando, mas aproveite para trazer à memória o que aconteceu na vida de nossos irmãos e irmãs ao redor do mundo

Publicados

em

Em 2018, o pastor Andrew Brunson foi liberto da prisão na Turquia

Diversos acontecimentos marcaram a Igreja Perseguida ao redor do mundo, mas por meio das suas orações e doações, nós pudemos servir a muitos de nossos irmãos e irmãs. Muitas mudanças ocorreram no cenário político e econômico, além de ataques direcionados aos cristãos. Vamos relembrar alguns dos fatos mais relevantes.

Prisões
Diversos pastores e cristãos que estavam presos em 2018 foram soltos. O primeiro é o pastor Andrew Brunson, que estava detido desde 2016 na Turquia. Ele foi acusado de terrorismo e espionagem. O tribunal o libertou no mês de outubro por conta do tempo cumprido e bom comportamento. Ele estava cumprindo prisão domiciliar desde junho deste ano.

Outro pastor solto foi Oqbamichael Teklaheimaot, preso desde 2005 na Eritreia, por participar de um casamento cristão. Durante esse período, o pastor passou pela solitária, campos militares e prisão. Na Indonésia, o ex-governador cristão de Jacarta, conhecido como Ahok, será solto no mês de janeiro de 2019. Ele que foi preso em 2017, acusado de blasfêmia, estará em liberdade quatro meses antes do previsto por bom comportamento.

Em contrapartida, o pastor Yousef Nadarkhani, do Irã, foi novamente preso de forma violenta. Ele já foi alvo de uma série de prisões ao longo dos últimos anos. Desta vez ele e seu filho foram levados por policiais iranianos. A prisão é vista como uma maneira de intimidar a comunidade cristã local. Ele foi detido pela primeira vez em 2006.

Ataques
Os ataques ao longo deste ano tiveram diversas origens, mas sempre visando a comunidade cristã. Entre os de maior destaque está o ataque a dois ônibus no Egito, que deixou ao menos sete pessoas mortas e quatorze feridas. Os cristãos coptas voltavam de um monastério, quando os ônibus foram atacados, quase no mesmo lugar do ataque ocorrido em maio de 2017.

Na Índia, os ataques foram direcionados a casas de cristãos, sendo deixadas completamente destruídas. Os números têm crescido, principalmente, na região central do país. Além disso, os demais moradores não permitem que as casas sejam reconstruídas.

Em maio, três igrejas em Surubaia, capital da província de Java Oriental, na Indonésia, foram bombardeadas. Os templos estavam cheios de fieis. Pelo menos dez pessoas morreram e mais de quarenta ficaram feridas com os ataques.

Igrejas
As igrejas estiveram sob muita pressão em 2018 e como resultado vimos o fechamento de muitas delas. Dentre os países que somaram milhares de templos fechados estão: China, Argélia, Indonésia, Angola, Ucrânia, Índia, Ruanda, entre outros. Além disso, impedimentos ocorreram em abundância com objetivo de impedir a legalização das igrejas.

 

Portal Abertas

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog FT

Ministério Sarando a Terra Ferida estará no COMAG 2019; Confira o perfil da banda

Publicados

em

O Ministério Sarando a Terra Ferida estará no COMAG 2019, Congresso de . O evento religioso acontece entre os dias 02 e 04 de março, na Catedral das Assembleias de Deus do campo de Gurupi.

Conheça sobre o grupo musical

Quando lançou o primeiro álbum pela MK Music em 2006, o Ministério Sarando a Terra Ferida de Nova Iguaçu não imaginou que, em apenas 10 anos, se tornaria uma referência consolidada na música gospel brasileira. Hoje, com vários hits consagrados em rádios (“Seja Adorado”, “O Novo de Deus”, “Crucificando Meu Eu”, “Espírito Santo”, “Deus do Secreto”…), igrejas e também no YouTube, o grupo apresenta o seu 7º álbum inédito, ÉS MEU TUDO, mostrando maturidade, consistência e abordagem criativa com temas diversificados. A produção musical é de Vagner Derek. O álbum já está nas lojas e todas e todos os serviços digitais.

“Este trabalho em especial nos fez pensar muito sobre a mensagem que gostaríamos de compartilhar com as pessoas. Queríamos algo novo, diferente. Pensamos muito, oramos e escolhemos o título ÉS MEU TUDO. Para nós, significa lançarmos mão das nossas próprias vontades para vivermos na dependência e presença de Deus, que é o bem mais precioso que temos. Precisarmos dar valor a isso, separamos um tempo para pensarmos e, principalmente, vivermos totalmente para o Senhor…”, garantem os integrantes do grupo.

Francielli Santos (vocal), Polly Campos (vocal), Daniel Marinho (baixo), Rafael Black (bateria e vocal) e Paulo Sérgio ‘Grande’ (guitarra) prepararam um álbum impecável. Reuniram composições de Marcelo Bastos, Amos Nunes e também parcerias do próprio grupo com o Pastor Lucas. “Buscamos muito a presença do Senhor para montar o repertório. As canções chegaram e não tivemos dúvidas… E a nossa parceria inédita com o Pastor Lucas foi também especial. Tivemos um encontro maravilhoso que gerou lindas composições”, contam.

ÉS MEU TUDO traz 10 faixas com potencial para serem sucesso – assim como “Deus do Secreto”, do álbum anterior, que ultrapassou 20 milhões de visualizações no YouTube em apenas um ano! A nova música de trabalho, “Morrer pra Viver”, já estreou entre as mais pedidas nas rádios do país. “Ela é a síntese do álbum. Para que as pessoas possam ver Jesus em nós, o nosso EU tem que desaparecer por completo. Reconhecer isso não é o mais difícil… Mas, colocar em prática, sim. Pois é preciso muita coragem e submissão…”, explicam.

“Estamos maduros em várias questões, inclusive na sonoridade. É um disco que nos dá vontade de tocar todas as músicas ao vivo, em cada apresentação. Fica difícil até mesmo escolher repertório para as ministrações… Por isso, não temos uma música preferida, realmente gostamos muito de todo repertório. Mas a canção ‘Ora Venha’ traz um tema bem diferente do que a gente sempre grava. Por isso, pode ser um diferencial. Estamos felizes com o resultado do trabalho e desejamos que as canções influenciem e inspirem vidas…”, compartilha o Ministério Sarando a Terra Ferida.

Informações do site oficial da banda: http://www.sarandoaterraferida.com.br/perfil2/

 

Continue Lendo

Blog FT

“Bolsonaro tem que ser macho”, diz Malafaia sobre ameaças árabes contra embaixada em Jerusalém

Publicados

em

A provável mudança da embaixada brasileira em Israel para a cidade de Jerusalém, uma promessa de campanha feita por Jair Bolsonaro (PSL), foi comentada pelo pastor Silas Malafaia, que afirmou que o presidente eleito não deve temer as ameaças de retaliação feita por países árabes.

Na última sexta-feira, 28 de dezembro, a imprensa internacional repercutiu a decisão de ministros de países membros da Liga Árabe em montar uma comitiva para vir ao Brasil em janeiro para tentar persuadir o presidente eleito de desistir da mudança da embaixada para Jerusalém.

No domingo, 30, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, concedeu uma entrevista após uma palestra no Rio de Janeiro e afirmou que a decisão já foi tomada: “Bolsonaro me disse: ‘Vou mudar a embaixada para Jerusalém’. Não é questão de ‘se’, é de ‘quando’”.

Nesse contexto, o pastor Silas Malafaia declarou, em entrevista ao jornal O Globo, que Bolsonaro não deve voltar atrás em sua decisão sob risco de perder credibilidade com o eleitorado: “Eu avalio que ele vai perder crédito para caramba, muito. Ninguém pediu para ele fazer nada, ninguém pôs faca na garganta. Então, agora é melhor ele cumprir, ou então vai ficar chato. Vai ficar muito ruim para ele com a comunidade evangélica. Ele vai perder muita coisa. São mais de 130 deputados evangélicos nesta nova legislatura. Ele tem que saber o que ele quer”.

A avaliação de Malafaia é que a bancada evangélica tem volume para influenciar o resultado em votações importantes no Congresso Nacional, e que um “dos motivos do apoio da comunidade evangélica a Bolsonaro foi exatamente esse”. Portanto, uma mudança de postura agora resultaria em problemas.

A parceria com Israel, segundo Malafaia, pode ajudar a transformar a região Nordeste em um “pomar agrícola”: “Se Bolsonaro conseguir ajuda de Israel nessas áreas, vai ficar bonito. Se resolver a questão do Nordeste, ele vai tirar o pão da boca do PT”, previu.

Sobre a ameaça de retaliação dos países árabes, Malafaia acredita que o Brasil não deve temer: “O jogo é pressionar. Aí vem a Liga das Nações Árabes [se manifestar], mas é o jogo político. Eu acho que um presidente tem que ser macho nas suas convicções e não ficar preocupado com opinião de A ou B. Tem que ir pelo que é justo, e o justo é Israel ter sua capital em Jerusalém”, finalizou.

‘Fake News’
A manchete do jornal O Globo sobre as declarações de Malafaia dizia que o pastor havia feito ameaças ao presidente eleito em caso de recuo da decisão de tirar a embaixada brasileira de Tel-Aviv e seguir a iniciativa dos Estados Unidos, instalando a representação em Jerusalém.

No Twitter, o pastor comentou a manipulação de suas palavras: O vergonhoso fake news da imprensa> O Globo noticiou que fiz ameaça a Bolsonaro se ele não transferir a embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém. MENTIRA! Respondi a pergunta do jornalista, que foi a seguinte: ‘Se Bolsonaro recuar?’. Eu disse: ‘Ele vai perder’. Não fiz nenhuma ameaça”.

Fonte: Gospel Mais

 

 

Continue Lendo

Blog FT

Igreja Batista Ebenézer de Gurupi: um breve histórico

A Igreja Batista Ebenézer é uma das mais antigas e conhecidas igrejas renovadas da cidade de Gurupi

Publicados

em

A Igreja Batista Ebenézer é uma das mais antigas e conhecidas igrejas renovadas da cidade de Gurupi, sul do estado do Tocantins. Ela marcou história pelo seu protagonismo e diversidade de atuação, contribuindo sobremaneira para disseminação e fortalecimento dos valores e práticas cristãs junto à comunidade tocantinense.

Em meados de 1989, a Convenção das Igrejas Batistas do Araguaia/Tocantins, ligada a Convenção Batista Nacional (CBN), enviou o pastor Marcos e sua família com objetivo de plantar uma igreja na cidade de Gurupi.

O pastor Marcos Bezerra da Silva e sua esposa Cleonice Ribeiro da Silva eram muito alegres e fervorosos. Ele tocava violão com destreza e ela cantada com enorme entusiasmo. Os cultos eram extremamente animados e o mover do Espírito Santo tocava profundamente no coração e na alma daqueles que visitavam a congregação instalada num galpão alugado na Avenida Goiás, esquina com a Rua 14, centro da cidade.

Além do louvor diferenciado, alegre e contagiante, o pastor Marcos e sua esposa não se preocupavam tanto com os usos e costumes, como era comum em outras igrejas evangélicas à época. Eles estavam mais interessados em outras questões. Sorridentes, pacientes, sempre dispostos a ouvir, aconselhar e acolher os necessitados. Manifestavam um amor enorme pelas pessoas e dedicavam-se intensamente para disseminar o evangelho. Faziam amizades com facilidade e a cada semana mais e mais pessoas passavam a frequentar os cultos da congregação.

Logo o espaço ficou pequeno e eles precisaram mudar para outra localidade.

Em 1990, eles transferiram a congregação para outro salão mais ao centro, na Avenida Mato Grosso, entre as Ruas 04 e 05 (bem em frente à loja Coringa dos Pneus).

Aquela igreja que estava surgindo tinha um grande diferencial em relação as outras igrejas pentecostais de Gurupi. Os dons do Espírito se faziam presentes, os crentes falavam em línguas estranhas, havia curas e manifestações sobrenaturais, mas não havia muita preocupação com regras de vestuário, maquiagem e cabelo. Outra diferença que chamava a atenção eram os sermões e estudos, sempre focados na Bíblia, mas de um jeito mais descontraído e leve. O louvor era realmente incrível, com cânticos do hinário cristão e corinhos bastante alegres, sempre acompanhados pelo violão e pelas palmas.

Deus, através desse casal abençoado, promoveu um avivamento espiritual na cidade de Gurupi. Aquela congregação ficou famosa por inovar na maneira de se portar e na liturgia, o que gerou uma revolução, atraindo muitos jovens que antes achavam as demais igrejas evangélicas caretas, além de despertar a curiosidade de crentes de outras denominações que passaram a visitar os cultos.

Em 05 de maio de 1991 (quarta-feira) nasceu a Igreja Batista Ebenézer, que se tornou referência para o surgimento e consolidação de outras igrejas renovadas em Gurupi, como por exemplo: Igreja Batista Independente Sião, Igreja Batista Filadélfia, Igreja Presbiteriana Renovada, Igreja Casa da Benção etc.

Em praticamente todos os cultos os apelos feitos pelo pastor Marcos levavam pessoas a entregarem suas vidas a Cristo. Vários foram batizados, tornando-se em seguida servos fiéis e compromissados com o Reino de Deus.

Com o crescimento dos membros houve a compra da uma casa pastoral em um lote grande na Avenida Alagoas, esquina com a Rua 17, no Bairro Jardim Oriente.

Em 1992, foram iniciadas as obras para construção da sede própria da Igreja no lote ao lado da casa pastoral. Quem poderia imaginar algo assim: num período tão curto, do nada, Deus fez surgir uma igreja batista renovada em Gurupi!!!

Em março de 1993, o pastor Marcos e sua esposa Cleonice deixaram a liderança da igreja, passando a dedicar-se a um novo projeto. Eles fundaram a Igreja Batista Filadélfia (IBF) do Bairro Alto da Boa Vista. Assim a Igreja Batista Ebenézer passou a ser liderada pelo pastor José Felix Barbosa e sua esposa missionária Rubemi Barbosa. Um casal bastante experiente na obra do Senhor e com enorme bagagem teológica.

Essa segunda etapa na história da Igreja Batista Ebenézer sob a liderança do Pastor Félix e sua esposa Rubemi foi marcada pela sequencia na construção do templo sede, que posteriormente foi ampliado com o aproveitamento da área da casa pastoral. Outro foco nesse período foi a capacitação da membresia através da Escola Bíblica Dominical (EBD), além do fortalecimento das ações evangelísticas.

No começo da década de 2000, o pastor José Félix Barbosa e sua família mudaram-se para Palmas e em seu lugar chegou o pastor Saulo Tácio Pires da Silva, permanecendo por aproximadamente 10 anos, período no qual a Igreja fortaleceu-se em número de membros, ampliando também seu alcance em projetos sociais e trabalhos missionários para expansão do Reino de Deus.

De 7 a 9 de junho de 2012, a Igreja Batista Ebenézer foi anfitriã do Congresso de Renovação Espiritual com o Tema: “Enchei-vos do Espirito”. Nesse período também aconteceu a Assembléia Geral das Igrejas Batistas filiadas a Convenção Batista Nacional no estado do Tocantins, que elegeu a diretoria da CBN/TO para os próximos dois anos.

Em 28 de dezembro de 2013, o casal de pastores José de Melo Neto e Jane Gladys de Sousa Melo chegou para liderar a igreja. A cerimônia de posse foi em 1° de janeiro de 2014. Sob sua direção Deus trouxe uma nova visão, a Igreja em Células no modelo MDA, onde é possível à Igreja Local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão, é o modelo de discipulado um a um em ação.

A Igreja Batista Ebenézer, desde sua origem, mantém forte relação com as demais igrejas evangélicas da cidade. Ela integra a Aliança dos Ministros Evangélicos de Gurupi – To (AMEG), que reúne os principais pastores e líderes das igrejas evangélicas com objetivo de fortalecer as ações do povo de Deus na transformação social/espiritual da sociedade gurupiense.

Vale destacar também que os membros e líderes da Igreja Batista Ebenézer colaboram e estão presentes em todas as edições da “Marcha para Jesus” – evento de cunho religioso Interdenominacional que reúne milhares de pessoas para celebrar e agradecer as bênçãos de Deus.

O Ministério Kids da Igreja Batista Ebenézer tem alcançado muitas vidas para Cristo. Elas têm recebido muito de Deus. Todos os domingos a partir das 18h30 acontecem reuniões especiais para crianças e pré-adolescentes na sede da igreja.

São inúmeras as ações de cunho social e assistencial promovidas pelos membros da igreja para atender comunidades carentes de Gurupi e outras cidades vizinhas.

A Igreja Batista Ebenézer é uma das mais antigas e conhecidas igrejas vinculadas a Convenção Batista Nacional que estão espalhadas por dezenas de municípios do Estado do Tocantins.

Seus membros têm presença constante nos eventos realizados pelos batistas nacionais no Estado do Tocantins. Sua juventude animada não perde uma oportunidade para viajar e partilhar momentos de comunhão e aprendizado da Palavra de Deus em outras cidades. Outro ponto de destaque é a liberalidade e compromisso por meio de ofertas para Missões Mundiais.

A Igreja Batista Ebenézer é um admirável exemplo de Eclésia Cristã, que leva muito a sério os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, fazendo a diferença em sua comunidade, a bela cidade de Gurupi, e indo além, sendo atuante em nível estadual, bem como cumprindo sua missão de contribuir para propagar o Evangelho até os confins da Terra.

Nesse longo período de quase 3 décadas, desde a chegada do pastor Marcos em Gurupi, com a abertura de uma pequena congregação, que consolidou em Igreja em 1991, até os dias de hoje, Deus promoveu milagres, curas, salvação de muitas vidas, restaurando famílias e promovendo transformação na sociedade tocantinense por meio da Igreja Batista Ebenézer.

Até aqui nos ajudou o Senhor! (Samuel 7:12). Esse é o lema da Igreja Batista Ebenézer. Certamente muito mais Ele fará!!!

Por Giovanni Salera Júnior

BIBLIOGRAFIA:

CBN – Convenção Batista Nacional. 2018. Igrejas no Estado do Tocantins. Disponível em: http://www.cbn.org.br/pesquisa-igrejas

Igreja Batista Ebenézer Gurupi- To. Canal no Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UC5yWj_tEX9uFbK3cSaDGIOg/featured

MORAIS, Clifton. 2017. Acontece no próximo sábado 07, mais um encontro do Pink em Gurupi. Atitude Tocantins. Disponível em: http://www.atitudeto.com.br/acontece-no-proximo-sabado-07-mais-um-encontro-do-pink-em-gurupi/

SALERA JÚNIOR, G. 2008. Gurupi: Capital da Amizade. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/2684650

SALERA JÚNIOR, G. 2008. Igrejas em Gurupi. Disponível em:
https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/997962

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Arte e Religião. Disponível em:
https://recantodasletras.com.br/ensaios/1713425

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Marketing Religioso. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/ensaios/1710376

SILAS, Wesley. 2018. Em defesa da família: Marcha por Jesus reúne mais de 12 mil pessoas em Gurupi. Disponível em: http://www.atitudeto.com.br/em-defesa-da-familia-marcha-para-cristo-reune-mais-de-12-mil-pessoas-em-gurupi/

WIKIPÉDIA. 2018. Convenção Batista Nacional. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A7%C3%A3o_Batista_Nacional

WIKIPÉDIA. 2018. Gurupi. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gurupi

WIKIPÉDIA. 2018. Igreja Batista. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Batista

 

Continue Lendo