Connect with us

Estado

Projeto leva prevenção contra as drogas para estudantes de escola pública

Equipe multidisciplinar da DPE-TO ministrou palestra sobre prevenção ao uso de drogas

Published

on

Girlane., Itacyra e Valéria compõem a equipe multidisciplinar da DPE-TO

A aproximação dos jovens com as drogas lícitas e ilícitas ocorre, geralmente, no início da adolescência, quando eles ainda estão em ciclo escolar. Por curiosidade, pela influência de conhecidos ou para se “destacar” em um grupo, esses jovens iniciam o uso de entorpecentes muito cedo e, às vezes, ao redor da própria escola. Com a intenção de educar e prevenir contra o uso de drogas, mais uma edição do projeto “Defensoria Pública nas Escolas” foi realizado nesta segunda-feira, 11.

A iniciativa é da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e equipe multidisciplinar da DPE-TO, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Palmas. A atividade foi direcionada aos alunos da Escola Municipal de Pedro Pereira Piagem, na região Norte de Palmas. Cerca de 40 alunos do 9º ano participaram da atividade.

A equipe formada por pedagoga, psicóloga e assistente social da DPE-TO levou aos estudantes palestra com o tema “Drogas: o melhor é prevenir”. De acordo com a pedagoga Faraildes Rodrigues Miranda, da Esdep, a iniciativa foi motivada diante do crescente número de jovens que tem se tornado usuários de drogas. “A ação é de cunho preventivo, com o intuito de orientar os jovens e adolescentes sobre os perigos e malefícios que as drogas trazem, tanto para a vida pessoal,quanto para o seu núcleo familiar e alertá-los sobre importância de fazer escolhas saudáveis”, pontua.

Na ocasião, as servidoras Girlane Cabral Fernandes (pedagoga), Itacyra Evangelista e Valéria Lustosa (assistentes sociais) abordaram quanto aos impactos negativos dos entorpecentes para o indivíduo e para a sociedade. A pedagoga Girlane Cabral lembrou que as drogas lícitas e ilícitas estão presentes no cotidiano dos jovens brasileiros e é essencial que os estudantes já incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano.

A assistente social Valéria Lustosa reforçou sobre a importância da prevenção de forma primária, ou seja, evitando a experimentação, decidindo por escolhas saudáveis e conscientes. Ao final do encontro, os estudantes puderam fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

A iniciativa foi bem recebida pelos alunos. Mateus Carvalho, de 14 anos, considera que a palestra aborda um tema importante para todos os jovens. “As drogas causam um grande mal para muita gente e devem ser evitadas assim como o nosso envolvimento com pessoas ruins, que levam a esse caminho sem volta. Por isso é tão importante falar deste assunto”, disse.

Projeto

O projeto “Defensoria Pública nas Escolas” promove a cidadania através de temas que levem à reflexão e ação em face dos problemas que afetam a sociedade. Os temas são escolhidos de acordo com os principais problemas enfrentados pela comunidade local. O objetivo é instruir a comunidade escolar, sobre o exercício da cidadania por meio dos eixos norteadores (cidadania e ética, direito, saúde e violência e paz), levando em consideração as peculiaridades de cada localidade, e assim colaborar com o processo de educação.

O Projeto é desenvolvido sob a coordenação da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas