Connect with us

Estado

Prisões de Cariri e Xambioá promovem ações para preservar a saúde do detento durante o mês

Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, em Cariri, e a Cadeia Pública de Xambioá vão receber diversas ações por meio da Campanha Novembro Azul

Published

on

Palestras ensinam presos como manter celas limpas e diminuírem riscos de adquirirem a doenças

A administração do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA), em Cariri do Tocantins, reservou este mês de novembro para realizar ações de orientações aos reeducandos quanto às práticas de higiene mais saudáveis e também para detectar possíveis doenças que possam acometê-los na unidade prisional. Durante todo o mês, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cariri, foram organizadas diversas ações por meio da Campanha Novembro Azul, mas, além disso, há várias outras ações para evitar tuberculose na unidade.

Nesta sexta-feira, 23, ocorrerá uma rodada de palestras sobre o mesmo assunto para fortalecer o trabalho já feito, enquanto no domingo, 25, as palestras se estenderão aos parentes dos reeducandos e aos visitantes da unidade. Na quarta-feira, 21, houve palestras sobre limpeza das celas e como os reeducandos devem agir para diminuir os riscos de adquirirem a doença. Para finalizar a ação, no dia 30 será oferecido corte de cabelo aos detentos, atendimentos médico, psicológico e odontológico e exames laboratoriais.

O diretor da unidade, Paulo Sérgio Vieira, disse que ações preventivas como essas são fundamentais para o bom andamento da unidade e para preservar a integridade do detento. “Primeiro tenho que agradecer a Prefeitura de Cariri por essa parceria maravilhosa que tem conosco, pois acho que esse tipo de trabalho é fundamental, já que valoriza o detento, demonstrando que o estado se importa com ele com sua família. Queremos que eles saiam daqui pessoas melhores e saudáveis”.

Unidade de Xambioá

A Cadeia Pública de Xambioá também está realizando ações de saúde esse mês, com o diferencial de que, além de focar na Campanha Novembro Azul, também trabalha com a orientação sobre automedicação. Durante todos os meses do ano, a Cadeia de Xambioá, em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, adota alguma temática diferente de saúde para trabalhar com os detentos.

Segundo o diretor da cadeia, Alexandre Vaz Gomes, saúde no estabelecimento penal é tratada com prioridade. “Na Secretaria de Saúde Municipal e no Núcleo Ampliado de Saúde da Família, o Nasfer, sempre adotamos um tema por mês para trabalhar com os detentos. Mês passado, por exemplo, trabalhamos com a prevenção às DSTs [Doenças Sexualmente Transmissíveis]. Aqui, nós procuramos dar condições para que os detentos cumpram suas penas da melhor forma possível, pois não é porque a pessoa está presa que ela perde os seus direitos de cidadão, então que isso seja prioridade”, disse.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas