Conecte-se conosco

Cidades

Prefeitura entrega prêmios aos sorteados da Campanha IPTU Premiado

Publicados

em

Na tarde desta terça-feira, 27, em solenidade em frente à Prefeitura de Gurupi, foram entregues aos ganhadores os prêmios da Campanha IPTU Premiado, sorteados no dia 13 de novembro em comemoração ao aniversário de 60 anos de Gurupi.

O ganhador do carro 0 KM foi o senhor Francisco Lopes Rodrigues; a moto, quem ganhou foi a dona Geralda Pereira da Silva; a sorteada para a Smart TV de 40 polegadas foi Arinéia Prates dos Santos; a senhora Joana Darc Batista Assunção ganhou o notebook; e o ganhador do smartphone foi o Sávio Rocha dos Reis.

Durante a entrega Itarleis Prates dono de um imóvel que estava em nome da irmã Arinéia Prates, contou sobre a felicidade de ter sido sorteado. Ele não compareceu ao evento de sorteio e no dia seguinte, enquanto estava no lote em que está construindo a casa, recebeu a notícia de que tinha sido sorteado. “Cheguei a Gurupi há poucos meses, vou reconstruir minha vida aqui e tive essa alegria de já ter sido contemplado com um prêmio. Cheguei em Gurupi com o pé direito e vou mudar para minha casa com uma linda TV”, contou satisfeito.

A ganhadora da motocicleta, Geralda Pereira da Silva, ressaltou ser tão importante manter em dia os impostos e ainda ter a grata satisfação de ser contemplada com um prêmio. Ela deixa um recado aos contribuintes que façam como ela, paguem o IPTU em dia para que também motivem a sorte.

Sávio Rocha dos Reis, ganhador do smartphone, conta que aparelho celular que usava já estava ultrapassando e que o novo aparelho chegou em um ótimo momento. “Paguei meu IPTU, que é uma obrigação e ainda tive a alegria de ser sorteado com um dos prêmios sorteados pela Prefeitura”, destaca.

A sorteada com o notebook, Joana Darc Batista Assunção, é outra contribuinte que tem a preocupação de manter em dia os impostos e que dessa vez foi surpreendida com um notebook que para ela será muito útil.

E com felicidade impossível de conter, o senhor Francisco Lopes Rodrigues, de 79 anos, recebeu a chave do carro 0km. Ele, que pela primeira vez tem um carro, disse que recebeu a notícia que tinha sido contemplado por uma das filhas. Ele relata que ao pagar o IPTU sentiu que a sorte estava ao seu favor e que confiante esperou que a notícia chegasse à sua casa. Ele também diz aos contribuintes que a sorte só bate à porta de uem faz a sua parte.

O prefeito Laurez Moreira destaca que a felicidade em entregar os prêmios é proporcional à daqueles que estão recebendo. “Temos um dos IPTU’s mais baratos entre as dez maiores cidades do Estado e pensamos nesse programa para incentivar os contribuintes a fazer a parte que lhes cabe e, a nós como gestor, nosso dever é retornar esse imposto em melhorias para a comunidade. É muita satisfação contemplar a alegria dos sorteados e perceber que na nossa cidade esse programa tem motivado os contribuintes”, destaca.

“É com esse recurso do IPTU que o município investe em melhorias pela cidade, deixando-a cada vez mais bonita e com qualidade de vida para seus moradores, prova disso é que na semana do aniversário de Gurupi foram entregues várias benfeitorias”, explicou a secretária municipal de Planejamento e Finanças, Keila Iwasse.

A Campanha IPTU premiado é uma realização da prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças e objetiva premiar os contribuintes que estão em dia com o imposto, realizando o sorteio dos prêmios já citados.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Reeducandos da Comarca de Gurupi serão contratados para prestação de serviços gerais

Oferta de trabalho, inicialmente, atenderá 15 reeducandos, número este que pode chegar a 30

Publicados

em

Acordo de Cooperação Técnica foi assinado nesta quinta-feira, 13, em Gurupi

Reeducandos de unidades prisionais estabelecidas na Comarca de Gurupi serão contratados para a prestação de serviços gerais no município, aumentando as chances de ressocialização das pessoas privadas de liberdade no Tocantins. A oferta de trabalho, inicialmente, atenderá 15 reeducandos, número este que pode chegar a 30.

Para isso, na tarde desta quinta-feira, 13, o secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, esteve no gabinete do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, para assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica que possibilita a contratação de reeducandos que cumprem pena em regime aberto, semiaberto, fechado e cumpridores de medidas alternativas já no início de 2019. A boa conduta carcerária é um dos critérios para ter acesso ao benefício.

De acordo com Heber Fidelis, essa parceria vai trazer muitos benefícios para os reeducandos, para o município e também para a sociedade, que vai usufruir dos serviços prestados pelos apenados. “Além de dar cumprimento ao que prevê a Lei de Execução Penal [LEP] e fornecer dignidade, renda e capacitação aos reeducandos”, esclareceu.

O secretário da Seciju citou ainda a Lei Estadual 3.355, de 4 de abril deste ano, de autoria da deputada estadual Luana Ribeiro. “Essa lei dispõe sobre o trabalho nos presídios e o fornecimento de renda aos reeducandos com remuneração prevista de ¾ do salário mínimo”, apresentou.

Já o prefeito Laurez Moreira explicou que desde o primeiro ano de sua gestão desenvolve esse projeto com o Estado do Tocantins. “Esse projeto é da mais alta importância, pois vem ajudar as pessoas que estão privadas de liberdade e mostrar que existem outras opções de vida”.

Heber Fidelis apresentou a Lei Estadual 3.355 que regulamenta o trabalho prisional no Tocantins

Na ocasião, o gestor de Gurupi agradeceu a presença do secretário Heber Fidelis. “Fico muito feliz em recebê-lo, pois seu deslocamento até Gurupi mostra respeito pelo projeto e demonstra o comprometimento de estar aqui, pessoalmente, assinando esse acordo de com a gente”, frisou.

Para o diretor de Políticas para o Sistema Prisional, Oséias Costa Rêgo, a oferta de trabalho ao reeducando diminui os índices de reincidência criminal. “A atividade laboral incentiva o trabalho, a produção de renda e a remição da pena. De forma geral, oferece condições para que os apenados tenham outras perspectivas de vida que não sejam o crime, sendo a ferramenta ideal para diminuição da reincidência criminal”, expôs.

O Acordo

As cláusulas do Acordo determinam que a Seciju fique responsável pela seleção dos reeducandos; pela emissão de relatório a fim de remição da pena; pela solicitação de autorização judicial para trabalho externo; informar ao Juiz da Execução Penal sobre a movimentação dos reeducandos, resultados alcançados e demais ocorrências.

Já a Prefeitura de Gurupi deverá capacitar os internos para o bom desempenho das atividades; controlar a frequência e as horas trabalhadas; fornecer uniformes, equipamentos, máquinas e utensílios para os reeducandos envolvidos neste trabalho.

De acordo com a LEP, o trabalho prisional não está sujeito ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), porém a atividade laboral permite abreviar a sentença por meio da remição de pena, que designa um dia de remição da pena a cada três dias trabalhados.

Continue Lendo

Cidades

Igeprev encerra o ano com mais de 93% dos segurados do Tocantins recadastrados

Medida era obrigatória aos servidores públicos aposentados e pensionistas

Publicados

em

Durante todo o ano de 2018 o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev) se dedicou ao recadastramento de servidores públicos aposentados e pensionistas. Com isso, já são mais de 93% dos segurados recadastrados. Uma medida fundamental para atualizar o banco de dados do Instituto e evitar que pagamentos desnecessários sejam feitos.

O alcance atingido até o momento, de acordo com o presidente do Instituto, Sharlles Fernando, é satisfatório. “Estamos conseguindo fazer uma atualização mais precisa das informações dos segurados e dependentes, o que vai permitir maior precisão no cálculo atuarial e confiabilidade das informações, além disso, estamos conseguindo cessar alguns benefícios cujos requisitos já não estão mais sendo atendidos, a exemplo da pensão por morte do segurado, evitando, assim, o pagamento indevido”, destacou.

Ao analisar as ações deste período, Sharlles Fernando lembra que foram tomadas medidas importantes. “Nesses sete meses à frente do Instituto procuramos realizar um trabalho de aproximação e integração com todos os servidores da Pasta, tomando conhecimento dos problemas, discutindo e adotando as soluções possíveis em conjunto com todos. Além disso, buscamos dar maior transparência com algumas adequações efetuadas no site do órgão e na disponibilização de relatórios”, declarou.

Na área de investimentos, o presidente destaca a atuação mais proativa junto aos administradores e gestores dos fundos que o Instituto é cotista, de modo a buscar soluções para evitar ou diminuir as possíveis perdas nas aplicações temerárias. “Temos participado ativamente das assembleias de cotistas, acompanhando as ações efetuadas pela instituição indicada para recuperação de ativos de alguns dos fundos aplicados”, contou.

Já na área administrativa, entre as medidas do Instituto está a realização de atividades que fazem parte do Programa Pró-gestão do Governo Federal, a exemplo do mapeamento de alguns processos de trabalho, aumento da transparência pública e educação previdenciária, com a implantação do projeto Minuto Previdência, que servirá como orientador aos segurados do Regime de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS).

No que diz respeito à área previdenciária, um dos pontos é o aperfeiçoamento das atividades para implementação do sistema informatizado de gestão previdenciária e diminuição do tempo de concessão de benefícios.

Ações

Outras ações que merecem destaque neste ano é a parceria com o Hospital de Amor do Tocantins, em Palmas; a realização de palestras motivacionais no Outubro Rosa e Novembro Azul; reuniões dos Conselhos de Administração e Fiscal, além do empenho para a regulamentação própria do Instituto para a realização de consignações pelos inativos.

E ainda neste mês de dezembro, o órgão trabalha para adequação ao piso salário dos profissionais do magistério a mais de 250 professores aposentados, cujos processos estavam sob análise desde o ano passado,

Futuro

Ciente da importância de estar sempre melhorando o atendimento e a prestação de serviço, o Igeprev já prepara os próximos passos, como: melhoria na gestão da carteira de investimentos através da terceirização de parte da gestão da carteira, utilizando contratação por meio de licitação; estudar possíveis formas de desinvestimento dos fundos ruins; identificar todos os ativos da carteira e mapear a rentabilidade de cada um; dar maior efetividade à transparência pública, produzindo relatórios de governança, realizando reuniões internas para compartilhar os trabalhos de cada setor e disponibilizando, no site, as informações importantes de cada área do Instituto; criar o regimento interno do Instituto, o Código de Ética e a Política de Segurança da Informação; além de outros.

Continue Lendo

Cidades

Gurupi se destaca em nova avaliação de transparência da CGU

Publicados

em

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou nesta quarta-feira (12), o resultado da Escala Brasil Transparente (ETB) – Avaliação 360º. Gurupi se destacou e foi o município tocantinense com melhor posição. O anúncio faz parte das atividades comemorativas pelo Dia Internacional contra a Corrupção, comemorado dia 09 de dezembro.

A iniciativa verifica o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal, além de todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, (com base nas estimativas do IBGE em 2017). No total, foram avaliados 691 entes federativos – universo que abrange quase 70% da população brasileira.

Entre os municípios do Tocantins, Gurupi foi o melhor colocado com nota 7.89. “Essa pontuação nos orgulha muito e mostra que Gurupi está no caminho certo, com uma gestão séria e comprometida com a população, cuidando da cidade com transparência e facilitando o acesso das pessoas às informações referentes à administração do município”, disse o Prefeito Laurez Moreira.

A Prefeitura de Gurupi hoje conta com o site adaptado para os requisitos da Lei de acesso a informação, com informações em tempo real interligadas com o sistema de gestão interna do município. Para isso, o departamento de Tecnologia da Informação (T.I) da prefeitura desenvolveu uma ferramenta interna para auxiliar na demanda do portal da transparência.

Pontuação

Todas as unidades avaliadas receberam entre 0 e 10 pontos, o que permite a geração de rankings. Acesse o Ranking de Transparência clicando aqui:

Metodologia

A aplicação da EBT – Avaliação 360° ocorreu entre julho e novembro de 2018, distribuída em três fases distintas: Avaliação, 1ª Revisão e 2ª Revisão. As notas dos entes foram calculadas pela soma de dois critérios: Transparência Passiva (50%) e Transparência Ativa (50%).

Continue Lendo