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Odontologia Hospitalar do Hospital Geral Palmas é referência no Tocantins e no país

Setor de Odontologia Hospitalar oferece atendimento em oito áreas distintas para pacientes internados ou em tratamento

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Coordenadora de Odontologia Hospitalar e cirurgiã de Buco-Maxilo, Renata Vilarinh, está desde de 2002 atuando no Hospital Geral de Palmas

Os atendimentos e os procedimentos realizados pelos multiprofissionais do setor de Odontologia Hospitalar do Hospital Geral de Palmas (HGP) atualmente são referências não só no Tocantins, mas, também no Brasil, por causa das oito áreas de abrangência dos serviços oferecidos aos pacientes que estão internados ou em tratamento. As informações são da coordenadora de Odontologia Hospitalar e cirurgiã de Buco-Maxilo, Renata Vilarinho, que também destacou que o HGP disponibiliza oito serviços de odontologia e cada um tem sua particularidade.

Equipe da área da Odontologia Hospitalar do HGP em atendimento com a paciente de oncologia, Lauzirene Fernandes

A equipe é formada por 26 profissionais e o atendimento gira em torno de 37 a 50 pacientes. “Realizamos, desde os serviços de buco-maxilo até os pacientes com trauma e pacientes especiais. Temos ainda dois grupos de trabalho, um atendendo na Unidade de Cuidados Intensivos e outro na Unidade de Tratamento Intensivo [UTI]”, informou Renata, traçando que a atuação envolve do ambulatório até a UTI. Além disso, os usuários dos serviços públicos de saúde do setor de Oncologia contam também com cirurgiões-dentistas. “É um paciente que deve ser preparado com muito cuidado para a radioterapia, pois, após concluir o tratamento, a pessoa, nos próximos dez anos, não pode realizar nenhuma cirurgia na cabeça ou pescoço, incluindo a extração de dentes”, explicou a coordenadora.

Paciente há dois anos do HGP, Lauzirene Fernandes, reforça a eficiência no atendimento da equipe de multiprofissionais da Odontologia Hospitalar

Vale ressaltar, de acordo com a cirurgiã Renata Vilarinho, que a odontologia hospitalar não é uma especialidade, é uma área de atuação. “E, hoje, não existe no Tocantins, outro centro que englobe oito áreas de procedimentos em um único lugar. Em outras unidades no Brasil, vemos que oferecem o atendimento em polos diferentes, não dentro de um mesmo lugar, como aqui no HGP”, reforça a coordenadora. Segundo a profissional, isso possibilita uma integração entre as várias especialidades. “Atendemos o paciente de uma forma mais completa e não precisamos encaminhá-lo para outro lugar e assim diminuímos o tempo de deslocamento da pessoa”, afirmou.

 

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Corpo de Bombeiros Militar e Ciopaer realizam buscas a idoso desaparecido na região norte de Palmas

Família não tem contato com o patriarca desde a tarde de segunda-feira, 15, e pede apoio da comunidade na identificação do idoso

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Uma lancha de resgate do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e o helicóptero da Companhia Independente de Operações Aéreas (Ciopaer) realizaram buscas no Lago de Palmas e sobrevoaram as propriedades na região de chácaras no norte de Palmas a procura de um idoso que está desaparecido desde segunda-feira, 15. A ação foi solicitada pela família de Antônio Pinto de Aguiar, 72 anos.

Segundo Dirce Barbosa de Aguiar, filho do idoso, ele perde a memória quando toma medicação. Era por volta de 15h30, de segunda-feira, quando foi notada a ausência de Antônio Aguiar. A família explica que ele estava na região do Rancho Diamante, na via de acesso ao Residencial Polinésia. Desde então não foi mais visto.

No meio da tarde, uma lancha da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), do CBM, percorreu mais de 7 km próximo à margem onde há vários condomínios e chácaras, à procura do idoso. Sem sucesso, a equipe solicitou apoio do helicóptero. A aeronave sobrevoou a região e também não teve êxito.

A família pede apoio da comunidade na identificação de Antônio Pinto de Aguiar. Caso haja informações, o contato é Dirce Barbosa, no celular 63.98127 8083.

 

 

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Bonfim começa a receber intervenções para realização de festejo

Além da limpeza do local, as estradas de acesso também estão recebendo intervenção

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Maquinários pesados estão sendo usados na realização dos serviços

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), iniciou esta semana a limpeza do terreno onde será montada a estrutura para a realização do tradicional Festejo do Senhor do Bonfim, em Natividade, município localizado  a cerca de 278 km de Palmas.

Uma equipe da residência Rodoviária de Dianópolis composta por cerca de 20 homens, além de maquinário pesado, foi designada para realizar os serviços no local.

De acordo com o presidente da Ageto, Virgílio Azevedo, além da limpeza dos terrenos, os acessos ao povoado do Bonfim também estão recebendo intervenções. “Para garantir a segurança e a trafegabilidade dos romeiros nós estamos realizando a manutenção das rodovias estaduais e das estradas vicinais da região”, explicou.

Os trabalhos começaram na última segunda-feira e devem ser concluídos até o início do mês de agosto. “Nós intensificamos a realização dos serviços com a intenção de facilitar a instalação da estrutura que será montada no local e proporcionar mais conforto aos visitantes do povoado”, finalizou o gestor.

Os festejos acontecem de 7 a 15 de agosto e é realizado há mais de dois séculos. Anualmente, milhares de fiéis percorrem, a pé, os 26 km que separam Natividade do povoado em agradecimento por uma graça alcançada.

 

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Juíza condena empresa aérea e banco a indenizar consumidor em 10 mil por danos morais e materiais e a ressarcir valor de passagem

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“Tratando-se o presente caso de responsabilidade civil objetiva, no qual o dever de indenizar surge independentemente da existência de dolo ou culpa, bastando estar configurada a causalidade material (…) Tal fato extrapola o que se pode entender por mero dissabor do dia-a-dia da vida urbana e afeta grande dissabor e desconforto”. Esse foi um dos vários argumentos que a juíza Aline Marinho Bailão Iglesias, atuando em auxílio ao Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom), usou para determinar solidariamente, banco e empresa, a pagamento de indenização por danos materiais e morais a um casal que teve prejuízo relacionado à compra de passagens aéreas.

Motivado por um evento de trabalho, Carlos Augusto Melo de Oliveira teria comprado em março de 2014, no cartão de crédito emitido pelo Banco Bradesco Cartões S/A, no nome de sua esposa, Maria Do Carmo Ribeiro, passagens para Florianópolis (SC). No aeroporto, ele foi impedido de embarcar pela empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A, uma vez que, apesar da passagem ter sido reservada em seu nome, havia sido comprada no nome de sua esposa.

Conforme constam nos autos, Oliveira, que já havia reservado hotel e não poderia perder o seminário, se viu obrigado a desembolsar o valor de outra passagem, já que a empresa estava irredutível quanto ao seu embarque. Para a juíza, “a ré transformou um momento rotineiro no infortúnio apontado na inicial, gerando dano moral indenizável, por violação a atributo da personalidade, em que a ansiedade, frustração e desconforto se presumem suportada”.

Na sentença, a magistrada atendeu em parte aos pedidos dos consumidores, fixando indenização por danos morais de R$ 10 mil e o ressarcimento das despesas com a passagem aérea, totalizando R$ 998,85.

Confira a sentença.

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