Conecte-se conosco

Cidades

Novo reservatório e pacote de serviços são entregues em Ipueiras

Novo reservatório tem capacidade para 75 m³ de água; mais de R$ 140 mil foram investidos

Publicados

em

Execução de rede interligada à parte alta da cidade

Durante todo o mês de março, equipes da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) executaram troca de reservatório e um pacote de serviços para garantir mais qualidade ao abastecimento de água em Ipueiras, região central do Estado. Ao todo, foram mais de R$ 140 mil investidos neste período.

Dentre os principais serviços realizados, constam a remoção do antigo reservatório e a interligação do novo Reservatório Elevado (REL) com capacidade para 75 m³ de água. Também foram executadas novas Redes de Distribuição de Água (RDA) e implantados três registros de descarga.

O diretor de Produção da Agência, Marcos Antônio da Silva, destaca que, após essa série de ações realizadas durante todo o mês de março, o serviço ofertado à população apresentou melhorias significativas. “O abastecimento de água no município se encontra em perfeito funcionamento, com abastecimento integral da cidade com eficiência e qualidade. Inicialmente, foi mobilizada uma equipe da Diretoria de Produção para planejar e executar uma grande operação com a finalidade de remover o antigo reservatório da ETA”, detalhou o diretor.

Para retirada do antigo reservatório, foram necessários dois caminhões muncks. Após a retirada do antigo, foi feita a interligação do novo REL ao Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Ipueiras. Somado a isto, foi executada uma nova Rede de Distribuição de Água (RDA) para ligação do novo reservatório diretamente com a parte alta da cidade e também executada setorização entre parte alta e parte baixa. O que garantiu assim uma melhoria significativa no abastecimento da parte alta da cidade.

ETA

A ETA de Ipueiras recebeu serviços de limpeza, reforma e urbanização de área. Para a limpeza da lagoa de decantação da água de lavagem dos filtros, a Agência contou com a parceria da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), que cedeu uma retroescavadeira.

Toda área da ETA foi revestida com cascalho e executada nova cerca de arame em todo perímetro da área, recolocado portão de acesso com travas, restaurando dessa forma toda estrutura de isolamento da área.

O diretor Marcos Antônio destaca ainda que é realizado o monitoramento contínuo da unidade, com foco na melhoria da qualidade dos serviços. “Desta forma, garantimos à sociedade ipueirense qualidade de vida por meio desse serviço público essencial”, concluiu.

Qualidade da água

Semanalmente, são realizados a coleta de água na cidade e o envio para laboratório de referência para análises mais detalhadas da qualidade da água distribuída à população, cujos resultados servem, também, para o eficiente controle de qualidade.

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Araguaína contabiliza 834 casos de covid 19 e chega a onze mortes

A quantidade foi registrada em um intervalo de menos de dez dias a contar do primeiro óbito, no dia 11. 789 casos da doença foram confirmados ontem, 20

Publicados

em

Araguaína registrou, na última quarta-feira, dia 20, mais duas mortes por covid-19. Com isso, a cidade chega a 11 vítimas fatais da doença, em um intervalo de menos de dez dias a contar do primeiro óbito, registrado no dia 11. Até ontem, 22, foram contabilizados no 67º boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde 834 casos confirmados de covid 19 no município.

Os pacientes são dois homens, de 88 e 51 anos, e estavam internados no Hospital Regional de Araguaína (HRA). O idoso não tinha comorbidades e deu entrada no hospital no dia 28 de abril, com queixa de febre, dor ao engolir, tosse, fraqueza muscular e alterações pulmonares de aspecto inflamatório.

O outro homem era hipertenso e diabético, deu entrada na unidade hospitalar no último dia 12, com febre, tosse e falta de ar. Ele é o terceiro paciente não-idoso vítima da covid-19 na cidade, um homem de 48 anos e uma jovem de 22 também morreram com a doença.

Outras mortes
A primeira morte por covid-19 em Araguaína foi registrada no dia 11 de maio, sendo a vítima um homem de 65 anos. Dois outros idosos de 79 e 83 também falecerem com a doença, no dia 12.

O quarto caso foi registrado no dia 13, um homem de 48 anos. Mais dois idosos, de 64 e 73 anos, morreram no dia 14. A sétima vítima, no dia 15, foi uma jovem de 22 anos. O oitavo óbito foi de uma idosa, de 83 anos, no dia 18. E a nona morte foi a de um senhor, de 84 anos.

Distanciamento social
Segundo o boletim epidemiológico do município, divulgado no dia 20, já são 789 casos confirmados da doença na cidade. O distanciamento social segue como a medida mais recomendada para desacelerar a transmissão da doença, evitando uma explosão de casos e garantindo que todos recebam assistência adequada.

Rede hospitalar
A rede hospitalar no Município, somando pública e privada, conta com 95 leitos exclusivos para Covid-19, sendo 67 leitos clínicos e 28 em unidades de tratamento intensivo (UTI). Desses, até a tarde da última terça-feira, dia 19, 16 leitos clínicos (22,5% do total) e 12 de UTI (24%) estavam ocupados.

O Hospital Dom Orione (HDO) dispõe de 28 leitos clínicos e 16 UTI, desses, quatro clínicos e sete UTI estão ocupados; o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) possui 10 leitos clínicos, estando sete ocupados; e o Hospital Regional de Araguaína (HRA) comunicou ter 10 leitos de UTI, com ocupação de quatro.

Já entre as unidades municipais, o Hospital Municipal de Araguaína (HMA) conta com quatro leitos exclusivos para tratamento de crianças com covid-19, sendo dois UTI, e nenhum está ocupado. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anatólio Dias Carneiro, há sete leitos, sendo dois com suporte avançado, desses, todos os clínicos e um avançado estão ocupados. Na Unidade Corona Norte, que inicia as atividades hoje, são 20 leitos com suporte avançado.

Continue Lendo

Cidades

Oportunidades de investimentos no Estado são apresentadas na Agrotins 100% digital

Também estarão disponíveis informações a respeito dos incentivos fiscais oferecidos pelo Governo aos setores empresarial e industrial

Publicados

em

Os diversos segmentos da cadeia econômica do Estado serão lembrados pela Sics durante a Agrotins/2020

A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) terá participação na plataforma digital da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2020 100% Digital), dentro do pavilhão institucional, onde serão disponibilizadas informações sobre os serviços da pasta nas áreas de atração de investimentos, com apresentação de indicadores específicos e dando ênfase às ações realizadas. Também estarão disponíveis informações a respeito dos incentivos fiscais oferecidos pelo Governo aos setores empresarial e industrial, com foco nas oito regiões econômicas do Estado e na estratégia utilizada para atender os 139 municípios do Tocantins.

Na plataforma digital da feira, a Sics também contará com a participação dos parceiros, a exemplo das entidades classistas e empresas que estarão expondo seus produtos e serviços a fim de promover a expansão dos negócios, alcançando novos mercados e ultrapassando fronteiras de maneira inovadora.

“A Agrotins virtual é uma estratégia criativa e inovadora que o governador Mauro Carlesse adotou, nesse momento de crise causada pela pandemia do novo Coronavírus para que possamos divulgar nossos projetos e ações que favorecem o crescimento econômico e social do Tocantins. A plataforma digital também permite que as empresas possam divulgar seus produtos de forma segura e eficaz nesse momento de dificuldades para o setor econômico”, destacou o gestor da pasta e presidente da Agência de desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra.

A Sics convida empresas para firmarem parceria para que tenham seus produtos, serviços e suas marcas divulgados junto à plataforma digital da Agrotins 2020.

Agrotins

A realização da Agrotins 2020 100% Digital ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de maio, trazendo como tema central Cerrado Sustentável. A feira será realizada por meio de uma plataforma on-line, no endereço com diversos expositores e palestrantes, além workshops e programação especial que será transmitida em tempo real no endereço eletrônico: www.agrotins.to.gov.br, com programação ao vivo das 8 às 18 horas, sendo que os conteúdos ficarão disponíveis por 30 dias após o término da feira.

A cada edição, a maior feira da região Norte do País leva informações para milhares de pecuaristas, agricultores, empresários e é responsável pela movimentação de milhões em negócios.

A feira foi lançada oficialmente no dia 12 de maio, pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, César Halum.

 

 

Continue Lendo

Cidades

Pau D’Arco recebe melhorias no saneamento básico

Entre as ações previstas para a próxima semana está a perfuração de um novo Poço Tubular Profundo no município

Publicados

em

Equipe técnica realiza detalhado estudo geológico antes de iniciar a perfuração

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), iniciou, na última semana, uma série de ações que objetivam melhorar o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) em Pau D’Arco, na região do Bico do Papagaio. Entre as ações previstas para a próxima semana está a perfuração de um novo Poço Tubular Profundo (PTP).

Em decisão liminar, a justiça determinou a retomada do contrato de concessão do abastecimento de água à autarquia estadual. O contrato havia sido rompido unilateralmente pelo executivo municipal em outubro passado. Diante de uma série de reclamações da população pela ineficácia dos serviços prestados por uma empresa privada que assumiu o serviço de abastecimento, o Ministério Público do Tocantins impetrou uma Ação Civil Publica (ACP).

Davi Goveia Junior, presidente da ATS, destaca que a perfuração de um novo PTP irá aperfeiçoar a produção de água, e assim evitar desabastecimento em pontos da cidade onde há interrupção pontual. “Na última semana, executamos manutenção com ações corretivas e preventivas. Já o sistema de captação de água também recebe melhorias com troca de bombas”, informa.

Antes de iniciar a perfuração de um PTP, a equipe de geologia da Agência faz um estudo detalhado do solo em diferentes locais da cidade. Após isso é iniciada perfuração que leva em média uma semana. Concluída esta etapa, a Gerência de Qualidade do Produto realiza coleta de amostragens para testes em laboratório. Confirmada a potabilidade, a água captada pelo novo poço é interligada à Rede de Distribuição de Água (RDA).

 

 

Continue Lendo

Notícias