domingo, 27 de maio de 2018
Geral

18/05/2018 ás 04h03

Romilton

Palmas / TO

Servidores do Sistema Penitenciário comemoram um ano de posse com competição e homenagens
A ação envolve corrida, competição e homenagens por meio da Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Tocantins.
Servidores do Sistema Penitenciário comemoram um ano de posse com competição e homenagens

Para comemorar um ano de posse e de trabalho no Sistema Penitenciário, os aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) - técnicos e analistas em Defesa Social - montaram uma programação com atividades para esta quinta, 17, e sexta-feira, 18. A ação envolve corrida, competição e homenagens por meio da Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Tocantins.


No início da manhã desta quinta-feira, os técnicos e analistas participaram de uma corrida em torno da Praça dos Girassóis, com parada no Palácio Araguaia. Após a agitação esportiva, se concentraram em frente à Seciju, onde houve homenagens e sorteio de brindes para aqueles que se destacaram durante esse primeiro ano de jornada profissional.


Fernanda Gonçalves Nogueira, 23 anos, é técnica em Defesa Social e começou trabalhando na Unidade Prisional Feminina (UPF) de Palmas. Atualmente ela exerce suas funções na Escola Superior de Gestão Prisional e Penitenciária (Esgepen) e disse que esse primeiro ano foi de muitas lutas, mas de conquistas também. “Foi muito positivo esse ano, nós chegamos para somar e o Sistema precisava de pessoal efetivo. A Escola está ampliando muito o leque, temos vários cursos programados e muito trabalho pela frente, que em equipe é mais gratificante”, destacou.


O diretor de Administração e Infraestrutura do Sistema Prisional, Orleanes de Souza, também é servidor efetivo e, com menos de um ano de posse, assumiu o grande desafio auxiliar na gestão. Ele explicou que a Seciju é parceria da Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário e potencializou a ideia da comemoração que surgiu pela entidade. “No momento estamos como gestão, mas também somos servidores de carreira. Então, potencializamos e entramos dando apoio ao evento, porque um ano de posse não dá para deixar passar em branco”, explicou.


Outro que também foi empossado como técnico em Defesa Social e, com menos de um ano, se tornou chefe de unidade é o servidor Rhomenyng de Sousa Afonso, de 26 anos, que atua na Central de Monitoramento Eletrônico. Para ele, o importante é entender que sempre há muito a aprender sobre o Sistema e a união é essencial para que as melhorias aconteçam. “Não me considero chefe, procuramos trabalhar em conjunto pra fazer a unidade crescer mais, com união dos servidores”, ressaltou o servidor.


Rhomenyng foi um dos homenageados no evento pelo seu trabalho e explicou que durante o ano aprendeu muito. “Lá [Sistema Penitenciário] é nossa casa, onde aprendi tudo, todas as rotinas, a parte interna e externa. E isso acontece com todos os servidores de lá. O saldo está sendo muito positivo, claro que ainda falta muito ainda para aprender, mas mantemos a humildade e estamos aqui para crescer. Já padronizamos a unidade, com base em outros estados, e criamos nosso método de trabalho, integrando todo o Sistema e trazendo melhorias”, completou.


A analista em Defesa Social, Luciana Porto, 36, também disse que se orgulha de fazer parte desse um ano de conquistas no Sistema, com o trabalho dos servidores efetivos. A servidora, que é pedagoga, trabalha como coordenadora pedagógica da Esgepen e tirou muitos aprendizados desse primeiro ano. “O Sistema Penitenciário do Tocantins, como qualquer outro, enfrenta muitos e grandes desafios, mas nós como efetivos estamos trabalhando na perspectiva de contribuir para melhorar isso”, explicou.


Atividades


Tanto nesta quinta quanto na sexta-feira, os servidores participarão de várias atividades. Além da corrida, os efetivos também ganharam brindes por meio de sorteio, homenagearam servidores que se destacaram no Sistema Penitenciário, dentre eles o secretário da pasta, Heber Fidelis, pela parceria constante com a Associação, de modo a melhorar as condições de trabalho.


O secretário destacou que esta data é um marco para os servidores de um Sistema muito complexo que precisa de pessoas engajadas e que gostem do trabalho. “Tenho acompanhado o trabalho dos efetivos e vejo como são importantes para a melhoria do Sistema como um todo, pois realmente lutam por isso e nos ajudam a gerir o Sistema de forma segura e humana”, explicou.


Na sexta pela manhã, haverá ainda uma competição de tiro, no Clube de Tiro, com pistolas, espingardas de calibre 12 e fuzil. A intenção é promover a integração dos servidores e também auxiliar na formação prática, com aprendizado de técnicas.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium