Quinta, 16 de agosto de 2018
Especiais

06/05/2018 ás 13h29

Romilton

Palmas / TO

Tocantins compartilha experiência de implementação da (BNCC) em evento nacional
A socialização da condução do processo no Estado está sendo realizada em Brasília (DF), no período de 2 a 3 de maio
Tocantins compartilha experiência de implementação da (BNCC) em evento nacional
O evento reuniu cerca de 80 representantes dos estados e municípios brasileiros para debater a implementação da BNCC

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) foi convidada pelo Ministério da Educação (MEC) para apresentar as experiências da rede estadual de ensino do Tocantins na construção e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A socialização da condução do processo no Estado está sendo realizada em Brasília (DF), no período de 2 a 3 de maio, durante o encontro com coordenadores estaduais e municipais de currículo e analistas de gestão de todo o Brasil.


O encontro é promovido pelo MEC, em regime de colaboração com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes de Educação (Undime). Tem como objetivo propor os conhecimentos, habilidades e competências essenciais que os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, por meio de oficinas e debates, e compartilhar as experiências de quem tem conseguido desenvolver seus currículos de acordo com o calendário definido. Além do Tocantins, também foram convidados a apresentar as boas práticas de trabalho e implementação da Base, os estados de São Paulo e Pernambuco.


De acordo com a técnica da Seduc e coordenadora estadual da BNCC no Tocantins, Maria Rita Labanca, o convite para expor as experiências do Estado às demais unidades da Federação é uma forma de reconhecimento e valorização ao trabalho que vem sendo realizado.


“Esse é o resultado do empenho de toda a equipe da Seduc e da Undime, envolvidas na BNCC, e da dedicação de todos os professores/redatores que, voluntariamente, têm contribuído com o processo. Assim que o MEC sinalizou o início dos trabalhos, reunimos todos os componentes e planejamos as ações. Agora, estamos na fase da construção coletiva da versão preliminar do currículo do Tocantins envolvendo escolas, universidades, professores, gestores e estamos construindo juntos a proposta”, relatou Maria Rita.


BASE


O documento da BNCC assegura que todas as escolas do país, sejam públicas ou privadas, desenvolvam com seus alunos as mesmas habilidades e competências essenciais, promovendo uma educação democrática e de qualidade para todos. Mas, a base não é currículo, ela estabelece o ponto aonde se quer chegar, enquanto os currículos – que são de responsabilidade das redes de educação e das escolas – determinam como atingir esses objetivos.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium