Quinta, 16 de agosto de 2018
Geral

20/04/2018 ás 08h28

Romilton

Palmas / TO

Estado e municípios debatem demandas da Assistência Social em reunião
Na ocasião, gestores e técnicos da Assistência Social do Estado e de 115 municípios debateram a situação dos Conselhos Municipais de Assistência Social
Estado e municípios debatem demandas da Assistência Social em reunião
Representantes de 115 municípios tocantinenses participaram da reunião da CIB

Gestores e técnicos da Assistência Social do Estado e de 115 cidades do Tocantins que integram a Comissão Intergestores Bipartite do Tocantins (CIB) reuniram-se na tarde desta quarta-feira, 18, no auditório da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), em Palmas, para discutirem os principais serviços executados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Tocantins.


 


Na ocasião, foram debatidos entre outras pautas a situação dos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS), a avaliação do curso de Atualização em Vigilância Socioassistencial do Programa CapacitaSuas, o repasse dos recursos do Apoio Financeiro aos Municípios, apresentação do serviço regionalizado de acolhimento para criança e adolescente do Abrigo Tia Messias Braga de Porto Nacional, a Guarda Subsidiada e Regionalização.


 


Para a secretária da Setas, Patrícia Amaral, as reuniões da CIB são um termômetro para a gestão estadual da situação da assistência social nos municípios. “Este é um momento para que possamos fazer um balanço, discutir e avaliar como está o cenário vivido por cada secretaria de assistência social dos municípios. Neste âmbito, os municípios apresentam suas dificuldades que são relevantes para a execução dos serviços do Suas e, consequentemente, para o desenvolvimento do Estado como um todo, e a partir dos debates,  podemos buscar solução com o Estado e apresentar nossas demandas nas esferas nacionais para solucionar cada demanda”, pontua.


 


CIB


 


A CIB é um espaço de interlocução de gestores, que atuam como representatividade do Estado e dos municípios, levando em conta seus portes e distribuição regional, de forma que seus membros representem os interesses e as necessidades coletivas referentes à Política de Assistência Social.


 


De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, da cidade de Araguaína, Fernanda Barbosa, os encontros mensais da CIB são importantes por causa da gama de informações que são repassadas aos municípios. "As diretrizes do Suas mudam constantemente, então, sentimos a necessidade de ter informações atualizadas sobre tudo o que está sendo feito em todas as regiões na área da Assistência Social. Essas reuniões são essenciais, também, para que a gente consiga trocar experiências, discutir as mudanças do Suas e coletar resultados positivos acerca dos projetos que estão sendo desenvolvidos em benefício daqueles que mais precisam”, explica.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium