domingo, 20 de maio de 2018
Educação

27/02/2018 ás 16h44

Romilton

Palmas / TO

Escolas celebram o Dia Nacional do Livro Didático
Objetivo é discutir, com alunos e pais, sobre sobre a utilização e a importância do cuidado e conservação do livro didático
Escolas celebram o Dia Nacional do Livro Didático
Escolas públicas do Tocantins já estão distribuindo os livros didáticos

Nesta terça-feira, 27, comemora-se o Dia Nacional do Livro Didático, a data foi instituída com a finalidade de promover eventos, com alunos e pais, nas escolas sobre a utilização e a importância do cuidado e conservação do livro didático. Neste ano, no Tocantins, estão sendo distribuídos 165.482 novos livros.


Na Escola Estadual Raquel de Queiroz, em Palmas, a gestora Katilce de Souza Guedes aproveitou o lançamento de um projeto, realizado na semana passada, para falar sobre a entrega dos livros didáticos e os cuidados para a sua preservação, para que, no ano seguinte, ele esteja em boas condições para serem utilizados por outros alunos. “Realizamos a distribuição dos livros por série, mostramos como encapar e falamos sobre os cuidados com o manuseio desse material”, afirma.


A estudante Caroline Ferreira dos Santos, de 15 anos, aluna da 2ª série do ensino médio, contou que esta é a primeira vez que recebe livros novos. “Nas outras vezes, recebi livros que já foram utilizados e eram livros bem conservados, por isso é importante cuidarmos do nosso material”, frisa.


Mônica Rodrigues, de 15 anos, aluna da 2ª série do ensino médio, explicou que sempre cuida bem do seu material. “Quando recebemos os livros, fico curiosa para folheá-los. Os livros didáticos representam uma ferramenta para realizar as pesquisas para os nossos trabalhos”, enfatizou.


O estudante Wanderson Farias, de 19 anos, contou que gosta muito de ler e sempre cuida com carinho do seu material. “Já fui premiado várias vezes por alcançar as metas de número de livros lidos durante o semestre. Os livros didáticos são importantes para nos auxiliar na aprendizagem durante o ano e também devemos pensar nos colegas, que vão utilizá-los no ano seguinte”, esclareceu.


Os livros didáticos são distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Em 2017, no Tocantins, o PNLD alcançou 275.303 alunos, 982 escolas e foram distribuídos 1.478.847 livros, conforme dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


Orientações da Seduc


No Tocantins, as agências dos Correios têm até esta quarta-feira, 28, para finalizar a entrega dos livros didáticos nas escolas. Célia Maria Fernandes Moraes, coordenadora estadual do Livro Didático no Estado, explicou que a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes encaminhou orientações para as Diretorias Regionais de Educação recomendando que escolas realizassem um dia de mobilização para a entrega dos livros didáticos, de preferência com a presença dos pais. A escolha desse dia de mobilização ficou por conta da escola.


“Os livros didáticos constituem uma rica ferramenta de apoio para os estudantes com os conteúdos teóricos e práticos e facilita o trabalho dos professores, porque estes veem com a organização dos conteúdos a serem ensinados, com dicas de trabalhos, alguns exemplares trazem os conteúdos em CDs. Além disso, os livros didáticos trazem indicações de sites, de documentários e de leituras complementares para ampliar a aprendizagem”, explica.


 




 


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium