Faça da Folha do Tocantins sua página incial

Contato

folhadotocantins@gmail.com

Domingo, 20 de agosto de 2017

EM PALMAS

Assembleia vai reunir prefeitos para definir destino de recursos de empréstimo

Deputados defendem mais recursos para os municípios

HOME ESTADO POLÍTICA OPINIÃO GERAL

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

JALAPÃO

Voluntários auxiliam equipe do parque Estadual do Jalapão durante temporada de férias

Programação teve início no dia 3 de julho e segue até o dia 15 de agosto com uma equipe de São Paulo

Divulgação

Voluntária auxilia na sensibilização e nas ações de Educação Ambiental.

04 AGO  2017 atualizado às 08:32

Durante a temporada de férias, o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) recebeu 17 pessoas que fizeram parte do Programa Voluntário pela Natureza, promovido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Dentre eles estão pessoas dos estados de São Paulo, Goiás e também do Tocantins, que auxiliam nas ações da Unidade de Conservação durante o mês de julho, seguindo até o dia 15 de agosto. Nesta quinta-feira, 3, a última equipe, formada por quatro voluntários de São Paulo, está na sede do escritório do Parque, ajudando em algumas demandas da Unidade. A programação teve início no dia 3 de julho e segue até o dia 15.

Caio Costabile Menegucci, acadêmico de Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro da Universidade Estadual Paulista (Unesp), explicou que descobriu o Programa Voluntário pela Natureza por meio de pesquisa na internet, e como tinha muita curiosidade em conhecer a região, aproveitou a chance para ampliar os conhecimentos sobre a gestão de Áreas Protegidas.

“O Manejo integrado do Fogo, as boas práticas com as comunidades tradicionais que habitam a região, o manejo sustentável do capim dourado, o resgate da fauna e o Programa de Uso Público foram experiências que com certeza serão engrandecedoras, tanto para minha formação pessoal, como para a profissional”, destacou Caio. O voluntário relatou ainda que cada vez mais observa que programas de voluntariado em UCs são uma das melhores formas de aproximar a sociedade das políticas ambientais, e que as mesmas devem ser incentivadas.

Também como Caio a engenheira ambiental de Goiânia (GO), Raissa Aires Gonçalves, soube do programa no site do Naturatins. Ela conta que ficou  encantada com trabalho do Instituto e também de conhecer de perto o Parque Estadual do Jalapão. “Os dias que passei no parque foram incríveis, uma somatória de troca de experiências e muito aprendizado. Foi muito bom conhecer uma unidade de conservação de proteção integral. Espero voltar outras vezes”, argumentou.

Quem ainda esteve participando do programa foi o estagiário do Naturatins e estudante do curso de agrimensura do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Mateus Chagas. “A minha visita ao parque, o trabalho que realizei, as pessoas e profissionais que conheci irão me tornar uma pessoa melhor, uma pessoa que conhece, que preserva e que ama o meio ambiente em que vive. Tudo isso graças a esse lugar, que deixou de ser a ‘Jalapa de Mateiros’ e se tornou o Jalapão do mundo”, frisou.

Doação pessoal

A inspetora de recursos naturais, Hellen Flávia, relatou que o trabalho voluntário no PEJ busca muito mais que reforços humanos para contribuir nas ações. Ela ressaltou que o objetivo é trazer o olhar da sociedade para dentro da gestão da UC. “O PEJ não pertence somente ao Naturatins, pertence a toda sociedade. Aqui realizamos uma grande troca de conhecimento, onde todos saem de cada operação mais enriquecidos como seres humanos. Ser voluntário é uma doação pessoal de amor e cuidado pelo meio ambiente”, considerou.

Para o supervisor do PEJ, João Miranda, o Programa Voluntário pela Natureza apoia a gestão de uso público na unidade. Ele conta que os voluntários auxiliam no monitoramento, acompanhamento, orientação e sensibilização, e ainda nas ações de educação ambiental. “Eles ajudam no controle da entrada dos visitantes na base das dunas, orienta e acompanha os visitantes na contemplação do por do sol”, completou.

Segundo o gestor, todas as atividades são realizadas juntamente com a equipe do PEJ. “O convívio que os voluntários têm dentro do Parque serve para suas vidas profissionais e para o dia a dia na sociedade. É muito gratificante a convivência com eles e desejo que possam vir mais vezes. Aproveito para agradecer a todos os voluntários que já passaram pelo parque”, finalizou.

O pessoal de São Paulo ainda ficará na região até o dia 15. “Nestes dias eles não trabalharão apenas nas Dunas. Hoje [quinta-feira, 3], por exemplo, estamos fazendo um brainstorm. Eles vão nos ajudar com  ideias para placas de informações, planejamento para a programação de datas comemorativas, como o Dia do Cerrado, e outras ações de educação ambiental no parque, além de outros projetos”, informou  a inspetora de Recursos Naturais, Hellen Flávia Teixeira Cunha.



Publicidade

Publicidade

PONTE ALTA

Equipe do Programa Criança Feliz realiza visitas em Ponte Alta

DIANÓPOLIS

Governador entrega cisternas do Programa Água para Todos em Dianópolis nesta sexta

OPINIÃO

Miguel Lucena // 11 JUL  2017

Cortesia com o chapéu alheio na Câmara Legislativa do DF

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), achando pouco a quantidade de bolsas que são distribuídas a troco de nada e as verbas de gabinete usadas sem rumo, resolveram incluir no Código Penitenciário do Distrito Federal, subsídio para que os presidiários possam frequentar teatro e cinema.

Greice Guerra // 11 JUL  2017

Filme mostra que o Plano Real, atento às regras do mercado, estabilizou economia e gerou crescimento

O governo de Itamar Franco-Fernando Henrique Cardoso, com economistas atentos, como Gustavo Franco e Persio Arida, debelou a inflação, estabilizou a moeda e gerou confiança no mercado

ARAGUAÍNA

Polícia Civil recupera produtos agropecuários furtados de fazendas na região de Araguaína

ESTADO

Programa Criança Feliz realiza atendimento integrado a famílias de Ponte Alta e Pindorama

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NA ASSEMBLEIA

Escola do Legislativo é lançada com expectativa de fazer diferença na vida do cidadão

ESTADO

Governo entrega títulos de propriedade de cisternas em Dianópolis

NA FORMATURA DO PROERD

Marcelo entrega viaturas e anuncia implantação do Colégio Militar

Indicação de notícia

04/08/2017

Voluntários auxiliam equipe do parque Estadual do Jalapão durante temporada de férias

Programação teve início no dia 3 de julho e segue até o dia 15 de agosto com uma equipe de São Paulo

ESTADO E SECRETARIAS
AUTARQUIAS E GERAL
POLÍTICA E SERVIÇOS SITES ESPECIAIS

Copyright Folha do Tocantins. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha do Tocantins