Faça da Folha do Tocantins sua página incial

Contato

folhadotocantins@gmail.com

Domingo, 20 de agosto de 2017

EM PALMAS

Assembleia vai reunir prefeitos para definir destino de recursos de empréstimo

Deputados defendem mais recursos para os municípios

HOME ESTADO POLÍTICA OPINIÃO GERAL

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

SAÚDE PÚBLICA

Tocantins terá Plano Diretor Estratégico para hospitais do Estado

Governo e a Organização Pan-Americana da Saúde trabalham na elaboração do Plano que, inicialmente, deverá ser implantado em seis hospitais estaduais

Divulgação

Consultora da Opas, Márcia Amaral, afirma que o planejamento da gestão da saúde deve obedecer a critérios que desafoguem as unidades hospitalares, com atendimentos que podem ser realizados nas unidades básicas.

13 JUL  2017 atualizado às 06:59

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, tem feito investimentos importantes no aprimoramento e na melhoria da gestão na rede hospitalar que abrange 18 hospitais públicos. Parte dessas ações é a oficina que ocorre nesta terça-feira, 11, e está abrindo a agenda de trabalho do Projeto Rede Hospitalar do Tocantins, com vistas à criação e à implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) dos hospitais. A ideia é que os diretores desenvolvam habilidades para atuação na criação, na implementação e no monitoramento do plano dentro dos hospitais. 

O Projeto Rede Hospitalar do Tocantins prevê a implantação do plano, inicialmente, em seis hospitais estaduais: Hospital Geral de Palmas; Hospital e Maternidade Dona Regina; Hospital Infantil de Palmas; Hospital Regional de Araguaína; Hospital Regional de Gurupi; e o Hospital Regional de Augustinópolis. Na segunda etapa, a implantação do projeto ocorrerá nos outros 12 hospitais estaduais.

Diretrizes

A proposta de melhoria da gestão dos hospitais estaduais está embasada em três diretrizes estratégicas: Implementar um modelo de atenção integral e humanizado com foco na qualidade de assistência e segurança dos usuários; integrar o hospital no sistema de saúde loco-regional articulado às redes de atenção à saúde e linhas de cuidado e exercer um modelo de gestão compartilhada baseada na contratualização de metas e resultados com critérios claros de avaliação e controle.

O oficial nacional da área de sistema e serviço de saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Alexandre Florêncio, destacou que “o foco central é o papel do hospital na rede do SUS, na assistência no Tocantins. Devemos ter sempre em mente a pergunta: o objetivo e o trabalho do hospital conseguem responder às necessidades da população do Tocantins?”, refletiu ele.

Ainda segundo o oficial, os diretores são atores protagonistas do desenvolvimento do plano dentro do hospital. “Quando o diretor leva as atividades ou estratégias de desenvolvimento do plano na sua unidade hospitalar, ele vai trabalhar com sua equipe de gestão, mas também com cada um dos seus profissionais. Ele vai na unidade produtiva, na equipe de enfermagem, na sala cirúrgica, na UTI [Unidade de Terapia Intensiva]; começa a discutir como organizar seus processos de trabalho e como fazer uma oferta pública de seus serviços para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou.

O plano vai trabalhar algumas áreas como dimensionamento da força de trabalho, percepção e a distribuição da equipe multiprofissional que atua nos hospitais, e avaliar como estão serviços, ofertas, especialidades e procedimentos que são realizados.

Abertura

A abertura do evento ocorreu na noite dessa segunda-feira, 10,  com o tema Plano Diretor dos Hospitais – O Futuro Chegando ao Tocantins. Segundo a diretora do Hospital Regional de Augustinópolis (HRA), Cristiane Costa Uchôa, a unidade hospitalar é referência para 24 municípios do Bico do Papagaio, onde a maioria da população não possui plano de saúde e depende do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimentos médicos. Para a diretora, o Governo do Tocantins vem implementando ações que visam a melhoria dos atendimentos naquela região. “O Estado está conseguindo fazer uma boa gestão, porém ainda identificamos muitos entraves que precisam ser solucionados. A demanda é muito grande principalmente de atendimentos na área de ortopedia, devido aos altos índices de acidentes de trânsito”, ressaltou.

Abrindo o ciclo palestras, o secretário da Saúde, Marcos Musafir, explanou sobre os avanços da Saúde. “Vencemos algumas barreiras, modernizamos a gestão, mas ainda temos muitos desafios para vencer”, afirmou.

Para a consultora da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), Márcia Amaral, o planejamento e o sucesso da gestão da saúde devem obedecer critérios que desafoguem as unidades hospitalares com atendimentos que podem ser realizados nas unidades básicas. “Existem tecnologias de organização de serviços que fortalecem a gestão, desde classificar o risco, atender as pessoas por ordem de prioridade, de idade, fazer com que o hospital se relacione com as unidades de saúde, as unidades básicas e a rede ambulatorial especializada”, informou.



Publicidade

Publicidade

PONTE ALTA

Equipe do Programa Criança Feliz realiza visitas em Ponte Alta

DIANÓPOLIS

Governador entrega cisternas do Programa Água para Todos em Dianópolis nesta sexta

OPINIÃO

Miguel Lucena // 11 JUL  2017

Cortesia com o chapéu alheio na Câmara Legislativa do DF

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), achando pouco a quantidade de bolsas que são distribuídas a troco de nada e as verbas de gabinete usadas sem rumo, resolveram incluir no Código Penitenciário do Distrito Federal, subsídio para que os presidiários possam frequentar teatro e cinema.

Greice Guerra // 11 JUL  2017

Filme mostra que o Plano Real, atento às regras do mercado, estabilizou economia e gerou crescimento

O governo de Itamar Franco-Fernando Henrique Cardoso, com economistas atentos, como Gustavo Franco e Persio Arida, debelou a inflação, estabilizou a moeda e gerou confiança no mercado

ARAGUAÍNA

Polícia Civil recupera produtos agropecuários furtados de fazendas na região de Araguaína

ESTADO

Programa Criança Feliz realiza atendimento integrado a famílias de Ponte Alta e Pindorama

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NA ASSEMBLEIA

Escola do Legislativo é lançada com expectativa de fazer diferença na vida do cidadão

ESTADO

Governo entrega títulos de propriedade de cisternas em Dianópolis

NA FORMATURA DO PROERD

Marcelo entrega viaturas e anuncia implantação do Colégio Militar

Indicação de notícia

13/07/2017

Tocantins terá Plano Diretor Estratégico para hospitais do Estado

Governo e a Organização Pan-Americana da Saúde trabalham na elaboração do Plano que, inicialmente, deverá ser implantado em seis hospitais estaduais

ESTADO E SECRETARIAS
AUTARQUIAS E GERAL
POLÍTICA E SERVIÇOS SITES ESPECIAIS

Copyright Folha do Tocantins. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha do Tocantins