Faça da Folha do Tocantins sua página incial

Contato

folhadotocantins@gmail.com

Domingo, 20 de agosto de 2017

EM PALMAS

Assembleia vai reunir prefeitos para definir destino de recursos de empréstimo

Deputados defendem mais recursos para os municípios

HOME ESTADO POLÍTICA OPINIÃO GERAL

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

ESTADO

Tocantins é destaque em número de escolas inscritas para o Prêmio Gestão Escolar 2017

Até a sexta-feira, 7, Tocantins já registrava 224 escolas participantes; mais de 15% do total de 1.486 unidades de ensino públicas no Estado

Divugação

Coordenadores estaduais do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017 estiveram reunidos nos dias 6 e 7, em Palmas

11 JUL  2017 atualizado às 08:17

Gestores municipais de educação de diversas regiões brasileiras e os coordenadores estaduais do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017 estiveram reunidos nos dias 6 e 7, em Palmas, para a reunião técnica nacional do PGE, promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). No último dia do evento, os participantes receberam orientações gerais sobre o sistema de avaliação e o acompanhamento das inscrições, cujo ranking está sendo liderado pelo Tocantins, com o maior número de escolas inscritas, proporcionalmente ao quantitativo de unidades escolares existentes no Estado.

Até o final da tarde da sexta-feira, 7, mais de 146 mil escolas de todo o País já estavam inscritas no Prêmio Gestão Escolar 2017. O Tocantins já registrava 224 escolas participantes, o que representa mais de 15% do total de 1.486 unidades de ensino públicas no Estado.

O volume de escolas tocantinenses inscritas foi comemorado pela secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, que é coordenadora nacional do Prêmio, junto com o secretário de Educação do Acre, Marco Antônio Brandão. “É uma alegria para o Tocantins sediar essa reunião e receber essa comitiva nacional para tratar de gestão escolar e colaborar para que os resultados almejados pelo Prêmio Gestão sejam alcançados. Estamos felizes com esse volume de inscritos até o momento, mas a nossa meta é que todas as 518 escolas estaduais do Tocantins e a maioria das unidades municipais participem do PGE 2017”, ressaltou.

Segundo a gestora, a iniciativa, que conta também com a parceria da União dos Dirigentes Municipais (Undime) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), tem como “principal contribuição promover a autoavaliação dos processos de gestão escolar, dos projetos, programas, ações da escola, mas sobretudo com foco nos resultados, no impacto da aprendizagem e que nos permite avaliar de que forma podemos melhorar cada vez mais as práticas de gestão educacional”, enfatizou.

Inscrições

As inscrições seguem abertas até o dia 14 de agosto e devem ser feitas pelo site www.premiogestaoescolar.org.br. Podem concorrer escolas do ensino da educação básica das redes públicas estaduais/distrital e municipais. A restrição fica para as unidades de ensino que tenham sido premiadas na edição anterior do PGE. Estas não poderão participar.

Mobilização nos estados

Dentre as intenções da reunião técnica está a mobilização das redes estaduais e municipais de ensino para a participação no Prêmio, que valoriza a gestão de sucesso e incentiva a utilização do PGE como indutor de boas práticas.

Segundo a representante da Secretaria de Educação de Roraima, Shirley Torreias, o conhecimento proporcionado pelo encontro nacional acarretará o aumento da participação em seu estado. “Estamos encantados com o Tocantins e a recepção calorosa que tivemos da professora Wanessa e de toda a equipe. Acredito que o objetivo da reunião foi alcançado com êxito, ao esclarecer sobre os processos da autoavaliação e mostrar como podemos utilizar essas ferramentas disponíveis para melhorar a gestão das escolas. Saímos daqui com muitas informações valiosas”, avaliou.

O vice-presidente da Undime de Mato Groso, Sílvio Fidélio, que é secretário municipal de Educação de Várzea Grande, participa pela primeira vez do PGE e está confiante com os resultados possíveis por meio da autoavaliação. “Já tenho 30 anos de educação, e, portanto, propriedade para dizer o quanto esse aprendizado que o Prêmio proporciona é importante. Não podemos perder de vista o processo da gestão escolar que está atrelado aos resultados da aprendizagem. Nestes dois dias, adquirimos muita experiência que será multiplicada para as escolas de todo o Brasil. Tudo isso não seria possível sem a organização da equipe do Tocantins, a qual agradecemos em nome da professora Wanessa”, frisou.

A secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa, destacou a relevância da iniciativa para a qualidade do ensino no Brasil. “O Consed tem priorizado a realização do PGE por acreditar no poder que é a gestão escolar, por conhecer o impacto que ela tem no sucesso da aprendizagem e saber que é uma das estratégias fundamentais para melhorar a educação no País”, ponderou.

Premiação

A premiação do PGE 2017 será concedida nas categorias Escola Destaque Local, Destaque Estadual/Distrital, Destaque Regional e Referência Brasil. Os representantes das unidades de ensino Destaque Estadual/Distrital, serão contempladas com viagens nacionais. Já as vencedoras na categoria Regional e na Referência Brasil ganharão uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina. A escola escolhida como Referência Brasil também leva um prêmio de R$ 30 mil.



Publicidade

Publicidade

PONTE ALTA

Equipe do Programa Criança Feliz realiza visitas em Ponte Alta

DIANÓPOLIS

Governador entrega cisternas do Programa Água para Todos em Dianópolis nesta sexta

OPINIÃO

Miguel Lucena // 11 JUL  2017

Cortesia com o chapéu alheio na Câmara Legislativa do DF

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), achando pouco a quantidade de bolsas que são distribuídas a troco de nada e as verbas de gabinete usadas sem rumo, resolveram incluir no Código Penitenciário do Distrito Federal, subsídio para que os presidiários possam frequentar teatro e cinema.

Greice Guerra // 11 JUL  2017

Filme mostra que o Plano Real, atento às regras do mercado, estabilizou economia e gerou crescimento

O governo de Itamar Franco-Fernando Henrique Cardoso, com economistas atentos, como Gustavo Franco e Persio Arida, debelou a inflação, estabilizou a moeda e gerou confiança no mercado

ARAGUAÍNA

Polícia Civil recupera produtos agropecuários furtados de fazendas na região de Araguaína

ESTADO

Programa Criança Feliz realiza atendimento integrado a famílias de Ponte Alta e Pindorama

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NA ASSEMBLEIA

Escola do Legislativo é lançada com expectativa de fazer diferença na vida do cidadão

ESTADO

Governo entrega títulos de propriedade de cisternas em Dianópolis

NA FORMATURA DO PROERD

Marcelo entrega viaturas e anuncia implantação do Colégio Militar

Indicação de notícia

11/07/2017

Tocantins é destaque em número de escolas inscritas para o Prêmio Gestão Escolar 2017

Até a sexta-feira, 7, Tocantins já registrava 224 escolas participantes; mais de 15% do total de 1.486 unidades de ensino públicas no Estado

ESTADO E SECRETARIAS
AUTARQUIAS E GERAL
POLÍTICA E SERVIÇOS SITES ESPECIAIS

Copyright Folha do Tocantins. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha do Tocantins