Faça da Folha do Tocantins sua página incial

Contato

folhadotocantins@gmail.com

Domingo, 20 de agosto de 2017

EM PALMAS

Assembleia vai reunir prefeitos para definir destino de recursos de empréstimo

Deputados defendem mais recursos para os municípios

HOME ESTADO POLÍTICA OPINIÃO GERAL

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

PACTO FEDERATIVO

Grupo de trabalho sobre Código Florestal vai reunir estados do Matopiba

Debate acerca do Código Florestal tem papel de fortalecer o pacto federativo e contribuir para que a lei seja cumprida

Divulgação

Representantes do Matopiba debatem avanços do Código Florestal em São Luís (MA) - Divulgação

14 JUL  2017 atualizado às 11:05

A criação de um grupo de trabalho especificamente focado no Código Florestal com representantes do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) foi um dos direcionamentos que resultaram do debate realizado em São Luís (MA) nessa quarta-feira, 12, com participação da secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Meire Carreira. O encontro teve como objetivo debater as experiências até aqui, os gargalos e os avanços destes 5 anos do Código Florestal e foi articulado pelo Observatório do Código Florestal (OCF).

Levando em consideração que os estados do Matopiba, uma das principais fronteiras ambientais e produtivas do Brasil, contam com características similares e problemas em comum, o debate em questão tem papel de fortalecer o pacto federativo e contribuir para que a lei seja cumprida.

Representando o Tocantins, Meire Carreira destacou a necessidade de somar forças e esclarecer a população, que muitas vezes tem uma visão equivocada e enviesada sobre os próprios biomas em que vive, com descompasso entre preservação e produção. Ela lembrou os esforços do Estado em prol do combate ao desmatamento e às queimadas, como a implantação do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Gurupi, e a atualização do Plano de Prevenção de Combate ao Desmatamento e às Queimadas, que teve um grupo de trabalho reativado e deve entregar, até agosto, uma primeira versão que servirá de base para os investimentos na área nos próximos anos.

“A partir desta reunião, podemos criar uma rede de fortalecimento dos quatro estados do Matopiba, reportar as boas iniciativas e trabalhar de forma integrada para que se alcance uma melhoria da gestão ambiental em todos os estados”, reforçou Meire.

A economia brasileira é fortemente baseada no uso do solo, lembrou André Guimarães, diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), e o desafio é equilibrar a proteção ambiental com a produção, algo ainda mais decisivo na região do Matopiba. “O Ipam tem desenvolvido pesquisas nessa área e lutado, também, para a regulamentação do artigo 41 do Código. Isso é fundamental e beneficiará a todos”, disse.

CAR

A implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro eletrônico público de informações ambientais georreferenciadas de todos os imóveis rurais do país, é uma das normativas da lei ambiental que mais se destacaram. Carlos Eduardo Sturm, diretor de fomento e inclusão do Serviço Florestal Brasileiro, reforçou os avanços significativos conquistados no CAR até o momento: 410 milhões de hectares cadastrados no país, 1,5 milhão de nascentes declaradas e 15 milhões de hectares de Área de Preservação Permanente (APP), que posteriormente serão analisados e validados. No Tocantins, 14.964.357,79 hectares já foram cadastrados no CAR. 





Publicidade

Publicidade

PONTE ALTA

Equipe do Programa Criança Feliz realiza visitas em Ponte Alta

DIANÓPOLIS

Governador entrega cisternas do Programa Água para Todos em Dianópolis nesta sexta

OPINIÃO

Miguel Lucena // 11 JUL  2017

Cortesia com o chapéu alheio na Câmara Legislativa do DF

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), achando pouco a quantidade de bolsas que são distribuídas a troco de nada e as verbas de gabinete usadas sem rumo, resolveram incluir no Código Penitenciário do Distrito Federal, subsídio para que os presidiários possam frequentar teatro e cinema.

Greice Guerra // 11 JUL  2017

Filme mostra que o Plano Real, atento às regras do mercado, estabilizou economia e gerou crescimento

O governo de Itamar Franco-Fernando Henrique Cardoso, com economistas atentos, como Gustavo Franco e Persio Arida, debelou a inflação, estabilizou a moeda e gerou confiança no mercado

ARAGUAÍNA

Polícia Civil recupera produtos agropecuários furtados de fazendas na região de Araguaína

ESTADO

Programa Criança Feliz realiza atendimento integrado a famílias de Ponte Alta e Pindorama

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NA ASSEMBLEIA

Escola do Legislativo é lançada com expectativa de fazer diferença na vida do cidadão

ESTADO

Governo entrega títulos de propriedade de cisternas em Dianópolis

NA FORMATURA DO PROERD

Marcelo entrega viaturas e anuncia implantação do Colégio Militar

Indicação de notícia

14/07/2017

Grupo de trabalho sobre Código Florestal vai reunir estados do Matopiba

Debate acerca do Código Florestal tem papel de fortalecer o pacto federativo e contribuir para que a lei seja cumprida

ESTADO E SECRETARIAS
AUTARQUIAS E GERAL
POLÍTICA E SERVIÇOS SITES ESPECIAIS

Copyright Folha do Tocantins. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha do Tocantins