Faça da Folha do Tocantins sua página incial

Contato

folhadotocantins@gmail.com

Domingo, 20 de agosto de 2017

EM PALMAS

Assembleia vai reunir prefeitos para definir destino de recursos de empréstimo

Deputados defendem mais recursos para os municípios

HOME ESTADO POLÍTICA OPINIÃO GERAL

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

ESTADO

Governo do Tocantins leva Programa ID Jovem para comunidade indígena

Lançamento ocorreu na sexta-feira, 7, na aldeia Porteira, da etnia Xerente, pelo secretário Nacional da Juventude, Assis Filho, no município de Tocantínia

Divulgação

O secretário Nacional Assis Filho ressaltou a receptividade dos indígenas que realizaram uma apresentação com jogos e danças tradicionais.

11 JUL  2017 atualizado às 08:03

Nessa sexta-feira, 7, o projeto Identidade Jovem (ID Jovem) foi lançado pelo secretário Nacional da Juventude, Assis Filho, na aldeia indígena Porteira, da etnia Xerente, no município de Tocantínia. Ação contou com a participação do superintendente da Juventude da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Ricardo Ribeirinha, e autoridades locais.

Assis Filho ressaltou a receptividade dos indígenas que realizaram uma apresentação com jogos e danças tradicionais. “Sou natural do Estado do Maranhão, um local com muitas comunidades indígenas, mas essa é a primeira vez que visito uma aldeia. Estou emocionado com a maneira como fui recebido aqui. Saio deste local com o fôlego revigorado, com muita força para levar as demandas desse povo”, afirmou.

Além de falar do ID Jovem, o secretário Nacional participou de uma cerimônia na qual foi batizado pelos Xerente e recebeu o nome de Waikairã, que significa homem de pele branca. O cacique da Aldeia Porteira, Tiago Xerente, entregou um ofício a Assis Filho, com algumas demandas solicitadas ao secretário, que se comprometeu em auxiliar seus encaminhamentos. “Me comprometo a marcar uma reunião com o ministro do Esporte para auxiliar na articulação de uma quadra poliesportiva para essa comunidade indígena e faço ainda um compromisso, que sei que tenho total condições de cumprir, vamos entregar um kit esportivo para cada jovem indígena desse local”, afirmou.

O superintendente da Juventude Ricardo Ribeirinha, ressaltou a importância de realizar o lançamento do projeto ID Jovem na Aldeia Porteira. “Esse é um programa para viabilizar o acesso a diversos serviços para comunidade de baixa renda, essa ainda é a situação do jovem indígena no Tocantins. Esse foi um dia muito importante para as Políticas Públicas da Juventude no Estado do Tocantins”, pontuou.

O cacique, Tiago Xerente, ficou muito feliz em receber a ação de lançamento do Programa ID Jovem na Aldeia Porteira. “Reunimos aqui não só os habitantes da Porteira, mas de diversas aldeias da região do Funil, esperamos que esse programa venha contribuir muito para nossos jovens, para que tenham mais direitos e consigam mais acesso às Políticas Públicas”, disse.

Uma das moradoras da aldeia, Eliete Xerente, ressaltou que a população indígena precisa ser mais pautada pelos gestores públicos. “Hoje um secretário Nacional esteve aqui e pôde conhecer a nossa realidade. Ter esse tipo de ação realizada em nossa aldeia é importante para isso, para que as pessoas possam se colocar no nosso lugar e perceber do quanto ainda precisamos. Espero que aconteçam mais ações por aqui e que mais políticas públicas cheguem para nós”, concluiu.

Beneficiários do Programa

Além dos jovens indígenas, o programa beneficia todos os jovens de 15 a 29 anos que possuem renda mensal de até dois salários mínimos e pessoas com deficiência. Os interessados devem preencher um formulário que está disponível nos Centros de Referência e Assistência Social dos municípios e na Caixa Econômica Federal, no endereço eletrônico http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx ou baixar o aplicativo da ID Jovem. Basta fazer o download no celular e preencher os dados para gerar o cartão virtual. 

Publicidade

Publicidade

PONTE ALTA

Equipe do Programa Criança Feliz realiza visitas em Ponte Alta

DIANÓPOLIS

Governador entrega cisternas do Programa Água para Todos em Dianópolis nesta sexta

OPINIÃO

Miguel Lucena // 11 JUL  2017

Cortesia com o chapéu alheio na Câmara Legislativa do DF

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), achando pouco a quantidade de bolsas que são distribuídas a troco de nada e as verbas de gabinete usadas sem rumo, resolveram incluir no Código Penitenciário do Distrito Federal, subsídio para que os presidiários possam frequentar teatro e cinema.

Greice Guerra // 11 JUL  2017

Filme mostra que o Plano Real, atento às regras do mercado, estabilizou economia e gerou crescimento

O governo de Itamar Franco-Fernando Henrique Cardoso, com economistas atentos, como Gustavo Franco e Persio Arida, debelou a inflação, estabilizou a moeda e gerou confiança no mercado

ARAGUAÍNA

Polícia Civil recupera produtos agropecuários furtados de fazendas na região de Araguaína

ESTADO

Programa Criança Feliz realiza atendimento integrado a famílias de Ponte Alta e Pindorama

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NA ASSEMBLEIA

Escola do Legislativo é lançada com expectativa de fazer diferença na vida do cidadão

ESTADO

Governo entrega títulos de propriedade de cisternas em Dianópolis

NA FORMATURA DO PROERD

Marcelo entrega viaturas e anuncia implantação do Colégio Militar

Indicação de notícia

11/07/2017

Governo do Tocantins leva Programa ID Jovem para comunidade indígena

Lançamento ocorreu na sexta-feira, 7, na aldeia Porteira, da etnia Xerente, pelo secretário Nacional da Juventude, Assis Filho, no município de Tocantínia

ESTADO E SECRETARIAS
AUTARQUIAS E GERAL
POLÍTICA E SERVIÇOS SITES ESPECIAIS

Copyright Folha do Tocantins. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha do Tocantins