Faça da Folha do Tocantins sua página incial

Contato

folhadotocantins@gmail.com

Domingo, 20 de agosto de 2017

EM PALMAS

Assembleia vai reunir prefeitos para definir destino de recursos de empréstimo

Deputados defendem mais recursos para os municípios

HOME ESTADO POLÍTICA OPINIÃO GERAL

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

JALAPÃO

Dunas do Jalapão recebem turistas de 11 países durante o mês de julho

Com 3.200 visitantes, o Parque registrou aumento de 23% na visitação durante o mês de férias, em comparação com julho de 2016

Divulgação

A visitação ao Parque Estadual do Jalapão cresceu 23% comparando com julho de 2016.

08 AGO  2017 atualizado às 05:52

Durante o mês de julho, período de férias, o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) recebeu 3.200 visitantes. O número representou um crescimento de 23,55%, comparado ao mês de julho do ano passado, quando o local recebeu a visita de 2.590 turistas. Na sexta-feira, 4, a Supervisão do Parque Estadual do Jalapão apresentou, ao Instituto Natureza do Tocantins, o relatório que apresenta os dados sobre a visitação ao Parque durante julho.

Nesta temporada de férias, o destaque foi para turistas de outros países, a exemplo da Austrália, Bélgica, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Líbano, Nova Zelândia e Suécia.

Neste período, as dunas do Jalapão receberam visitantes de quase todos os estados do País e também do Distrito Federal. Sendo que a maioria, por ordem de procedência, foi de São Paulo, Tocantins, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Goiás.

“O aumento expressivo do número de visitantes se deve principalmente às produções realizadas na Unidade de Conservação [UC] ocorrida nos últimos anos, como documentários, reality shows, programas de TV, longa metragens, entre outras peças publicitárias. São produções que levam os cenários paradisíacos do Jalapão para dentro e fora do País”, informou a inspetora de Recursos Naturais do Naturatins, Lahuana Aguiar.

Para Hellen Flávia Teixeira Cunha, que também atua na UC como inspetora de Recursos Naturais, o crescimento do ecoturismo é uma tendência mundial que também tem influência no aumento do número de visitantes a cada ano. Para ela, as pessoas estão mais atentas ao contato com a natureza, buscando fugir da rotina e do estresse dos grandes centros urbanos. “Com isso, o Parque Estadual do Jalapão vem atraindo esse tipo de público mais consciente sobre as questões ambientais. O Jalapão ganha aliados na luta diária pela conservação do Parque”, frisou.

De Minas Gerais, Guilherme Louzada visitou o Parque por meio de uma Agência de Turismo, acompanhado por um condutor local de visitantes credenciado ao Naturatins, ele afirmou que as dunas são uma das principais atrações do Jalapão. “O lugar é muito bonito e por essa razão é importante que seja feito o manejo adequado das atrações do Parque, para garantir que o turista, as comunidades locais e o ambiente natural se beneficiem dessas ações", enfatizou.

Hospitalidade local

A também mineira Amanda Lara chegou ao PEJ nas mesmas condições de Guilherme, com auxílio de uma Agência de Viagem e também destacou as belezas do lugar. “O Jalapão é um destino sensacional para quem curte a natureza. Ficamos maravilhados com a beleza das Dunas e foi uma das primeiras atrações que visitamos aqui”. Ela destacou também a hospitalidade local. “O povo é muito carinhoso, hospitaleiro e gentil. Toda visita ao Jalapão é uma experiência única”, salientou.

A carioca Jessyca Rodrigues preferiu visitar o Jalapão por meio de um condutor local de visitantes. A turista disse que conheceu o lugar por meio de fotos e relatos de turistas que já conheciam a região. “Dentre os pontos visitados, os que mais me chamaram a atenção foram as dunas. Aquela areia avermelhada no meio do Cerrado deu um toque todo especial e mágico para a região. Fiquei encantada com tanta beleza", relatou.

De Miracema do Tocantins, Sâmyla Tássia Valadares Gomes se deslocou até o Jalapão de carro com a família. “O que esperar de uma viagem com pessoas especiais, para um lugar espetacular? Só o melhor. O Parque Estadual do Jalapão merece todos os holofotes, principalmente as dunas, que é um lugar muito belo”. Para ela, a sensação de pisar na areia e ver o pôr do sol, é de paz e agradecimento a Deus. “Aqui é um lugar mágico. Amamos conhecer o Jalapão com todas suas belezas, como as dunas, cachoeiras e fervedouros. A administração do PEJ está de parabéns pela organização”, destacou.


Publicidade

Publicidade

PONTE ALTA

Equipe do Programa Criança Feliz realiza visitas em Ponte Alta

DIANÓPOLIS

Governador entrega cisternas do Programa Água para Todos em Dianópolis nesta sexta

OPINIÃO

Miguel Lucena // 11 JUL  2017

Cortesia com o chapéu alheio na Câmara Legislativa do DF

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), achando pouco a quantidade de bolsas que são distribuídas a troco de nada e as verbas de gabinete usadas sem rumo, resolveram incluir no Código Penitenciário do Distrito Federal, subsídio para que os presidiários possam frequentar teatro e cinema.

Greice Guerra // 11 JUL  2017

Filme mostra que o Plano Real, atento às regras do mercado, estabilizou economia e gerou crescimento

O governo de Itamar Franco-Fernando Henrique Cardoso, com economistas atentos, como Gustavo Franco e Persio Arida, debelou a inflação, estabilizou a moeda e gerou confiança no mercado

ARAGUAÍNA

Polícia Civil recupera produtos agropecuários furtados de fazendas na região de Araguaína

ESTADO

Programa Criança Feliz realiza atendimento integrado a famílias de Ponte Alta e Pindorama

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NA ASSEMBLEIA

Escola do Legislativo é lançada com expectativa de fazer diferença na vida do cidadão

ESTADO

Governo entrega títulos de propriedade de cisternas em Dianópolis

NA FORMATURA DO PROERD

Marcelo entrega viaturas e anuncia implantação do Colégio Militar

Indicação de notícia

08/08/2017

Dunas do Jalapão recebem turistas de 11 países durante o mês de julho

Com 3.200 visitantes, o Parque registrou aumento de 23% na visitação durante o mês de férias, em comparação com julho de 2016

ESTADO E SECRETARIAS
AUTARQUIAS E GERAL
POLÍTICA E SERVIÇOS SITES ESPECIAIS

Copyright Folha do Tocantins. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha do Tocantins