Faça da Folha do Tocantins sua página incial

Contato

folhadotocantins@gmail.com

Domingo, 20 de agosto de 2017

EM PALMAS

Assembleia vai reunir prefeitos para definir destino de recursos de empréstimo

Deputados defendem mais recursos para os municípios

HOME ESTADO POLÍTICA OPINIÃO GERAL

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

ESTADO

Casa de Prisão Provisória de Dianópolis recebe equipamentos de segurança

Unidade prisional recebeu um furgão-cela, armas, munições e escudo, que vão equipar os novos servidores lotados na CPPD

13 JUL  2017 atualizado às 07:03

A Casa de Prisão Provisória de Dianópolis (CPPD) foi contemplada, pelo Governo do Estado, com um moderno furgão-cela e equipamentos de segurança: armas, munições e escudo. A entrega, feita pela gestora da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Gleidy Braga, ocorreu na tarde dessa segunda-feira, 10, na própria unidade prisional, na presença de autoridades locais. A CPPD, recentemente, recebeu pintura nova, cobertura em tela no solário, que é o espaço destinado ao banho de sol dos detentos, e câmaras de monitoramento, em parceria com a 1ª Vara Criminal da Comarca do município.

O veículo resulta de um convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o Ministério da Justiça e a Segurança Pública. Ao todo, o Sistema Penitenciário Prisional do Tocantins recebeu 7 furgões-cela que estão sendo destinados às unidades prisionais. Os veículos são climatizados e possuem tecnologias de monitoramento por câmera e comunicador interno, promovendo maior segurança no transporte e locomoção de presos, bem como ajuda nas ações de ressocialização dos apenados. Possuem capacidade para transportar até 8 presos, além da equipe de escolta.

Já os equipamentos de segurança foram doados pela Força de Segurança Nacional, também do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Tocantins foi beneficiado com 1.561 cartuchos, 350 granadas, 35 carabinas, 50 espargidores e 35 pistolas, que estão sendo distribuídas a todas às unidades prisionais tocantinenses. Esse material foi utilizado pela Força de Segurança Nacional nas últimas Olimpíadas e na Copa do Mundo.

Para a secretária Gleidy Braga, a entrega de novos equipamentos e a entrada de novos servidores no Sistema Penitenciário Prisional têm possibilitado o reforço na segurança das unidades prisionais do Estado. “É isso que temos feito constantemente”, assegurou, acrescentando que a conclusão do concurso do Sistema Penitenciário Prisional, que estava paralisado, foi uma determinação do governador Marcelo Miranda, que acompanha de perto as necessidades da área e tem se empenhado em saná-las.

Além disso, ela afirmou que graças à parceria com o Poder Judiciário, o Ministério Público do Estado (MPE), a Defensoria Pública Estadual (DPE) e as instituições que trabalham com a pauta prisional, está sendo possível contabilizar avanços significativos na gestão das unidades e do próprio Sistema Penitenciário Prisional. “Mas precisamos avançar em outra pauta, que é a ressocialização. Temos que acreditar nas pessoas privadas de liberdade, acreditar no trabalho e na educação, para que possamos devolvê-las ao bom convívio social”, apelou.

Presente na solenidade, o promotor de Justiça, André Henrique Oliveira Leite, disse que recebia com satisfação a chegada do furgão-cela e dos equipamentos de segurança, bem como os novos servidores efetivos na unidade prisional de Dianópolis. “Vejo, no rosto desse efetivo novo, a vontade de trabalhar. Mas, a vocês, digo que queremos que o sistema prisional seja local de ressocialização também, não somente de punição por crimes cometidos”, avisou.

Convívio

De acordo com o juiz titular da 1ª Vara Criminal de Dianópolis, Manuel Faria Reis Neto, também presente na solenidade, o que segura um preso em uma unidade prisional não são as celas, as grades e o concreto, são os agentes. “Cada preso tem sua história de vida. É nesse contexto que entra o agente. É a forma como ele se relaciona com o preso que segura uma cadeia. E lembrem-se que esses presos de hoje devem, um dia, conviver com vocês lá fora e a relação dentro da cadeia deve ser de respeito”, avisou o magistrado.

Sisdepen

Na ocasião, o superintendente do Sistema Penitenciário Prisional, Renato Mendes Arantes, informou, às autoridades presentes na solenidade de entrega, que a CPPD, assim como todas as demais unidades prisionais do Tocantins, estão integradas ao Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (SisDepen). O sistema é uma solução web que tem  os objetivos de garantir o mapeamento penitenciário brasileiro e centralizar as informações sobre a população carcerária e unidades prisionais, permitindo localizar e quantificar as pessoas sob custódia no país.

A solução também oferecerá informações processuais de execução penal de cada preso, o que será possível com a integração ao Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Agora, os dados não se perdem mais. Toda a população carcerária está mapeada. Dispomos do perfil de cada preso, como idade, raça, sexo, nível de escolaridade, entre outras informações que nos possibilitam, por exemplo, formular políticas públicas direcionadas a cada apenado”, explicou.

Também participaram da solenidade, os novos servidores efetivos da CPPD; a chefe da unidade prisional, Luciana Bonifácio; o presidente do Conselho da Comunidade da Execução Penal da Comarca do município, Edmundo Lopes Dias; a defensora pública, Jade Miranda; o juiz da Infância e Juventude, Jossanner Nery; e o prefeito de Dianópolis, Padre Gleibsson Moreira.




Publicidade

Publicidade

PONTE ALTA

Equipe do Programa Criança Feliz realiza visitas em Ponte Alta

DIANÓPOLIS

Governador entrega cisternas do Programa Água para Todos em Dianópolis nesta sexta

OPINIÃO

Miguel Lucena // 11 JUL  2017

Cortesia com o chapéu alheio na Câmara Legislativa do DF

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), achando pouco a quantidade de bolsas que são distribuídas a troco de nada e as verbas de gabinete usadas sem rumo, resolveram incluir no Código Penitenciário do Distrito Federal, subsídio para que os presidiários possam frequentar teatro e cinema.

Greice Guerra // 11 JUL  2017

Filme mostra que o Plano Real, atento às regras do mercado, estabilizou economia e gerou crescimento

O governo de Itamar Franco-Fernando Henrique Cardoso, com economistas atentos, como Gustavo Franco e Persio Arida, debelou a inflação, estabilizou a moeda e gerou confiança no mercado

ARAGUAÍNA

Polícia Civil recupera produtos agropecuários furtados de fazendas na região de Araguaína

ESTADO

Programa Criança Feliz realiza atendimento integrado a famílias de Ponte Alta e Pindorama

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NA ASSEMBLEIA

Escola do Legislativo é lançada com expectativa de fazer diferença na vida do cidadão

ESTADO

Governo entrega títulos de propriedade de cisternas em Dianópolis

NA FORMATURA DO PROERD

Marcelo entrega viaturas e anuncia implantação do Colégio Militar

Indicação de notícia

13/07/2017

Casa de Prisão Provisória de Dianópolis recebe equipamentos de segurança

Unidade prisional recebeu um furgão-cela, armas, munições e escudo, que vão equipar os novos servidores lotados na CPPD

ESTADO E SECRETARIAS
AUTARQUIAS E GERAL
POLÍTICA E SERVIÇOS SITES ESPECIAIS

Copyright Folha do Tocantins. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha do Tocantins