Conecte-se conosco

Cidades

No Outubro Rosa, Governo do Tocantins abre linha de crédito especial para as mulheres

Oportunidade disponível na Agência de Fomento abrange qualquer linha de crédito, oferece taxa reduzida de 1,66 % e pagamento em até 36 vezes

Publicados

em

Outubro Rosa na Agência de Fomento tem facilidade e oportunidade para a mulher empreendedora

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Fomento, apoiando o Outubro Rosa, liberou, neste mês de outubro, linha de crédito especial para as mulheres empreendedoras. Com o recurso do Governo do Estado, a campanha segue até o final do mês, com taxa reduzida de 1,66 % ao mês.

Segundo a presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha, a campanha é uma oportunidade para alavancar o empreendedorismo feminino no Tocantins que é muito evidente em diversas áreas de atuação.

“Esta é uma chance direcionada para toda mulher empreendedora, seja pessoa física ou jurídica, investir no seu negócio e melhorar sua posição no mercado. O recurso atende aquela empresária, costureira, feirante, dentre outras mulheres presentes no Tocantins que querem fazer a diferença. Por isso, com esta campanha, estamos trabalhando com taxas reduzidas e pagamento em até 36 vezes, sem estabelecer uma categoria específica para o financiamento”, pontua a Presidente.

Com o tema Ser dona do seu futuro significa não perder nenhuma oportunidade, a Agência de Fomento destaca a valorização da mulher que empreende e se destaca como autora da sua própria história.

Serão disponibilizados até R$ 30 mil de crédito, com carência de três meses, para as mulheres interessadas, que podem entender mais dessa oportunidade entrando em contato com um dos agentes de crédito da Fomento, por meio do site

ou pelo telefone (63) 3220-9800.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem

De acordo com o Governo do Estado, até o mês de outubro deste ano, foram 136 novos casos de câncer de próstata diagnosticados no Tocantins; em 2018, foram 250 casos

Publicados

em

Empresário Ricardo Garcia, de 55 anos,relatou sua história de luta contra o câncer de próstata

Os cuidados com a saúde masculina ainda são pouco discutidos na nossa sociedade e, por isso, muitos homens acabam ignorando os exames preventivos e sofrendo graves consequências. De acordo com um levantamento feito pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2018, 250 novos casos de câncer de próstata foram diagnosticados no Tocantins; já neste ano, até o mês de outubro, foram 136 casos.

Em relação à quantidade de óbitos em decorrência da doença, foram registradas, no Tocantins, 139 mortes em 2018 e 99 neste ano (até outubro). Debater essa questão de forma mais profunda é uma das propostas do movimento Novembro Azul, criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2008, e que visa chamar a atenção para a quebra de preconceitos e tabus sobre a saúde do homem, além de promover debates expondo a importância dos exames preventivos.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele não-melanoma. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), referentes à 2018, no Brasil foram confirmados 68.220 casos de câncer de próstata , equivalente a 31,7% dos diagnósticos de câncer no país.

Sintomas

Segundo o urologista Adelmo Negre, a próstata é um órgão que faz parte do sistema genito-urinário masculino do sistema reprodutor e também faz parte do sistema urinário, porque a uretra, por onde passa a urina, passa no interior da próstata.

Conforme o Inca, na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

“Quando estes sintomas aparecem em relação ao câncer é porque a doença já está em um estado avançado. A principal orientação que nós damos é que no estágio inicial ele não apresenta nenhum sintoma, pois é um nódulo no interior da próstata e não afeta nada. Em sua fase inicial há maior chance de cura. Por isso, precisamos avaliar o paciente e fazer o diagnóstico precoce antes do aparecimento dos primeiros sintomas”, explicou o urologista.

Exames

O temido e falado exame de toque retal na próstata tem a duração de apenas alguns segundos. A simplicidade do exame contrasta com a baixa procura pela especialidade médica de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

“Nós da Sociedade Brasileira de Urologia recomendamos que a partir dos 50 anos de idade o homem procure um urologista. Nessa consulta, será feita uma entrevista, o exame físico [toque retal] e o exame do PSA [Antígeno Prostático Específico]”, afirmou o urologista Adelmo Negre.

De acordo com o médico, estes exames podem começar aos 45 anos de idade se o paciente tiver algum fator de risco para o câncer de próstata. Por exemplo, homens negros têm maiores chances de ter o câncer; homens que têm familiar de primeiro grau com a doença, e pacientes obesos, que têm a chance de ter um tumor um pouco mais agressivo.

O exame de toque não é o único que deve ser realizado. A medição da taxa de PSA, uma enzima produzida pela próstata que permite a liquidez do sêmen, também é um indicativo para o surgimento da doença. Um exame não substitui o outro e, em alguns casos, mesmo com a taxa normal de PSA o paciente é diagnosticado com a doença.

Tratamento

O urologista Adelmo Negre explica que em relação ao tratamento irá depender do grau do tumor, da localização, se ele está localmente avançado, se já atingiu órgãos vizinhos da próstata ou se é um tumor avançado, ou seja, com metástase.

Adelmo Negre afirma ainda que existem opções de tratamentos mais radicais. “Optamos por um tratamento radical, onde temos a chance de curar o paciente. Pode fazer principalmente a cirurgia, que é a prostatectomia radical. A radioterapia externa ou conformacional também trata a doença de forma adequada. Temos terapias com bloqueio hormonal, que são remédios que são utilizados para controlar o câncer, e temos também a quimioterapia”.

Prevenção

Adelmo explica que a boa qualidade de vida do homem pode influenciar para que ele seja mais saudável. “Combater o estresse e evitar hábitos que prejudiquem nosso corpo de uma forma geral, como a bebida alcoólica e o cigarro, são aconselháveis. Com isso, você consegue diminuir a incidência de qualquer tipo de câncer, não só o de próstata em si, porque o câncer de próstata dificilmente vai ter um fator externo que seja sua causa. Ele é mais uma alteração genética, do gene causador deste câncer”.

O urologista afirma que todos os homens, independentes da idade, devem ir ao urologista. “Os homens devem procurar essa especialidade médica ao menos uma vez por ano. Os adolescentes também devem ir para orientação sobre o desenvolvimento sexual, as doenças sexualmente transmissíveis, os órgãos genitais, e sobre sexualidade”.

História de vida

O empresário Ricardo Garcia, de 55 anos, relatou sua história de luta contra o câncer de próstata. Ele contou que em sua família há histórico de câncer, mas não de próstata. “Sempre tive uma vida saudável. Não existia um histórico para causar a doença. Isso já é um alerta para ter essa consciência que pode acontecer com qualquer um”, afirmou.

Ricardo conta que o câncer estava no grau 7, que segundo ele, vai até o 10. “No meu caso, não tinha a opção de quimioterapia, devido ao grau da doença. O médico indicou a radioterapia por dois meses internado e com muitas sequelas que iriam tirar minha qualidade de vida. Se não resolvesse, o processo de cirurgia poderia ser bem complicado. Após isso, o médico indicou a prostatectomia radical convencional e uma linfadenotectomia pélvica, que retira 100% da próstata e das linfas, faz-se uma biópsia do local para checar se não houve uma metástase”, relatou.

“Em cinco anos tenho que ter um controle total, sem alteração. Hoje, meu PSA é 0.05, graças a Deus. Ele era 5.42, e estou neste processo, mas muita coisa colaborou, principalmente, minha família ao meu lado”, afirmou Ricardo Garcia.

Ele garante que, com 55 anos está voltando a sua vida normal. “Fiz fisioterapias pélvicas e exercícios, fui retornando as minhas atividades gradualmente. Existe um exercício de paciência constante. Minha vida sexual está normal, a incontinência urinária acabou com 60 dias”, concluiu.

 

Continue Lendo

Cidades

Gurupi: Prefeitura lança programação; Laurez destaca avanços do município

Publicados

em

Gurupi completa 61 anos no próximo dia 14 e para comemorar uma história cheia de conquistas não poderia faltar uma bela festa. A Prefeitura de Gurupi preparou uma vasta programação com inaugurações de obras, entregas de escrituras, Bolo de 61 metros, eventos culturais e esportivos, sorteio da campanha IPTU Premiado, entre outras. O lançamento com apresentação da programação e da Campanha do aniversário foi realizado na manhã desta terça-feira (05) no auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha para imprensa, empresários e comunidade.

A campanha publicitária do aniversário tem o título “Gurupi 61 anos, Modelo de gestão para o Tocantins” e a apresentação foi feita pela secretária municipal de comunicação Luiza Rocha que mostrou as peças que serão divulgadas nos meios de comunicação. “O tema vem ao encontro do momento em que Gurupi está vivendo, a cidade avançou em todas as áreas e efetivamente se tornou modelo de gestão, que cuida verdadeiramente da cidade e das pessoas. O avanço da cidade já recebeu reconhecimento nacional de instituições importantes no país, como o Sebrae, e precisamos levar essa mensagem a cada cidadão gurupiense”, destacou a secretária.

No evento o Prefeito Laurez destacou os avanços de Gurupi nos últimos anos e ressaltou o orgulho de fazer parte da história da cidade e contribuir com seu crescimento. “Nos últimos anos, Gurupi deu um grande salto. Isso é fruto de uma gestão feita com planejamento, que realiza hoje o que a cidade precisa para se tornar referência para o Tocantins e para o Brasil. Uma gestão que transforma a paisagem da cidade e melhora a vida das pessoas. Tenho orgulho de proporcionar melhorias significativas no município. Temos muito o que comemorar e a população merece uma bela festa, por isso preparamos esta grande programação de aniversário”, afirmou o Prefeito de Gurupi Laurez Moreira.

As festividades de aniversário de Gurupi iniciam na próxima sexta-feira, dia 08, e encerram no dia 16 de novembro. O objetivo das atividades em toda a programação é envolver a comunidade na comemoração, fazendo com que a população participe efetivamente das ações.

“Nos últimos anos, Gurupi deu um grande salto. Isso é fruto de uma gestão feita com planejamento, que realiza hoje o que a cidade precisa para se tornar referência para o Tocantins e para o Brasil. Uma gestão que transforma a paisagem da cidade e melhora a vida das pessoas. Tenho orgulho de proporcionar melhorias significativas no município. Temos muito o que comemorar e a população merece uma bela festa, por isso preparamos esta grande programação de aniversário”, afirmou o Prefeito de Gurupi Laurez Moreira.

Obras

Gurupi se tornou grande canteiro de obras e a comunidade irá receber, durante a programação de aniversário, obras que atendem as áreas da saúde, infraestrutura, meio ambiente, cultura e lazer. Serão entregues a ampliação do Aterro Sanitário e ponte de concreto na zona rural no dia 08, Unidade Básica de Saúde “Rosendo Barbosa de Araújo” no dia 12, Praça Francisco Henrique de Santana no dia 13 e pavimentação asfáltica em 10 bairros no dia 11.

Os locais contemplados com pavimentação são os bairros Waldir Lins, Parque das Acácias II, Alto da Boa Vista, Jardim Medeiros, Muniz Santana, Cajueiro, União II, União V, São Cristóvão e Nova Fronteira.

Eventos

Na programação será realizada a 2ª edição do Festival da Canção de Gurupi (Gurufestival), nos dias 14, 14 e 16 no palco do Centro de Convenções Mauro Cunha, com apresentações dos participantes do festival e show com bandas regionais. Haverá também o lançamento da 6ª edição do Anuário dos Poetas e Escritores do Tocantins no dia 08, Casamento Comunitário no dia 14 para oficializar a união de 100 casais e solenidade para entrega das comendas Bernardo Sayão no dia 13 para homenagear sete personalidades com destaque na história do Tocantins.

Os homenageados com a comenda Bernardo Sayão são José Wilson Siqueira Campos, Moisés Nogueira Avelino, Raimundo Nonato Pires dos Santos (Raimundo Boi), João Alves da Costa, Darci Martins Coelho, Delveaux Vieira Prudente e Leomar de Melo Quintanilha.

Na área da Assistência Social, dentro da programação, haverá o lançamento da Semana do bebê e o Seminário de Fortalecimento de Vínculos Familiares com a Rede Intersetorial no dia 11, além de formatura para alunos dos cursos profissionalizantes do Centro de Capacitação de Gurupi no dia 12. Os três eventos serão realizados no Centro de Convenções Mauro Cunha.

Regularização fundiária

Para realizar um sonho antigo de moradores do Setor Parque Nova Fronteira serão entregues no dia 11, as escrituras de residências das quadras 138 B, 149 e 149 A.

Esporte

O esporte também será contemplado e na programação acontecerão dois eventos esportivos no dia 14. Um deles é a SESI Corrida de Aventura – Edição 2019 e, o outro, a Final do Campeonato Municipal Taça 14 de novembro de Futebol. Ambos os eventos ocorrerão no Centro Olímpico Moreirão. E o 1º Torneio de Futsal Feminino acontecerá na quadra poliesportiva do IFTO também no dia 14.

Sorteio

Com o objetivo de premiar os contribuintes que estão em dia com o pagamento do seu IPTU, a prefeitura irá sortear no dia 13 os prêmios da Campanha IPTU Premiado 2019. Serão sorteados 1 smartphone, 1 Notebook, 1 smart TV, 1 motocicleta 0 km e 1 carro 0 km.

Bolo de aniversário

Para comemorar em grande estilo os 61 anos de Gurupi a Prefeitura irá proporcionar um bolo de aniversário de 61 metros para a população no Centro de Convenções Mauro Cunha no dia 13.

Programação Completa

Confira a programação completa com dias, horários e locais das atividades do aniversário de Gurupi:

DIA 08/11/2019 – SEXTA-FEIRA

15h30 Apresentação da ampliação do Aterro Sanitário

Local: Gabinete do Prefeito – Rua 1, entre as Avenidas Goiás e Maranhão – Centro

17h00 Inauguração da Ponte de Concreto sobre o Córrego Umburuçu –  Estrada das 3 Pontes
20h00 Lançamento da 6ª Edição do Anuário de poetas e escritores do Tocantins

Local: Auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha

DIA 11/11/2019 – SEGUNDA-FEIRA

16h00 Ato de Entrega da Pavimentação Asfáltica – Setor Parque das Acácias II
16h30 Ato de Entrega da Pavimentação Asfáltica – Setor Alto da Boa Vista
17h00 Ato de Entrega da Pavimentação Asfáltica – Setor Waldir Lins
17h30 Carreata passando pelas obras de Pavimentação Asfáltica

Percurso:

1.    Jardim Medeiros

2.    Setor Muniz Santana

3.    Setor Cajueiro

4.    Av. Beira Rio e Rua J – Setor União V

5.    Setor União II

6.    Setor São Cristóvão

19h00 Ato de Entrega Pavimentação Asfáltica Av. C – Setor Parque Residencial Nova Fronteira
19h00 Entrega de Escrituras do Loteamento Parque Nova Fronteira.

Quadras: 138B, 149 e 149A

Local: Avenida C – Nova Fronteira

20h00 Lançamento da Semana do Bebê e o Seminário de Fortalecimento de Vínculos Familiares com a rede Intersetorial.

Local: Centro de Convenções Mauro Cunha

DIA 12/11/2019 – TERÇA-FEIRA

 

18h30

Inauguração da Unidade Básica de Saúde “Rosendo Barbosa de Araújo” – Centro

Local: Rua 15, esquina com Avenida Bahia

 

19h00

Formatura dos alunos dos cursos profissionalizantes do Centro de Capacitação de Gurupi

Local: Centro de Convenções Mauro Cunha

 

DIA 13/11/2019 – QUARTA- FEIRA

19h00 ·         Solenidade de Entrega das Comendas Bernardo Sayão

Local: Auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha

20h00

 

 

 

·         Inauguração da Praça Francisco Henrique de Santana

 

·         Entrega de Veículos da Secretaria de Saúde, DMTS e Secretaria de Educação.

 

·         Sorteio IPTU Premiado 2019

 

·         Parabéns a Gurupi com Bolo de 61 metros

 

·         Show com Bandas Regionais

 

Local: Centro de Convenções Mauro Cunha

 

 

DIA 14/11/2019 – QUINTA- FEIRA

08h00 1º Torneio de Futsal Feminino

Local: IFTO

09h30 SESI Corrida de Aventura – Edição 2019

Largada: Centro Olímpico Moreirão

 

 

15h30

Encerramento do Campeonato Municipal Taça 14 de Novembro de Futebol

Local: Centro Olímpico Moreirão

 

19h00

Casamento Comunitário

Local: Uniclube

21h00 ·         2ª edição do Festival da Canção de Gurupi – GuruFestival

 

·         Show com Bandas Regionais

 

Local: Centro de Convenções Mauro Cunha

DIA 15/11/2019 – SEXTA- FEIRA

20h00 ·         2ª edição do Festival da Canção de Gurupi – GuruFestival

 

·         Show com Bandas Regionais

 

Local: Centro de Convenções Mauro Cunha

 

DIA 16/11/2019 – SÁBADO

20h00 ·         Encerramento e Premiação da 2ª edição do Festival da Canção de Gurupi – GuruFestival

 

·         Show com Bandas Regionais

 

 

Local: Centro de Convenções Mauro Cunha

Continue Lendo

Cidades

Gurupi divulga programação do aniversário da cidade hoje (05)

Publicados

em

O aniversário da Capital da Amizade e da Prosperidade se aproxima, no dia 14 de novembro Gurupi completará 61 anos de muitas histórias e conquistas. E para comemorar essa data tão especial a Prefeitura de Gurupi preparou uma programação recheada de presentes para os gurupienses. O lançamento oficial será nesta terça-feira, 05, às 8h30 no auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha.

Será apresentada a comunidade todos os detalhes da programação, juntamente com a campanha dos 61 anos de aniversário da cidade. As comemorações iniciarão no dia 8 e seguirá até o dia 16 de novembro. A programação contará com a entrega de diversas obras, atividades esportivas e culturais, outras ações e terá muita festa para o lazer e entretenimento da população.

A articulação e organização dos eventos estão por conta das secretarias de Cultura e Turismo; Infraestrutura; Juventude e Esportes; Saúde; Desenvolvimento Urbano; Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher; Planejamento e Finanças; Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Educação; e do Gabinete do Prefeito com o apoio da Secretaria de Comunicação.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, agradece a confiança que o povo gurupiense deposita nele e convida a todos para participarem dessa grande festa. “Agradeço ao povo de Gurupi, que confiou em mim e me deu a oportunidade de realizar tudo aquilo que sonhei por essa cidade. Gurupi passa por uma verdadeira transformação, com uma saúde melhor, uma educação de qualidade e uma infraestrutura preparada para o avanço econômico e social que o nosso povo deseja, estamos transformando Gurupi num modelo de gestão para o Tocantins. Então vamos festejar essas conquistas juntos, todos os gurupienses estão convidados para celebrar os 61 anos do nosso Diamante Puro”, declarou.

Continue Lendo

Notícias