Conecte-se conosco

Cidades

“No início era um mar de rosas. Mas ele começou a me xingar, foi ficando agressivo, ciumento e controlador”, relata mulher vítima de agressão doméstica

Publicados

em

“No início era um mar de rosas. Mas ele começou a me xingar, foi ficando agressivo, ciumento e controlador. Eu não podia ir sozinha ao mercado, ele me vigiava na faculdade. Então eu terminei o relacionamento, mas ele continuou me perseguindo, e procurei a Justiça para pedir medida protetiva, pra garantir minha segurança. Hoje ele está com tornozeleira, sendo monitorado, e eu ando com o botão do pânico, para o caso dele se aproximar”. A história dessa assistente contábil, que prefere não se identificar, faz coro com a de outras mulheres vítimas de violência doméstica que participaram, nesta terça-feira (20/8), do projeto Monitorando a Paz em Casa, no Fórum de Palmas. .

A ação, criada pela Equipe Multidisciplinar da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Palmas, busca acompanhar vítimas e monitorados que estão sob medida cautelar, usando a tornozeleira eletrônica, e faz parte da programação da Semana Justiça Pela Paz em Casa.

Nesta terça, o encontro foi apenas para as vítimas e contou com a participação dos envolvidos na Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência: Defensoria Pública, Centro Flor de Liz, Patrulha Maria da Penha (Polícia Militar) e Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Polícia Civil).

Durante o encontro, as participantes relataram suas histórias e como estão agora. As informações servem de base para atuação da Rede de Proteção. Dessa forma, a mulher pode ser direcionada a um acompanhamento psicológico ou pedir ação mais efetiva da Patrulha, por exemplo.

Monitorados

Acontecerá na próxima quinta-feira (22/8) o encontro com os monitorados, também com os representantes da Rede de Proteção à Mulher. O objetivo é para acompanhar como eles estão e sugerir ações efetivas, como tratamento de dependência química, por exemplo.

Mutirão de audiências

Ainda como parte da programação da Semana da Justiça pela Paz em Casa, acontecerá nesta quarta e quinta-feira, dias 21 e 22, o mutirão de audiências da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Palmas. O objetivo é acelerar os processos em tramitação sobre violência doméstica. São 40 audiências previstas, 20 por dia.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Com 4.561 contratações formais, Gurupi obtém o maior estoque de empregos do Tocantins

Os dados do Caged mostram que em Gurupi, no ano passado, foram totalizadas 4.561 contratações formais.

Publicados

em

A cidade de Gurupi foi destaque na geração de empregos no Tocantins em 2019, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados na última sexta-feira (24). A Capital da Amizade e da Prosperidade teve o maior aumento no estoque de empregos entre as cinco maiores cidades do Estado.

Os dados do Caged mostram que em Gurupi, no ano passado, foram totalizadas 4.561 contratações formais. Com isso, Gurupi obteve um aumento de 4,47% nos vínculos com carteira assinada, em relação a 2018. A estatística aponta que a Capital da Amizade e da Prosperidade foi a cidade com maior aumento no estoque de empregos entre as cinco maiores do Tocantins em 2019.

Os dados do Caged mostram que em Gurupi, no ano passado, foram totalizadas 4.561 contratações formais. Com isso, Gurupi obteve um aumento de 4,47% nos vínculos com carteira assinada, em relação a 2018.

Para o Prefeito Laurez Moreira, o crescimento de empregos na cidade se deve ao empenho da gestão municipal nos últimos anos em tornar Gurupi atraente para se investir. “Gurupi hoje está estruturada, recebeu dezenas de obras públicas em todas as áreas da administração e naturalmente esse cuidado com a cidade tem despertado investimentos do setor privado, que colaboram para geração de mais empregos e qualidade de vida para a população. Em 2020 a tendência é que os números sejam ainda mais positivos”, avaliou o prefeito.

Investimentos

Somente obras da Prefeitura de Gurupi, foram concluídas e entregues mais de 20 em 2019. Além disso, o município também investiu na estrutura do Parque Agroindustrial (PAIG), desde a pavimentação asfáltica até internet de boa qualidade, tornando-o o mais atraente do Estado para se instalar. Com isso, novas empresas têm buscado parcerias com a Prefeitura e anunciado investimentos na cidade.

Mais obras em 2020

Para este ano a expectativa da gestão é que os investimentos aumentem no município. Muitas obras já foram anunciadas pela Prefeitura de Gurupi para o decorrer do ano nas áreas da saúde, educação, desenvolvimento econômico, infraestrutura, esporte e lazer.

No setor privado, grandes empreendimentos serão realidade em 2020 e estão com construções em andamento, como o Condomínio Park Resedá e o Shopping Araguaia, entre outros investimentos de grandes empresas no município.

 

Continue Lendo

Cidades

A Prefeitura de Gurupi convoca candidatos classificados em concurso público do Quadro Geral

Publicados

em

Ficam convocados os candidatos classificados no Concurso Público nº 001/2016, para tomar posse no cargo de provimento efetivo de Níveis Superior, Médio e Fundamental do quadro de profissionais do Quadro Geral do Município de Gurupi, para os quais foram classificados.

Os candidatas terão o prazo de 30 dias, a partir da data da convocação divulgada no Diário Oficial nº 5.530, para apresentar a documentação exigida, marcar perícia na Junta Médica Oficial do Município e tomar posse, podendo este prazo ser prorrogado por igual período, a requerimento do interessado, devidamente justificado e deferimento a critério da Secretaria Municipal de Administração.

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Palmas divulga segunda lista de classificação dos alunos no SIMPalmas

Publicados

em

A segunda lista de classificação dos alunos no Sistema Integrado de Matrículas (SIMPalmas), da Secretaria Municipal da Educação (Semed), já está disponível para consulta, abrindo o prazo de três dias úteis para que pais ou responsáveis dos estudantes efetivem a matrícula na unidade escolar, para qual o aluno foi encaminhado, segundo os critérios do sistema.

À medida que as matrículas vão sendo realizadas, as listas são atualizadas e divulgadas com as vagas remanescentes. A próxima lista de classificação sairá no dia 30 de janeiro. A Semed ressalta que mesmo após o início das aulas o SIMPalmas permanecerá recebendo novos cadastros durante todo o ano letivo.

A superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Anice Moura, ressalta a importância de pais e responsáveis comparecerem à unidade escolar portando toda a documentação necessária à efetivação da matrícula, que são os documentos pessoais da criança, comprovante de endereço, cartão do SUS, cartão de vacina, uma foto 3×4 e os comprovantes dos critérios marcados na solicitação de matrícula. “Crianças cuja família é contemplada pelo Programa Bolsa Família, por exemplo, devem apresentar o comprovante de recebimento do benefício no ato da matrícula”, disse.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio dos telefones (63) 3212-7511 ou 3212-7513, no período das 13 às 19 horas.

Continue Lendo

Notícias