Conecte-se conosco

Cultura

Netflix grava série em Natividade: conheça cinco curiosidades sobre o município histórico do Tocantins

Além de “O Escolhido”, Natividade também já serviu de cenário para outras produções; a mais recente foi a novela “O Outro Lado do Paraíso”

Publicados

em

O belo conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natividade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1987

A Netflix escolheu o município de Natividade no Tocantins para gravar sua primeira série original de suspense sobrenatural. A série O Escolhido é baseada na história mexicana Niño Santo, possui sete capítulos e traz no seu elenco principal a atriz Paloma Bernardi e o ator Renan Tenca.

Parte dos figurantes foi formada por moradores nativitanos trazendo mais naturalidade para a ambientação da série. A história gira em torno de três médicos que são enviados para um vilarejo no Pantanal para vacinar a população contra uma mutação do vírus da zika. Porém, eles acabam presos em uma comunidade que segue um líder que prega a cura por meio da fé, e não de medicamentos.

A série ainda não tem data de estreia, mas está prometida para chegar ao streaming ainda em 2019. Além de O Escolhido, Natividade também já serviu de cenário para outras produções, sendo a mais recente a novela das nove da TV Globo, O Outro Lado do Paraíso.

Para descobrir os segredos que encantam em Natividade, listamos abaixo cinco curiosidades sobre o município:

Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

O belo conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natividade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1987. A cidade faz parte do programa Monumenta, do Ministério da Cultura (MinC), que visa à recuperação e à preservação do patrimônio histórico brasileiro.

Natividade se destaca pela sua charmosa arquitetura colonial, festas religiosas, folclore e gastronomia. Sua história começa no ciclo do ouro, por volta de 1734, quando ocorreu a ocupação da região por bandeirantes, escravos, mineiros, sertanistas, missionários e criadores de gado. Natividade chegou a ser um dos maiores arraiais da então Capitania de Goiás.

Os visitantes podem conhecer um pouco da história da cidade visitando o Museu Histórico de Natividade. No local, funcionava uma antiga cadeia, da época do Império. A construção abriga o Centro de Artesanato e Apoio ao Turista, a Oficina de Ourivesaria Mestre Juvenal, uma loja de comercialização de produtos artesanais, além de uma exposição permanente com artefatos encontrados na região.

Festas Religiosas

A religiosidade é uma importante marca de Natividade com festejos como a Romaria de Nosso Senhor do Bonfim, considerada a maior festa religiosa do Estado, e a Festa do Divino Espírito Santo de Natividade. A cidade guarda ainda as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construção iniciada pelos escravos no século XVIII, mas que não chegou a ser concluída.

Região das Serras Gerais

A região das Serras Gerais é conhecida como a nova rota turística do Tocantins. O local engloba além de Natividade, os municípios de Almas, Arraias, Aurora, Dianópolis, Paranã e Taguatinga (região sudeste do Estado).

As Serras Gerais fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil e, além das maravilhas naturais, guardam tradições, arquitetura colonial, história e cultura como as Cavalhadas, as festas do Senhor do Bonfim e do Divino Espírito Santo, entre outras festas folclóricas e religiosas herdadas do colonialismo e da era do ciclo do ouro, como em Natividade, quando o município era grande produtor de joias.

Em toda a região, o ecoturismo é propiciado por uma profusão de rios, canyons, cachoeiras e cavernas. A Cachoeira Paraíso, em Natividade, possui diversas quedas d’água de médio e pequeno porte, em meio a pedras e paredões rochosos formando, ao longo do percurso, piscinas naturais de águas verdes e transparentes.

Em meio à fauna, à flora e outras belezas naturais, o visitante pode apreciar também os centros históricos de Natividade, Dianópolis e Arraias, que em suas ruas estreitas e muros de pedra construídos por escravos guardam memórias da história do Tocantins.

Joias

As joias de Natividade são famosas por sua tradição, seu design e sua originalidade. O conhecimento técnico vem sendo passado por várias gerações e promovendo a inclusão social de jovens, dando oportunidade a eles de construírem uma carreira e terem sua renda.

As joias artesanais de Natividade já foram reconhecidas em diversos projetos de apoio à cultura no país. Uma das técnicas que mais chama atenção nas peças é a filigrana, um trabalho ornamental herdado dos portugueses, feito de fios muito finos e pequeninas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho. O metal é geralmente ouro ou prata, mas o bronze e outros metais também são usados.

Amor Perfeito

O famoso biscoito Amor Perfeito é feito de polvilho de mandioca tradicional. A receita foi criada há mais de cem anos e permanece a mesma. O biscoito ganha forma todos os dias em uma cozinha construída no quintal da casa da doceira Tia Naninha. O processo permanece artesanal com os biscoitos sendo moldados manualmente e assados em forno de barro. Na época da festa do Divino Espírito Santo, são feitos em forma de pomba e servidos de graça aos visitantes.

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Tocantins terá shows no mundial do Rock

Publicados

em

No próximo sábado, 13 de julho, data reconhecida no Brasil como Dia Mundial do Rock, haverá shows em Palmas e em Araguaína para celebrar o gênero musical. Na capital a Banda La Gaveta fará uma homenagem aos lendários: Legião Urbana e Engenheiros do Havaí. Em Araguaína a Banda The Norths irá tocar hits nacionais e internacionais. A promessa é levar nostalgia aos amantes do rock. O evento é organizado pelas concessionárias do Grupo Serraverde.

As apresentações, abertas ao público, começarão às 11h da manhã. A estrutura será montada no sentido de criar o ambiente que se remeta a todos os estilos do rock.

O gerente de marketing do Grupo Serraverde – João Paulo Gomes – disse que a ideia do projeto é inovar.

“Celebrar o rock aqui no Tocantins, todos os anos, sempre se faz. A gente pensou em fugir do tradicional. Vamos fazer um dia de rock e não uma noite de rock. É uma oportunidade de valorizar os artistas locais homenageando grandes nomes do rock nacional também. Claro que haverá ainda o melhor do rock and roll internacional”.

Ele explicou ainda que os jipeiros têm uma ligação direta com o jeito autêntico roqueiro de ser.

“Aventura e paixão tem tudo a ver com o rock. O rock traz personalidade, identidade. O roqueiro é autêntico, único, assim como o Jeep”, finalizou.

Dia Mundial do Rock

A data faz homenagem ao estilo musical, que revolucionou a música e o comportamento social da juventude a partir da metade do século XX: o Rock n’ Roll.

Uma banda de rock é formada por um cantor, um ou dois guitarristas, um baterista e um baixista.

Atualmente, o rock é um gênero musical composto por várias influências com propósito original de lutar pela “liberdade de expressão”.

Banda La Gaveta

É uma banda de rock alternativo, formada em 2016, por músicos de vasto perfil palmense, que investem no novo e no moderno sem perder o padrão da velha musicalidade brasileira com um sutil molejo das terras tocantinenses.

Banda The Norths

The Norths, ou “Os Nortes”, os rumos, os vários pontos de referência ou Região Norte brasileira, norte do Tocantins, ou quem sabe, uma referência pop/rock para o norte do estado, para o norte do pais. Enfim, essa foi a brincadeira que trouxe o nome para banda que desde 2009 anima as noites Araguainenses. O grupo tem um repertório vasto que passa por Barão Vermelho, Legião Urbana, Guns N’ Roses e Paralamas do Sucesso.

Serviço:

Dia Mundial do Rock

Sábado, 13 de julho

PALMAS

Local: Estrutura montada na Av. NS 1, Qd 101 Sul (estacionamento das Lojas Grand Canyon e Grande Rio Ronda

Horário: A partir das 11h

Entrada de graça

ARAGUAÍNA

Local: Estrutura montada na Av. Marginal Neblina (estacionamento da Grand Canyon)

Horário: A partir das 11h

Entrada de graça

Contato: João Paulo/JP (63) 98411-5052 (WhatsApp)|99225-0749

Continue Lendo

Cultura

Primeira edição do projeto Sexta Cultural ganha nova data de estreia

Evento será realizado na segunda quinzena de agosto e contará com seis edições nesta primeira temporada, com 26 artistas/grupos

Publicados

em

Genésio Tocantins faz parte da programação nesta primeira edição, que contará com apresentações musicais e intervenções artísticas

A primeira edição do projeto Sexta Cultura, evento que será realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), previsto para estrear na sexta-feira, 12 de julho, foi adiado para a segunda quinzena de agosto. O motivo para o adiamento tem a ver com questões burocráticas para contratação da estrutura.

De acordo com a Adetuc, além das apresentações musicais e intervenções teatrais e circenses, visando a formação de público e divulgação dos artistas regionais, está prevista a montagem de uma praça de alimentação em frente ao Memorial Coluna Prestas, com venda de produtos artesanais e espaço para comercialização de CDs e outros produtos dos artistas participantes.

O evento contará com seis edições nesta primeira temporada, com 26 artistas/grupos ao todo. A primeira terá como atrações os músicos Genésio Tocantins, Quésia Carvalho, Luiz Tupiniquim, Júnior Sete Cordas e Éverton dos Andes, com intervenções de grupo de hip hop e Circo Os Caco.

 

Continue Lendo

Cultura

Cine Cristão: Filme Gospel lota salas do Mobi Cine de Gurupi

Publicados

em

 

O Grupo Mobi Cine acredita que o cinema não se limita a apenas alguns minutos em uma sala escura, e sim, um elemento que se faz presente na vida das pessoas e seus momentos especiais, levando emoção e entretenimento para nossos clientes. Baseado neste conceito, está em constante crescimento, levando cultura e diversão a milhares de espectadores.

Nessa proposta, o grupo criou o “Cine Cristão” onde exibe filmes voltados para o segmento evangélico, e com este propósito, de sempre oferecer ao seu público muito mais do que a diversão, a empresa iniciou esse projeto que alcança a cada filme, centenas de igrejas.

Segue abaixo fotos de algumas das várias igrejas que assistiram o filme “Superação – O Milagre da Fé”:

 

Continue Lendo

Notícias