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Metrologia Estadual afere radares fixos e móveis em Palmas

Na semana de 14 a 18 de janeiro, a Metrologia Estadual fez a Verificação Pós Reparo de vários equipamentos na capital, em avenidas movimentadas e que têm grande fluxo de veículos

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Durante a semana de 14 a 18 de janeiro, a Metrologia Estadual fez a Verificação Pós Reparo de vários equipamentos na capital

É da competência da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) realizar as operações de Verificação Periódica e Pós Reparo em radares fixos e móveis de trânsito. A ação atende ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014, em que é obrigatória a verificação de radares de velocidade uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo.

                   Foram aferidos radares fixos e aparelhos móveis.

Os radares de trânsito são aparelhos que monitoram o tráfego de veículos e identificam quando um deles circula acima do limite estabelecido para a via em questão. Para o funcionamento, os radares devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Na cidade de Palmas, estão instalados radares que fiscalizam os motoristas e servem de controle de velocidade para veículos automotores e que nos períodos com maior incidência de raios sofrem constantes reparos, necessitando a aferição dos equipamentos pela equipe técnica da Metrologia Estadual. “Durante o período chuvoso e com a grande incidência de descargas elétricas no Tocantins, é necessária a Verificação Pós Reparo que atesta os equipamentos para assegurar a eficácia”, aponta o técnico da AEM, Luis Fernando da Silva Lima.

 A ação contou com a participação da equipe de trânsito da Prefeitura Municipal de Palmas, com o isolamento da área para as aferições

“As barreiras eletrônicas visam controlar a velocidade dos veículos e é fundamental que o medidor esteja marcando de forma correta, atestando a real velocidade dos veículos automotores, bem como considerar a segurança do trânsito e dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas”, ressalta o presidente da AEM Rérison Antonio Castro Leite.

Radar fixo e móvel

Durante a semana de 14 a 18 de janeiro, a Metrologia Estadual fez a Verificação Pós Reparo de vários equipamentos na capital, em avenidas movimentadas e que têm grande fluxo de veículos. Foram aferidos radares fixos e aparelhos móveis.

A ação contou com a participação da equipe de trânsito da Prefeitura Municipal de Palmas, com o isolamento da área para as aferições. Em algumas vias o valor máximo permitido é de 70 km e em outras de 60 km. Durante os ensaios metrológicos, o veículo da AEM trafega com uma velocidade média de 10% a mais que o permitido para poder realizar o teste com segurança. O objetivo da ação é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas rodovias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado Inmetro.

Processo de Verificação

Para fazer a vistoria dos radares, um veículo oficial da AEM passa pelo medidor de velocidade, em média cinco vezes, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.

Quando ocorre a reprovação dos medidores de velocidade, eles não podem ser utilizados até que a empresa responsável realize as adequações necessárias. Posteriormente, é necessária nova vistoria para identificar a correção do erro e se o radar está dentro dos parâmetros de aprovação.

Segurança em primeiro lugar

As velocidades permitidas nas rodovias são calculadas com base em diversos fatores, dentre eles a presença ou não de pedestres, a proximidade com áreas escolares ou hospitais, as curvas, declives e aclives que têm relação direta com a visibilidade e a segurança de tráfego na via.

Vale ressaltar que todos os radares fixos e móveis da capital estão funcionando.

 

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