Conecte-se conosco

Cidades

Laurez se diz alegre de ter resgatado a folia gurupiense e vê-la consolidada

Publicados

em

O carnaval de Gurupi 2020 chegou ao fim depois de cinco dias de muita farra e alegria. Mais uma vez a folia gurupiense mostrou que vale a pena ser realizada. A avaliação do evento foi positiva em todos os seguimentos, organização, estrutura, segurança, comércio, saúde e, principalmente, em diversão e lazer. A festa momesca, resgatada no início desta gestão, a cada ano passado foi se consolidando e hoje o carnaval de Gurupi é considerado o melhor do Norte do Brasil.

O Prefeito Laurez Moreira destacou que o carnaval gurupiense tem sido um sucesso e expressou a sua satisfação em proporcionar essa festa linda à população. “Por onde passamos vimos o gurupiense mobilizado com o carnaval. Foi muito bonito ver as pessoas fantasiadas, famílias reunidas, amigos confraternizando, o comércio faturando e os turistas empolgados com a festa. Quando decidimos resgatar o carnaval de Gurupi e investir nessa festa tradicional tínhamos a certeza que teríamos esse retorno de satisfação, como também sabíamos do impacto financeiro que isso iria causar. O nosso carnaval está mais do que consolidado. É uma realidade nacional. Estou muito feliz de ver o resultado do trabalho que realizamos nesses últimos oito anos, sempre com o objetivo de melhorar a vida da população por meio da geração de emprego, renda, dando opções de lazer e bem-estar aos gurupienses”, declarou o prefeito.

A secretária de Cultura e Turismo, Zenaide Costa, também demonstrou sua satisfação. “Foi uma bela festa em todos os sentidos, percebemos os foliões satisfeitos com as bandas, com a organização, estrutura oferecida e com a segurança. Toda a família participou, desde a criança até o idoso. Valorizamos mais uma vez as nossas bandas locais e também movimentamos a economia do município de forma muito positiva. O investimento no Carnaval de Gurupi tem valido muito a pena”, destacou.

Último dia de folia!

Esta terça-feira, 25, último dia de carnaval, iniciou com a matinê no Hotel Veneza. A banda Balança-í ficou por conta de agitar a pipoca. A noite no circuito da folia iniciou mais cedo com a participação da Aliança dos Ministros Evangélicos de Gurupi (AMEG), ao som da banda Dois ou Mais. O grupo gospel cantou aos carnavalescos mensagens de paz e sobre o amor de Deus.

Para encerrar a programação de 2020, a banda Xamego Meu, o músico Isaac Rodrigues e a dupla Max e Luan animaram os foliões e se despediram com um repertório bem diversificado para deixar aquele gostinho de quero mais para o próximo ano.

Antes de finalizar as apresentações os músicos regionais se reuniram e homenagearam o prefeito Laurez Moreira em agradecimento ao reconhecimento e valorização dos artistas da terra. A vocalista da banda Xamego Meu, Deusa Pinheiro agradeceu ao prefeito por mais uma oportunidade de cantar no carnaval de Gurupi. “Esse momento é mais que especial, nos reunimos aqui só para lhe agradecer”, disse.

O cantor Isaac Rodrigues também deixou o seu agradecimento. “Obrigada prefeito por mais uma vez me deixar fazer parte desta festa linda, estou muito feliz de poder proporcionar alegria a comunidade gurupiense”, disse.

O prefeito Laurez Moreira agradeceu pela homenagem. “Estou muito feliz de receber este presente, agradeço a vocês por tudo que representam para a nossa cultura e para o povo de Gurupi, vocês abrilhantaram ainda mais o nosso carnaval”, declarou.

Balanço positivo

Milhares de pessoas passaram pelo circuito carnavalesco nestes cinco dias de folia. Pessoas dos quatro cantos do Brasil estiveram prestigiando a folia gurupiense.

A foliã Andrea Moreira, que veio do Rio de Janeiro, aprovou a festa. “É uma cidade acolhedora que tem um carnaval fantástico. Estou muito feliz de ter participado e me contagiado com a alegria dos gurupienses”, comentou. Quem também veio de longe e avaliou positivamente o carnaval de Gurupi foi a Nadia Rodrigues. Ela é de Floriano(PI) e disse que amou estar no meio da pipoca e parabenizou a estrutura e organização da festa.

O comércio também obteve bons lucros, o comerciante José Soares, que veio de Anápolis(GO), disse que esse é o terceiro ano consecutivo que participa do carnaval em Gurupi e afirmou que esta edição surpreendeu. “Graças a Deus tem valido o esforço de vir participar desta festa, este ano nos surpreendemos com as vendas, a organização está de parabéns pelo belo trabalho que tem feito, a cada ano a festa fica mais linda”, afirmou.

Hugo Apoliano, proprietário de um foodtruck, veio de Palmas(TO), declarou estar satisfeito com o resultado das vendas. “Tivemos um bom lucro, conseguimos atingir a nossa meta e, além disso, estou feliz de ter participado do carnaval de Gurupi, cidade acolhedora que faz jus ao seu título de capital da amizade e da prosperidade”, atestou.

Segurança e saúde

O quesito segurança é sempre prioridade na organização do Carnaval de Gurupi. Para isso a Prefeitura contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, que além de fiscalizar e aprovar o projeto da estrutura da festa, dispôs de uma equipe com 10 militares por noite no circuito da folia. A Polícia Militar também fez policiamento com 60 policiais por noite no circuito, diversas viaturas fizeram ronda no entorno e nos bloqueios de trânsito, além do monitoramento por vídeo em todo o circuito.

A Prefeitura ainda contratou uma empresa de segurança especializada com reforço de 82 pessoas, mais 8 brigadistas que ficaram de plantão na avenida, preparados para situações de princípio de incêndio, atendimento pré-hospitalar e orientação sobre saídas de emergência. A avenida também contou com uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do SAMU para atendimento aos foliões e possíveis casos de urgência e emergência. Tudo isso garantiu a segurança e o bem-estar dos foliões durante a festa.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Tocantins: Novo caso confirmado é de uma mulher de 29 anos com histórico de viagem recente à França

Publicados

em

A Secretaria de Estado da Saúde informa que nesta segunda, 05, há registro de um novo caso confirmado em Palmas.

Foram realizados 08 testes no Lacen, com uma confirmação

Após força-tarefa no final de semana, não há pendências no Lacen

O Tocantins já confirmou 18 casos confirmados do novo Coronavírus. Sendo 13 em Palmas, 4 em Araguaína e 1 em Dianópolis.

O novo caso confirmado é de uma mulher, 29 anos, com histórico de viagem recente à França.

O Estado conta agora com uma nova plataforma, onde todos podem acompanhar os números pelo link:

http://coronavirus.to.gov.br00

Continue Lendo

Cidades

Secretaria da Saúde de Palmas realiza ingresso forçado e mantém ações preventivas de combate ao Aedes

Agentes de endemias vistoriaram calhas

Publicados

em

Continuando as ações preventivas de combate à dengue, agentes de combate as endemias e o corpo técnico da Unidade de Vigilância e Controle Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) em parceria com integrantes da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), realizaram na tarde desta segunda-feira, 06, uma vistoria em alguns lotes vagos e um ingresso forçado em uma residência desabitada na região Sul da Capital.

A denúncia foi realizada através dos moradores das quadras que estariam preocupados com possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Nos lotes, foi preciso ser feita uma roçagem por uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), para que os agentes de endemias pudessem checar se na área havia algum possível foco do mosquito, porém nada foi encontrado. Na residência os agentes de combate a endemias encontraram o quintal muito sujo e uma piscina com água parada.

Segundo o agente de endemias Eder Castro, o combate ao mosquito Aedes Aegypti é uma responsabilidade de todos. “Todos os anos nós adotamos medidas preventivas, mas cada um tem que fazer a sua parte. Em casa as pessoas devem eliminar os pontos que possam servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, mantendo os lotes vazios e limpos, as piscinas sempre tratadas e ficar atentos aos vasos com água parada, pois só assim vamos poder combater os possíveis focos”, informou.

Denúncia

Ao longo do ano, as equipes de técnicos da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses e os agentes de combate a endemias vão continuar realizando vistorias nos estabelecimentos comerciais, visitas domiciliares para detecção, remoção e/ou eliminação de criadouros, ações de educação em saúde em escolas, empresas, universidades para combater a proliferação do foco do mosquito transmissor. A Semus coloca à disposição da população uma linha telefônica para atender denúncias referentes a casa abandonada, lote vago, roçagem ou possíveis locais que possam servir de criador do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O telefone é: 3212-7917.

Dicas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti

– Evite o acúmulo de água em potes

– Coloque tela nas janelas

– Coloque areia nos vasos de plantas

– Seja consciente com seu lixo, lugar de lixo é no lixo

– Coloque desinfetante nos ralos

– Limpe as calhas

– Uso de inseticidas e larvicidas

– Mantenha as Piscinas e aquários limpos

– Faço uso de repelentes

Continue Lendo

Cidades

Estado de Calamidade Pública no Município de Palmas é reconhecido pela Assembleia Legislativa do Tocantins

O decreto estabelece ainda que a contratação emergencial de pessoal e a autorização de despesas extraordinárias deverão observar os termos dispostos na legislação local.

Publicados

em

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (AL-TO) reconheceu o estado de calamidade pública na Capital em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19).

E em razão do estado de calamidade o Município de Palmas fica dispensado do cumprimento do Artigo 65 da Lei Complementar 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), especificamente com relação ao atingimento dos resultados fiscais previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), bem como do Artigo 9° da LRF que trata da limitação de empenho.

De acordo com o Decreto Legislativo, a ocorrência do estado de calamidade pública será de 135 dias, mas poderá ser prorrogado por igual período caso seja solicitado pela gestora do Município. O Decreto foi protocolado na Assembleia no dia 24 de março.

O decreto estabelece ainda que a contratação emergencial de pessoal e a autorização de despesas extraordinárias deverão observar os termos dispostos na legislação local, destinadas exclusivamente à situação de calamidade pública.

Palmas foi o único município tocantinense que obteveve aprovação, isso se deve a um esforço da gestão que instruiu o pedido com todos os documentos exigidos na Portaria N⁰ 743/2020 do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Continue Lendo

Notícias