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Investimentos no saneamento urbano e rural tem balanço positivo no primeiro semestre

Foram aplicados mais de R$ 500 mil para melhorar os serviços de abastecimento de água nos municípios atendidos pela Agência

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Foram mais de R$ 500 mil investidos em melhorias operacionais - ATS

O primeiro semestre deste ano foi marcado por importantes conquistas para o saneamento básico do Tocantins. Nos municípios onde a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) atua, uma série de investimentos foi aplicado para melhorar os serviços de abastecimento de água. E além do serviço operacional ter sido reestruturado com uma nova logística de trabalho, a comunicação entre a Agência e os clientes se tornou muito mais eficiente.

Através do whatsapp, 0800 e agência virtual com chat on-line, os clientes têm respostas imediatas as suas demandas. O presidente da ATS, Romis Alberto, destaca outras conquistas que também foram efetivadas, como o retorno das obras dos Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água (SCAA) na zona rural em parceria com o governo federal.

“Foi um semestre desafiante, estamos conseguindo com a junção de forças melhorar as condições operacionais e comerciais das nossas unidades”, informou o presidente.

Ações nos municípios

Para executar melhorias operacionais foram aplicados mais de R$ 500 mil nestes primeiros meses de 2019. Dentre os municípios que foram beneficiados estão: Muricilândia e Riachinho, Tupiratins, Brasilândia do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Marianópolis, Novo Acordo, Tocantínia, Brejinho de Nazaré, Conceição do Tocantins, Ipueiras, Bandeirantes do Tocantins, Pugmil e Pau d’Arco.

Foram realizadas melhorias na estrutura do reservatório e troca de bombas; ativação de Poço Tubular Profundo (PTP); manutenção e melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA); extensão de rede, limpeza e reforma de escritórios; instalação de novos reservatórios.

Serão investidos ainda R$ 2 milhões para compra de bombas reservas. O processo licitatório já está em fase final e deve ser concluído em breve. Com estoque de bombas disponível, a ATS ira reduzir significativamente o tempo gasto para solucionar problemas de desabastecimento.

Retorno de obras do programa Água para Todos

A ATS firmou convênio com o Ministério da Integração Nacional, atual Ministério do Desenvolvimento Regional, que contempla a execução de Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água (SCAA) em comunidades rurais. Os sistemas consistem na perfuração de PTP, implantação de captação com bomba submersa, clorador de pastilhas para tratamento da água, reservatório de 10 mil litros e rede de distribuição de aproximadamente 1,6 mil metros de extensão.

Nesse semestre, foram realizadas as perfurações de 15 poços, totalizando um investimento de mais R$ 900 mil. Foram beneficiadas as comunidades nos Projetos de Assentamentos (PA) Córrego Fundo, Força da Esperança, Santo Antonio (Principado), São Bento I e Terra Vermelha no município de Monte do Carmo; PA Progresso, PA Santa Tereza e PA Santo Onofre em Ponte Alta do Tocantins; PA Bananal e PA São José I em Peixe; Natividade, PA Jacubinha; Couto Magalhães, PA Campo da Missa; Carmolândia, PA Barra Bonita; Piraquê, PA Tucumirim; e em Pau D’Arco, PA Filadélfia.

Atendimento 

Desde abril, os municípios atendidos pela ATS passaram a contar com importantes serviços comerciais que ampliaram o alcance e tornou mais eficiente a comunicação com atendimento via whatsapp, Agência Virtual e 0800.

Na Agência Virtual, o cliente pode acessar a segunda via de contas, consultar débitos, consumos, protocolos, atualização de cadastro e solicitação de serviços emergenciais para conserto de vazamentos e desobstrução de bueiros. O novo software comercial é mais robusto e preparado para suprir as necessidades dos clientes.

Os serviços de medição e entrega de contas também passaram por um processo de transformação. As leituras estão sendo executadas com a utilização de smartphones, o que permite um acompanhamento on-line das leituras. Em caso de diferença de leituras ou ocorrências em campo podem ser registradas fotos e anexadas em ordens de serviços. Esses processos permitem maior transparência e confiabilidade dos serviços executados.

Ainda estão sendo executados planos de ação para recuperação de ligações cortadas, vistorias, identificação de vazamentos e melhoria das informações cadastrais dos clientes. Com mais qualidade, esses novos procedimentos permitem maior proximidade com os clientes.

Outro importante avanço deste período, é que os escritórios de atendimento presencial estão ganhando novos mobiliários e passando por um processo de informatização com tecnologia de ponta.

 

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FMA realiza simpósio sobre Manejo Populacional de Capivaras a partir dessa segunda, 19

Capivaras são vistas com frequência no Parque Cesamar

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Terá início nesta segunda-feira, 19, o Simpósio sobre Manejo Populacional de Capivaras, realizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) em parceria com diversos órgãos e instituições. A intenção é discutir sobre o crescimento populacional destes animais em espaços urbanos e suas consequências.

O evento acontece na Universidade Católica de Palmas I (Unicatólica) e na Ulbra, no período de 19 e 22 de agosto, sendo os dois primeiros dias abertos ao público em geral e os dois últimos restritos a médicos veterinários parceiros do projeto.

Durante o simpósio serão debatidas questões relativas ao habitat natural das capivaras, a ocupação não adequada por esses animais de espaço urbano, o que pode acarretar prejuízos tanto ao meio ambiente, quanto ao ser humano e também às próprias capivaras. Também serão abordados temas como os recursos naturais disponíveis para atender as necessidades nutricionais desses animais.

As inscrições para participação no Simpósio podem ser realizadas através do link ou no próprio local.

A organização solicita que o participante faça doação de um litro de leite zero lactose ou uma lata de wiskas (alimento para gatos que possui nutrientes específicos), para ajudar na recuperação de animais abrigados no Centro de Fauna do Tocantins (Cefau).

Programação

Segunda-feira, 19

09h30 – 10h30

Mesa de abertura

Local: Auditório da UniCatólica

10h30 – 12h

PALESTRA : Diagnóstico das Capivaras

Local: Auditório da UniCatólica

(Bruna de Almeida – FMA)

14h -15h30

PALESTRA 2: FMB e Lyme

Local: Auditório da UniCatólica

(Dr. Mônica Silva Dias FrancoInfectologista)

15h30 – 16h30

MESA REDONDA: Impacto Ambiental e Urbano da Fauna de Capivaras

Local: Auditório da UniCatólica

(Mediador: Marcelo Grison, Convidados: Naturatins, Representante da BPMA, Representante da GMP, Prof. Dr. Marcos Vinícius de Souza)

Terça-feira, 20

08h – 09h30

PALESTRA 3: Controle ético de

capivaras em centros urbanos

Local: Auditório do Ceulp/Ulbra

(Prof. Dr. Marcos Vinícius de Souza)

9h30 – 12h

PALESTRA 4: Existem riscos ao se manejar grandes roedores selvagens?

Local: Auditório do Ceulp/Ulbra

(Prof. Dr. Marcos Vinícius de Souza)

14h -15h30

PALESTRA 5: A Extrapolação Alométrica como ferramenta na contenção farmacológica de grandes roedores.

Local: Auditório do Ceulp/Ulbra

(Prof. Dr. Marcos Vinícius de Souza)

15h30 – 16h30

PALESTRA 6: Modulação comportamental: uma aliada no manejo de animais selvagens.

Local: Auditório do Ceulp/Ulbra

(Prof. Dr. Marcos Vinícius de Souza)

16h30 – 17h30

Encerramento para o público geral

Quarta-feira, 21

8h – 12h

TEÓRICO I:

Administração de fármacos a distância

Local: Clínica Veterinária da UniCatólica

(Público alvo: Médicos Veterinários participantes do projeto)

14h – 17h30

PRÁTICA I: Confecção de Dardos

Local: Parque Cesamar (Público alvo: Médicos Veterinários participantes do projeto)

Quinta-feira, 22

8h – 12h

PRÁTICA II: Cirurgia

Local: Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra

(Público alvo:Médicos Veterinários participantes do projeto)

14h – 17h30

PRÁTICA III: Cirurgia

LOCAL: Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra

(Público alvo: Médicos Veterinários participantes do projeto)

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Cidades

Comando do 4º BPM visita Comarcas da região Sul do Estado e estabelece vínculos para a lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrências – TCO’s

Com o propósito de esclarecer a atuação da PM na lavratura de TCO’s o comando da Unidade realiza visita à Comarca de Palmeirópolis. Os policiais militares receberão capacitação para atuarem diante dessa nova realidade.

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Na tarde desta quinta-feira, 15, o subcomandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), major QOPM José Batista Freitas visitou a Juíza de Direito da Comarca de Palmeirópolis, Dra. Ana Paula Araújo Aires Toríbio com a finalidade de esclarecer a atuação da Polícia Militar (PM) na lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrências – TCO’s e estabelecer este vínculo específico, além da natural missão institucional de sua competência.

A medida está fundamentada no Provimento no 009/2018 – TJTO, endossado por decisão do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que autoriza os juízes dos Juizados Especiais Criminais e os demais com competência criminal a receber, distribuir e processar os TCO’s lavrados por policiais militares do Tocantins.

Durante a visita, o major Freitas conversou brevemente com a magistrada acerca dos serviços prestados pelo batalhão na sua área circunscricional, da qual integra a cidade e Comarca de Palmeirópolis, e fez uma explanação sobre a capacitação de policiais militares para a lavratura dos TCO’s.

Na mesma ocasião, o capitão Marcus Vinícius de Farias, chefe da Seção de Planejamento, Instrução e Ensino da Unidade, esclareceu como será operacionalizado a atuação dos policiais militares e também ajustou a pauta de audiências da Comarca com o objetivo de realizar as intimações prévias das pessoas que serão notificadas.

A doutora Ana Paula destacou que a decisão que autoriza a lavratura de TCO’s pela PM contribuirá para a melhoria dos serviços ao cidadão, principalmente no aspecto de desburocratização e celeridade na prestação jurisdicional.

O comando da Unidade reitera que os policiais militares receberão instruções e aprimoramento técnico-profissional para atuarem dentro dessa nova realidade com o propósito de melhor atender as exigências da sociedade e o interesse da Corporação.

Visitas às Comarcas:

O comando da Unidade já visitou também as Comarcas de Gurupi, Formoso e Araguaçu.

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Prorrogadas inscrições do concurso público para professor da UnirG, com salário de até R$9.990

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O prazo de inscrições para o concurso público para provimento de vagas nos cargos de professor do magistério superior da Universidade de Gurupi – UnirG foi adiado para 16 de setembro. O custo da taxa é de R$ 350. São ofertadas 40 vagas e o salário varia entre R$ 2.900 a R$ 9.990.

Para se inscrever o candidato deve enviar a documentação exigida no edital pelo e-mail [email protected], além do pagamento da inscrição até o dia 17 de setembro, conforme o limite de recebimento bancário. A relação dos documentos está disponível no edital, no endereço http://www.unirg.edu.br/a-unirg/concursos-e-selecoes/.

Segundo o presidente da Comissão de Organização do Concurso (COC), Paulo Henrique Matos, em função da confusão dos inscritos no envio da documentação, resolveu-se prorrogar o prazo para que a meta fosse alcançada. “Houve ainda a baixa procura de inscritos na área da saúde. Para garantir o preenchimento dessas vagas e assegurar a ampliação para aqueles que não enviaram corretamente a documentação no ato da inscrição, considerando que o número foi bastante, a Comissão decidiu ampliar o prazo das inscrições“, explicou o professor.

O processo seletivo será feito em quatro etapas: análise da documentação (caráter eliminatório); prova escrita (caráter eliminatório e classificatório); prova didática (caráter eliminatório e classificatório) e prova de títulos (caráter classificatório).

 A prova escrita será em 20 de outubro. Já a realização da prova didática será nos dias 09 e 10 de novembro, conforme convocação por vaga, além da entrega de títulos. O resultado final está previsto para ocorrer em 06 de dezembro.

VAGAS

As vagas ofertadas são para profissionais das áreas de: Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Letras, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. A remuneração varia entre R$ 2.912,04, R$ 5.824,09 (especialista) e R$ 4.994,72, R$ 9.989,44 (doutor), conforme a titulação e a jornada de trabalho.

O certame será realizado pela Comissão de Organização do Concurso (COC) da Fundação UnirG, com apoio da Fundação Aroeira, de Goiânia (GO).

Outras informações podem ser conferidas no edital disponível no endereço http://www.unirg.edu.br/a-unirg/concursos-e-selecoes/

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