Connect with us

Cidades

Idosos da Região Norte do Tocantins debatem sobre envelhecer com dignidade no século 21

Published

on

Idosos da Região Norte do Tocantins debatem sobre envelhecer com dignidade no século 21

Desde o início da semana a Região Norte do Tocantins participa da Conferência Regionalizada dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro iniciou na segunda-feira, 03, em Augustinópolis, e encerrou nesta quinta-feira, 06, em Araguaína. A Conferência reuniu idosos, servidores públicos e sociedade civil de 26 munícipios do Norte do Estado, que debateram sobre os desafios de envelhecer com dignidade no século 21.

“Conseguimos discutir os eixos, eleger os delegados e identificamos as dificuldades dos municípios em suas demandas mais específicas. Uma delas é sobre a participação da sociedade na articulação das políticas públicas, para isso já deliberamos que os conselhos profissionais serão parceiros no fomento dessa participação social”, contou Sandra Maria Leitão, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPI).

Em Augustinópolis, a Conferência atendeu 70 pessoas, de 11 municípios, a exemplo de Araguatins, Buriti do Tocantins, Riachinho, Sampaio, São Sebastião do Tocantins, Tocantinópolis, Angico e Esperantina. “Elegemos oito delegados da sociedade civil e mais oito delegados representando o Estado, totalizando 16”, disse Sandra, lembrando que no Encontro em Araguaína foi possível atender mais 15 municípios daquela região.

Leitos

“As demandas mais específicas do Extremo Norte ficaram em torno da oferta de leitos de alta complexidade nos hospitais, da carência de instituições de longa permanência para os idosos e de profissionais especializados, como geriatras, para o atendimento ao idoso. Essas são realidades vividas por idosos não só do Tocantins, mas do país inteiro”, esclareceu a presidente do CEDIPI.

Araguaína

Na manhã desta quinta-feira, 06, às 8h, a Conferência foi iniciada em Araguaína, com 150 inscritos e a presença de conselheiros estaduais e municipais, delegados municipais e representantes da Universidade da Maturidade (UMA), ligada à Universidade Federal do Tocantins. Além da apresentação geral da Conferência, realizada pela presidente do CEDIPI, Sandra Maria Leitão, o encontro contou com uma palestra magna do professor Leomar Brigagão, representante da Federação dos Associados e Núcleos da Pessoa Idosa do Estado do Tocantins (Fanpito), sobre os desafios de envelhecer com dignidade neste século.

As conferências são realizadas pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPI), com o apoio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), e visita no mês de setembro todas as regiões do Estado para conhecer de perto as necessidades mais urgentes dos idosos de cada região. O próximo município que recebe a regionalizada é Paraíso do Tocantins, no dia 11 desse mês.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas