Conecte-se conosco

Cidades

Gurupi participa do Dia Mundial da Limpeza e realiza ação em diversos pontos da cidade

Nesse sábado, 15, mais de 150 países realizam o Dia Mundial da Limpeza que é uma ação efetivada desde 2008 por voluntários com foco na conscientização e preservação do meio ambiente

Publicados

em

Gurupi participa do Dia Mundial da Limpeza e realiza ação em diversos pontos da cidade

Cuidar do lixo é responsabilidade de cada um. A maneira como cada pessoa lida com o lixo que produz diz muito sobre ela. Em Gurupi são gerados por dia média de 90 toneladas de resíduos. E nesse sábado, 15, mais de 150 países realizam o Dia Mundial da Limpeza que é uma ação efetivada desde 2008 por voluntários com foco na conscientização e preservação do meio ambiente.

Gurupi participa nesse sábado pela primeira vez da ação que está sendo organizada pela Diretoria de Meio Ambiente por meio das Secretaria de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente, contando com a parceria das escolas municipais Professora Ilsa Borges, Agripino de Sousa Galvão, Professor Joel Ferreira Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Posturas, Secretaria de Infraestrutura e Polícia Ambiental.

A ação iniciou pela manhã no Parque Mutuca, quando crianças da rede municipal realizaram a limpeza no entorno do Parque. Empolgada com a ação, Heloisa Soares, aluna do 4º ano da Escola Joel Ferreira, disse estar satisfeita em participar da ação que é mundial e colocar em prática o que tem sido aprendido na sala de aula. Quem compartilha da satisfação é Eduagáta Ferreira, também aluna do 4º ano, que comenta que sempre passa dicas aos pais de que não pode jogar lixo no chão e que alguns materiais podem ser reciclados.

A ação iniciou pela manhã no Parque Mutuca, quando crianças da rede municipal realizaram a limpeza no entorno do Parque

A professora Ana Lúcia Asevedo, que acompanhava as crianças dos 4º e 5 º anos da Escola Joel Ferreira, destacou que a ação é uma oportunidade de colocar em prática tudo o que tem sido ensinado em sala. “Estamos fazendo um trabalho de conscientização e que ele seja multiplicado em casa, na própria escola, na comunidade. Estamos fazendo hoje na rua aquilo que estudamos em sala e discutindo como efetivamente podemos aproveitar o nosso lixo e utilizar o nosso tempo em benefício do meio ambiente”, destaca.

A Coordenadora do Meio Ambiente, Asafe Gomes, comenta que Gurupi não podia ficar de fora dessa ação de limpeza que é realizada todos os dias por meio da coleta do lixo, mas que ainda não tem a participação efetiva da comunidade. “As pessoas ainda não estão conscientes de que manter a limpeza do meio ambiente não é apenas uma obrigação da gestão, mas de toda a comunidade. Pedimos a população que nos ajude no dia-a-dia, que deixe o lixo no local correto para a coleta. Temos coleta seletiva que é feita pela Associação de Catadores, mas não tem sido cem por cento porque a população não tem feito a separação do lixo. Estamos conscientizando para termos um meio ambiente bom para todos”, ressaltou.

O secretário de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente, Fernando Scotta, participou da ação que para ele é uma obrigação estar comprometido com ações que visam melhorias para coletividade. Segundo ele, a Secretaria abraçou essa causa com o objetivo de agregar segmentos da sociedade para conscientizar a população de que cada um é responsável pelo meio ambiente.

Scotta destaca que esse trabalho de conscientização e preservação do meio ambiente deve começar na base, nas escolas com as crianças que serão disseminadores desse conhecimento e de boas práticas. “As crianças são as que mais abraçam a causa, que se comprometem, que chamam a atenção dos pais que muitas vezes cometem algumas infrações e são advertidas por elas. Elas têm uma absorção do que tem que se fazer bem mais que os adultos”, enfatizou.

As equipes realizaram limpeza no entorno de praças, escolas, universidade e nos córregos Água Franca e Pouso do Meio, locais em que foram encontrados diversos tipos de resíduos jogados pelos moradores como cadeiras, madeira, ferro, carpetes, entre outros.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Gurupi recebeu Conferência regionalizada dos direitos da pessoa idosa

Publicados

em

Gurupi recebeu Conferência regionalizada dos direitos da pessoa idosa

Nesta sexta-feira (21), foi realizada no Auditório da OAB em Gurupi a 6º Conferência Regionalizada dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento teve o tema central: “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”. A conferência contou com o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio das Secretarias Municipais do Trabalho e Assistência Social e do Idoso e com a presença do prefeito Laurez Moreira.

Segundo a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPI), Sandra Maria Leitão, a Conferência foi um espaço de construção coletiva em que todos puderam participar para que o município e o estado avancem em políticas públicas as quais tem como centralidade a defesa da pessoa idosa. “Precisamos discutir e propor juntos, pois cuidar dos idosos é responsabilidade de todos nós e precisamos avançar nas políticas públicas de forma efetiva”, disse.

Ainda de acordo com a Sandra Maria Leitão, as propostas das conferências regionalizadas serão levadas às Conferências Estadual e Nacional, que serão realizadas em 2019 e construirão as diretrizes para uma política pública de defesa dos direitos da pessoa idosa.

O Prefeito de Gurupi Laurez Moreira na oportunidade destacou a importância das políticas públicas voltadas para os idosos e lembrou ações da sua gestão voltadas para o bem estar da melhor idade. “Eu sempre tenho dito que os idosos precisam de todo o cuidado e de ter seus direitos garantidos e aqui em Gurupi, temos buscado proporcionar qualidade de vida a eles, com várias ações, temos a Secretaria do Idoso, a Casa do Idoso, a Academia do Idoso e com isso várias atividades que os atendem nas mais variadas áreas como a saúde, ação social, entretenimento, entre outras”, afirmou o Prefeito.

Para a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Solange Moreira, “Precisamos de espaços assim para reunir gestores, técnicos e os próprios idosos para atendermos as suas demandas e necessidades”, afirmou. Já para a Secretária Municipal do Idoso, Regiane Garcia, “É fundamental debatermos sobre o que estamos fazendo e em que podemos melhorar para garantir os direitos dos idosos”, disse.

Programação

A programação contou com falas institucionais, apresentação cultural com grupo de capoeira, palestra sobre o tema central ministrada pelo professor universitário Leomar Cesar Brigagão, membro do Comitê de ética e pesquisa com seres humanos da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Além disso, houve também a apresentação da metodologia dos grupos de trabalho e discussão sobre os eixos temáticos, que foram:

Eixo I – Direitos fundamentais na construção das políticas públicas: Saúde, Assistência Social, Previdência social, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer;

Eixo II – Educação: Assegurando direitos e emancipação humana;

Eixo III – Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa;

Eixo IV – Os conselhos de direitos: Seu papel na efetivação do controle social na geração de implementação das políticas públicas.

Ao final, houve aprovação das deliberações e eleição dos delegados que participarão da IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

Continue Lendo

Cidades

SESI Gurupi contrata Auxiliar de Manutenção

Edital com todas as informações sobre o processo seletivo está disponível no Portal SESI Tocantins, link Editais.

Publicados

em

SESI Gurupi contrata Auxiliar de Manutenção

O Serviço Social da Indústria (SESI) em Gurupi está com processo seletivo aberto para o cargo de Auxiliar de Manutenção. Os interessados devem enviar currículo para análise prévia até o dia 26/09 para o e-mail: [email protected] identificando o assunto do e-mail como “SESI – Processo de Seleção – Comunicado 14/2018”.

A vaga exige Ensino Fundamental Completo e experiência de no mínimo 6 meses em mecânica geral, eletricidade, solda, hidráulica e marcenaria. Além de conhecimentos básicos de solda, marcenaria, manutenção elétrica e hidráulica, noções de manutenção corretiva/ preventiva, noções de manutenção em ar condicionado, segurança do Trabalho e Informática Básica. Desejável NR 10 – Básica.

Os candidatos devem conferir o Edital completo para assegurar que cumprem todos os requisitos da vaga, consultar informações sobre o processo de seleção e informações complementares.

Continue Lendo

Cidades

Carateca do CRAS é destaque em campeonato Tocantinense

Tocantinense de Karatê foi realizado em Palmas e o jovem Luyk Gabriel, de 11 anos, conquistou medalhas de ouro e prata na categoria Infanto-juvenil

Publicados

em

Carateca do CRAS é destaque em campeonato Tocantinense

O aluno de karatê do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Setor Céu Azul, Luyk Gabriel da Silva, de 11 anos participou da 2ª Etapa do Estadual de Karatê realizado em Palmas, no último sábado, 15. O estudante competiu na categoria Infanto-juvenil e conquistou o primeiro lugar na prova de Kata (luta imaginária) e a medalha de prata no Kumite (luta com adversário).

Luyk Gabriel, que é faixa vermelha, conheceu o karatê há um ano e seis meses, quando iniciou nas aulas gratuitas oferecidas pelo CRAS do Setor Céu Azul, onde mora. “Eu achava que gostava mesmo era de futebol, mas quando comecei a ir às aulas de karatê me descobri carateca e estou muito feliz com meu resultado”, disse o garoto.

Apoiado pelo professor Douglas de Abreu, além das aulas semanais, o carateca teve uma maratona de cuidados e treinamentos que contribuíram para o bom desempenho na competição. “O Luyk é um aluno muito dedicado, não falta aula, é focado e por isso tem se destacado nas competições que participamos, é um exemplo para os colegas”, destacou o professor.

O próximo desafio do jovem atleta será a participação no Open de Karatê, que será realizado, em Novembro desse ano, na cidade de Paraíso, que pode garantir classificação na etapa Nacional da Competição. Para manter os resultados, o garoto segue o ritmo disciplinar das aulas. “Estou muito confiante que vou conseguir me sair bem, agradeço ao meu professor pela ajuda e por me incentivar a não desistir, completou Luyk Gabriel.

Aulas nos CRAS

Atualmente, mais de 100 crianças são assistidas pelo Projeto Karatê Educa, desenvolvido nos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em Araguaína. As aulas, realizadas duas vezes na semana, são de graça e contemplam jovens de 6 a 17 anos.

De acordo com Douglas de Abreu, professor do projeto desde 2014, a prática do karatê pelos usuários atendidos nos CRAS contribui para o desenvolvimento físico e emocional de crianças e adolescentes, potencializando um ambiente social próprio, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, concentração, criatividade e construção de atitudes de cooperação, lealdade e participação solidária.

Os CRAS oferecem, além de aulas de karatê, cursos de violão, balé, capoeira e pintura em tela, além de atividades diárias com idosos. Os cursos acontecem todos os dias, em diferentes horários. Mais informações: CRAS 1 (Setor Céu Azul), localizado á Rua Lontra QD 12 LT 29 ou pelo telefone: 3421- 5152-; CRAS 2 (Araguaína Sul), Rua Praça Iguaçu QD 10 LT 04, ou pelo telefone: 3412 – 4023 -; CRAS 3 (Parque do Lago), localizado Rua 08, QD. 04 LT. 01.

Continue Lendo

Notícias