Conecte-se conosco

Cidades

Gurupi participa do Dia Mundial da Limpeza e realiza ação em diversos pontos da cidade

Nesse sábado, 15, mais de 150 países realizam o Dia Mundial da Limpeza que é uma ação efetivada desde 2008 por voluntários com foco na conscientização e preservação do meio ambiente

Publicados

em

Gurupi participa do Dia Mundial da Limpeza e realiza ação em diversos pontos da cidade

Cuidar do lixo é responsabilidade de cada um. A maneira como cada pessoa lida com o lixo que produz diz muito sobre ela. Em Gurupi são gerados por dia média de 90 toneladas de resíduos. E nesse sábado, 15, mais de 150 países realizam o Dia Mundial da Limpeza que é uma ação efetivada desde 2008 por voluntários com foco na conscientização e preservação do meio ambiente.

Gurupi participa nesse sábado pela primeira vez da ação que está sendo organizada pela Diretoria de Meio Ambiente por meio das Secretaria de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente, contando com a parceria das escolas municipais Professora Ilsa Borges, Agripino de Sousa Galvão, Professor Joel Ferreira Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Posturas, Secretaria de Infraestrutura e Polícia Ambiental.

A ação iniciou pela manhã no Parque Mutuca, quando crianças da rede municipal realizaram a limpeza no entorno do Parque. Empolgada com a ação, Heloisa Soares, aluna do 4º ano da Escola Joel Ferreira, disse estar satisfeita em participar da ação que é mundial e colocar em prática o que tem sido aprendido na sala de aula. Quem compartilha da satisfação é Eduagáta Ferreira, também aluna do 4º ano, que comenta que sempre passa dicas aos pais de que não pode jogar lixo no chão e que alguns materiais podem ser reciclados.

A ação iniciou pela manhã no Parque Mutuca, quando crianças da rede municipal realizaram a limpeza no entorno do Parque

A professora Ana Lúcia Asevedo, que acompanhava as crianças dos 4º e 5 º anos da Escola Joel Ferreira, destacou que a ação é uma oportunidade de colocar em prática tudo o que tem sido ensinado em sala. “Estamos fazendo um trabalho de conscientização e que ele seja multiplicado em casa, na própria escola, na comunidade. Estamos fazendo hoje na rua aquilo que estudamos em sala e discutindo como efetivamente podemos aproveitar o nosso lixo e utilizar o nosso tempo em benefício do meio ambiente”, destaca.

A Coordenadora do Meio Ambiente, Asafe Gomes, comenta que Gurupi não podia ficar de fora dessa ação de limpeza que é realizada todos os dias por meio da coleta do lixo, mas que ainda não tem a participação efetiva da comunidade. “As pessoas ainda não estão conscientes de que manter a limpeza do meio ambiente não é apenas uma obrigação da gestão, mas de toda a comunidade. Pedimos a população que nos ajude no dia-a-dia, que deixe o lixo no local correto para a coleta. Temos coleta seletiva que é feita pela Associação de Catadores, mas não tem sido cem por cento porque a população não tem feito a separação do lixo. Estamos conscientizando para termos um meio ambiente bom para todos”, ressaltou.

O secretário de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente, Fernando Scotta, participou da ação que para ele é uma obrigação estar comprometido com ações que visam melhorias para coletividade. Segundo ele, a Secretaria abraçou essa causa com o objetivo de agregar segmentos da sociedade para conscientizar a população de que cada um é responsável pelo meio ambiente.

Scotta destaca que esse trabalho de conscientização e preservação do meio ambiente deve começar na base, nas escolas com as crianças que serão disseminadores desse conhecimento e de boas práticas. “As crianças são as que mais abraçam a causa, que se comprometem, que chamam a atenção dos pais que muitas vezes cometem algumas infrações e são advertidas por elas. Elas têm uma absorção do que tem que se fazer bem mais que os adultos”, enfatizou.

As equipes realizaram limpeza no entorno de praças, escolas, universidade e nos córregos Água Franca e Pouso do Meio, locais em que foram encontrados diversos tipos de resíduos jogados pelos moradores como cadeiras, madeira, ferro, carpetes, entre outros.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Tocantins avança na implantação do Protocolo do Fogo e do Fórum do Lixo nos municípios

Até dezembro, o Naturatins segue com uma agenda de implantação municipal de ambos os programas, a previsão é que, até o fim do ano, sejam atendidos mais oito municípios

Publicados

em

Tocantins avança na implantação do Protocolo do Fogo e do Fórum do Lixo nos municípios

Nesta terça-feira, 13, educadoras ambientais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) implantam o Fórum Municipal do Lixo e Cidadania (FMLC), em mais uma cidade. Dessa vez, o município de Chapada de Natividade recebe a visita da equipe para auxílio e orientação, na formação do colegiado que passa a desenvolver o diálogo sobre a questão dos resíduos sólidos nessa comunidade.

Na última sexta-feira, 9, uma das equipes do Instituto concluiu o processo de adesão municipal do Protocolo do Fogo e implantação do FMLC, em Novo Jardim. Durante o trabalho realizado ao longo da semana, mais de 60 participantes estiveram reunidos com a educadora ambiental do Naturatins Edna Mendonça e a técnica do Licenciamento Rosilene Reis, entre moradores e representantes de diversos segmentos das áreas urbana e rural.

Tocantins avança na implantação do Protocolo do Fogo e do Fórum do Lixo nos municípios

O prefeito de Novo Jardim, Arlindo Cipolatto, assinou o Protocolo do Fogo do município, assumindo o compromisso de cooperação com o Naturatins. A iniciativa contou com apoio da secretária Municipal de Meio Ambiente, Manoela França; e a deliberação realizada no Plenário da Câmara Municipal da cidade foi acompanhada também por vereadores e servidores municipais.

Ao sintetizar o panorama positivo da cooperação entre o Estado e os municípios, o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, afirma que a adesão busca incentivar a colaboração de moradores locais. “Além do benefício do ICMS Ecológico, alcançar a redução de focos de calor, dos índices de queimadas nos municípios e multiplicar soluções para os resíduos produzidos, são anseios de todos. Os impactos refletem na qualidade de vida humana, na economia e no meio ambiente de cada região do Estado. Um compromisso coletivo que precisa ser lembrado, no período de estiagem”, pontuou.

Até dezembro, o Naturatins segue com uma agenda de implantação municipal de ambos os programas. A previsão é que, até o fim do ano, sejam atendidos mais oito municípios.

Protocolo do Fogo

É um programa que tem o objetivo de implantar o Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo em todo o Estado, a partir do estabelecimento de acordos entre os diversos atores sociais do município, com respaldo no Decreto Estadual nº 649/98, que institui o Comitê Estadual de Prevenção, Controle e Combate às queimadas e incêndios florestais.

FMLC

A implantação do Fórum Municipal do Lixo e Cidadania busca oferecer suporte, capacitação e integração das instituições públicas e privadas, bem como de todos os segmentos organizados da sociedade local, para a ampla discussão sobre as questões relacionadas aos resíduos sólidos, como problemas gerados com a produção, manejo e destinação, além do incentivo a coleta seletiva e organização dos catadores de materiais recicláveis.

Educação Ambiental

É um processo que concentra sua atuação no desenvolvimento socioambiental das comunidades, para incentivo ao desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável, sensibilização popular da importância da manutenção e conservação do patrimônio natural, desenvolvimento individual e coletivo de valores sociais, habilidades, competências, conhecimentos e atitudes que contribuem com as diretrizes ambientais sustentáveis previstas na Lei nº 9.795/1999, da Política Nacional de Educação Ambiental.

Continue Lendo

Cidades

Com foco na prevenção, Secretaria de Saúde abre campanha novembro azul

Novembro é o mês dedicado à saúde do homem e de prevenção e combate ao câncer de próstata, e a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi deu abertura à campanha na noite dessa quinta-feira, 08, na Unidade Básica de Saúde do Setor Pedroso com diversos atendimentos ao público masculino.

Publicados

em

Novembro é o mês dedicado à saúde do homem e de prevenção e combate ao câncer de próstata, e a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi deu abertura à campanha na noite dessa quinta-feira, 08, na Unidade Básica de Saúde do Setor Pedroso com diversos atendimentos ao público masculino.

Diversos homens compareceram à unidade buscando os atendimentos de aferição de pressão arterial, de glicemia, testes rápidos para diagnóstico de doenças sexualmente transmitidas, consultas médicas, corte de cabelo, atualização do cartão vacinal, entre outros.

O aposentado Raimundo Neres, de 66 anos, aprovou a iniciativa e realizou diversos atendimentos. “Está tudo muito bonito e os atendimentos muito bons”, destacou.

O ajudante de pedreiro, Carlos Lúcio Pereira, de 40 anos, elogiou a iniciativa dos atendimentos acontecerem no período da noite, pois facilita a participação dos homens. “A agente de saúde me convidou e eu vim porque era fora do horário do trabalho, porque nós que trabalhamos o dia todo fica complicado vir à uma unidade de saúde sem estar sentindo nada e aí vamos deixando de nos cuidar”, enfatizou.

A enfermeira da unidade, Pollyanna Carvalho, explicou que durante os dias que antecederam à abertura da campanha, as agentes de saúde visitaram todos os moradores, em especial, aqueles que têm certa resistência a procurar os atendimentos para que comparecessem.

Durante a abertura, o secretário municipal de Saúde, Gutierres Toquato, destacou a importância de trabalhar visando o fortalecimento da prevenção, com a conscientização de que os homens precisam buscar os atendimentos antes que sintam alguma dor ou anormalidade. “Vocês, homens, estarem aqui é uma demonstração que amam viver e amar viver é amar se cuidar, preservar e valorizar a própria história”, destacou.

O enfermeiro Tassio Rodrigues, destacou a importância de os homens terem participado. “É uma felicidade grande vermos tantos homens hoje aqui em busca do autocuidado. É uma vitória conseguirmos fazer esse alerta sobre a necessidade que os homens têm de se cuidar. Nossa equipe está à disposição todos os dias”, finalizou.

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Gurupi decreta ponto facultativo na sexta-feira

A determinação do ponto facultativo não afetará o funcionamento dos serviços essenciais que exijam plantão permanente.

Publicados

em

Em razão do feriado de aniversário de Gurupi, comemorado nessa quarta-feira, 14, e da Proclamação da República, na quinta-feira, 15, a Prefeitura de Gurupi decreta ponto facultativo na sexta-feira, 16.

A determinação do ponto facultativo não afetará o funcionamento dos serviços essenciais que exijam plantão permanente.

Continue Lendo

Notícias