Conecte-se conosco

Agronegócio

Governo lança Agrotins 2019 nesta segunda-feira

Agrotins é reconhecida como uma das maiores feiras do segmento no Brasil e a maior feira de agronegócios da Região Norte do País

Publicados

em

Agrotins é reconhecida como uma das maiores feiras do segmento no Brasil e a maior feira de agronegócios da região Norte do País

Com o tema Agropecuária de Atitude Sustentável, a 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019) será lançada pelo Governo do Estado nesta segunda-feira, 8, às 14 horas, no Auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

A Agrotins ocorre de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na Rodovia TO-050, Km 23, saída para Porto Nacional. A Agrotins é reconhecida como uma das maiores feiras do segmento no Brasil e a maior feira de agronegócios da Região Norte do País.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e de suas vinculadas – a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e o Instituto do Desenvolvimento Rural (Ruraltins), realiza a Agrotins com os objetivos de divulgar e transferir ao setor produtivo os conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária e industrial, bem como promover a comercialização de produtos e serviços nos diversos segmentos da agropecuária, visando o desenvolvimento sustentável do agronegócio estadual.

A Agrotins ocorre em uma área de 70 hectares, onde são instaladas unidades demonstrativas de campo, área para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditório e demais edificações de apoio.

De acordo com o secretario de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, mais uma vez, a Agrotins trará novidades para o agronegócio de alto desempenho, transferindo tecnologia para todas as etapas do setor produtivo. “A expectativa, para a Agrotins 2019, é a melhor. Já temos praticamente 100% dos espaços existentes reservados e ampliando outros para atender as demandas. Os empresários estão confiantes e investindo na participação na Agrotins, evento que já é conhecido em todo o País”, destaca.

Evolução

A história da Agrotins é de sucesso. Na primeira edição, em 2001, realizada na Fazenda Dom Augusto, no município de Porto Nacional, foram movimentados R$ 7 milhões em volume de negócios, esse número foi crescendo e em 2018 superou o valor de R$ 1 bilhão. Quanto ao número de visitantes, também houve evolução considerável, pois, na primeira Agrotins, foram pouco mais de 10 mil pessoas e, de 2018, mais de 142.728 mil vindos de todas as regiões do Tocantins e de diferentes estados brasileiros. Parte do sucesso em volume de negócios se deve também à participação das instituições financeiras, oferecendo linhas de crédito, taxas reduzidas e serviços especiais para o público da Agrotins.

A quantidade de empresas e instituições participantes também é fator preponderante no sucesso da Feira e o número de expositores cresceu significativamente. Em 2001, foram 88, e foi crescente até 678 expositores em 2018.

Tecnologias

Em mais de uma década e meia, a Agrotins vem se firmando como referência na divulgação, transferência de conhecimento e tecnologia para o crescimento do segmento agropecuário regional atraindo expositores e investidores de várias partes do Brasil que têm, entre as fontes econômicas, o agronegócio.

No evento que tem cinco dias de duração, são apresentadas vitrines tecnológicas com indicação de novas cultivares, adaptadas à realidade do clima e solo da região, e economicamente viáveis, além de palestras e cursos voltados para a área rural, exposição e julgamento de raças de animais, torneio e a modernidade de máquinas e implementos agrícolas e veículos.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agronegócio

Defesa agropecuária comemora um ano sem registro de casos de mormo

Tocantins conta com aproximadamente 300 mil equídeos; para obter o status livre da doença, será preciso mais dois anos sem registro

Publicados

em

Tocantins conta com aproximadamente 300 mil equídeo

Nesta quinta-feira, 22, o Tocantins completa um ano sem registro de casos de mormo em seu território, doença infectocontagiosa que acomete equídeos (equinos, asininos e muares). Para garantir a erradicação da doença, durante este período, todas as medidas de defesa sanitária foram tomadas e continuam sendo realizadas em todo o Estado. Para obter o status livre da doença, será preciso mais dois anos sem registro. O Tocantins conta com aproximadamente 300 mil equídeos.

Durante este período, foram realizadas ações de saneamento nas 20 propriedades focos, que tiveram casos confirmados para doença; intensificado fiscalização de trânsito e 767 vigilâncias ativas em propriedades de risco e demais propriedades com equídeos foram realizadas. Na vigilância, médicos veterinários inspecionaram o rebanho em busca de achado clínico para detectar possíveis características da doença. “Desde 2015, quando surgiu o primeiro caso de mormo, o trabalho dos profissionais foi intenso, mas em parceria com os produtores rurais resultaram nessa conquista, ainda temos um caminho a percorrer, por isso, precisamos estar atentos”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

As ações continuam, entre as medidas adotadas pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está a intensificação da fiscalização da movimentação desses animais que alcançou 13.194 equídeos no trânsito intra e interestadual. Na ocasião, são exigidos documentos sanitários: a Guia de Trânsito Animal (GTA), acompanhadas dos exames negativos de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e mormo. Se o animal for participar de evento pecuário, é preciso acrescentar a esses, o exame de influenza. “Continuamos fiscalizando todos os eventos pecuários, propriedades que criam equídeos e o trânsito de animal por meio da barreira fixa e móvel”, destaca o responsável pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos da Adapec, Raydleno Mateus Tavares.

Quando o Estado completar três anos sem ocorrência do mormo, será realizado um inquérito epidemiológico, onde é feita a colheita de sangue por amostragem dos animais para comprovar a ausência da bactéria. Após cumprir todas as etapas apontadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o status de livre da doença será solicitado.

Cuidados

O produtor não deve comprar animais sem os exames negativos para mormo. Em casos de suspeita da doença, notificar imediatamente a Adapec, além disso, denunciar trânsito clandestino de animais. Se for pego na fiscalização sem a documentação sanitária exigida, além das multas e sanções, há casos em que o animal deverá retornar a origem ou são depositados numa propriedade rural específica para realização dos exames, depende de cada situação.

Continue Lendo

Agronegócio

Gusttavo Lima canta para 13 mil pessoas na pecuária de Gurupi; veja programação

Também se apresentam o cantor Gabriel Gava e a dubla Zé Ricardo e Thiago. A festa segue até o próximo domingo (16).

Publicados

em

Gustavo Lima canta para 15 mil pessoas na pecuária de Gurupi; veja programação

Por Romilton Messias/Folha do Tocantins
Jornalista DRT-TO 757

A 46ª Exposição Agropecuária de Gurupi está movimentando a região Sul do Tocantins. Um dos shows mais aguardados foi o do cantor Gusttavo Lima, que se apresentou na noite de ontem, 12, reunindo cerca de 13 mil pessoas. Além do sertanejo, ainda cantam nos próximos dias do evento os artistas nacionais Gabriel Gava, e Zé Ricardo e Thiago, além de cantores regionais. O evento começou dia 9, com a apresentação musical da dupla Humberto e Ronaldo, e segue até o próximo domingo, 16.

A maior feira de agronegócios do Sul do Tocantins, que acontece no Parque de Exposição João Lisboa da Cruz, movimenta a economia do município com oportunidades de negócios, com mais de 150 expositores, rodeios, parque de diversão, exposição de animais. O público visitante tem também à disposição uma ampla praça de alimentação. A festa é promovida pelo Sindicato Rural de Gurupi, que tem como presidente da entidade João do Cláudio.

Show de sucessos

Gusttavo Lima, um dos fenômenos da música sertaneja atualmente, falou com exclusividade à nossa reportagem. “Abrimos com tudo a programação dessa grande festa, estamos com um repertório bem especial aqui para Gurupi, contando com alguns hits, como ‘Homem de família’, ‘Apelido carinhoso’, ‘Mundo de ilusões’ e umas modas que a gente tem feito no show do ‘Buteco’, como ‘Mil vezes cantarei’ e ‘Na hora de amar’, por exemplo. Todas essas a galera da região pôde cantar juntinho com a gente, mas também trouxemos músicas do novo DVD como ‘Zé da recaída’, que lançamos nesta terça-feira, 11, nas rádios e já é hit, e também uma palhinha de ‘Carrinho de areia’ que é uma das nossas próximas apostas. Espero que tenham curtido”, disse o cantor.

O cantor falou ainda sobre a principal mensagem que ele deixa em suas apresentações. “Sempre procurei falar muito de amor nas minhas músicas, vocês devem ter notado que o repertório está bastante romântico e bem pra cima. Amor e alegria são as mensagens que procuro passar nos shows desde o começo da minha carreira. Me entrego totalmente ao público em cima do palco e espero que as pessoas também sintam essa energia e essa emoção que eu sinto. Tivemos um ótimo show nesta noite! Bora Gurupi! Obrigado pelo carinho de todos vocês”, finalizou.

As exposições agropecuárias no Tocantins ocorrem, a maioria, no primeiro semestre do ano. No calendário oficial da exposição de Gurupi, o evento aconteceria entre os dias 26 de maio a 3 de junho, mas devido às eleições suplementares do Estado, foi adiada pelo Sindicato Rural do município para setembro.

Próximos shows

Nesta sexta-feira, 14, se apresenta em Gurupi o cantor Gabriel Gava e no sábado, 15, a festa será comandada pela dupla Zé Henrique e Thiago.

 

Continue Lendo