Connect with us

Cidades

Governo incentiva o retorno da pesca esportiva no lago Manuel Alves em Dianópolis

Instituições se unem para definir ações de incentivo ao uso do lago na atividade da pesca esportiva

Published

on

Reunião sobre uso múltiplo do lago Manuel Alves

Com o objetivo de discutir a participação do Governo do Tocantins em audiência pública, que será realizada no próximo dia 9, em Dianópolis, se reuniram  na manhã desta sexta-feira, 6, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, a equipe da Diretoria de Aquicultura da Seagro, o superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento da  Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarth), Marcos Antônio de Sousa e a superintendente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Maria Antônia Valadares de Souza.

Definir a melhor utilização do lago no Distrito Manuel Alves em Dianópolis, tendo a pesca esportiva como uma das atividades foi um dos temas abordados na reunião.

Para César Halum a pesca esportiva é propícia para a região com a geração de renda. “A pesca esportiva é uma prática que gera renda para o município atraindo um público que investe na atividade. É um mercado muito bom e o lago do distrito Manuel Alves pode ser muito bem utilizado, além do uso múltiplo das aguas que já são utilizadas na irrigação”, destacou o secretário.

De acordo o diretor de Aquicultura da Seagro, Alexandre Godinho, as instituições se unem para definir ações de incentivo ao uso do lago na atividade da pesca esportiva. “A água é um bem público e é permitido o acesso à pesca esportiva, criação de peixe, irrigação, lazer, mergulhar, nadar e outras atividades, dentro de um limite, desde que uma atividade não prejudique a outra, quando elas entram em conflitos é necessário discutir. A audiência pública definirá o múltiplo uso do lago e a Seagro irá fomentar as ações”, explicou o diretor.

A superintendente da Agência da Adetuc ressaltou sobre a importância de seguir a legislação quanto os limites de uso do lago. “Precisamos consultar a legislação para verificar a área de segurança e permissão de uso, lembrando que o lago é público, o acesso é público e não pode haver nenhuma dificuldade de acessar o lago, sendo portanto, proibido proibir, desde que estejamos fazendo o uso correto”, afirmou Maria Antônia Valadares de Souza.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas