Conecte-se conosco

Cidades

Governador Mauro Carlesse abre consulta pública do PPA 2020-2023 e destaca importância da participação da sociedade

Gurupi sediou a primeira das 10 consultas públicas que serão realizadas pelo Governo

Publicados

em

Gurupi sediou a primeira das 10 consultas públicas do PPA 2020-2023

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, abriu oficialmente, nesta terça-feira, 30, em Gurupi, no sul do Estado, os trabalhos do Plano Plurianual (PPA 2020-2023), que tem como tema “O Tocantins que Desejamos”. O evento foi realizado no Centro de Ensino Médio Bom Jesus e contou com a presença de prefeitos e representantes de 17 municípios da região. Essa foi a primeira das 10 consultas públicas que o Governo do Estado vai realizar em todas as regiões do Tocantins para ouvir os representantes e o povo de cada lugar para elaboração das políticas públicas para os próximos quatros anos.

“Essa consulta pública é muito importante, porque estamos aqui para discutir com a sociedade dessa região o planejamento para os próximos quatro anos do Estado. Queremos ouvir, discutir e debater as prioridades com os prefeitos, vereadores, deputados e a comunidade em geral o futuro do nosso Tocantins”, pontuou o governador, lembrando que a consulta constitui a oportunidade para a população e seus representantes apontem as suas necessidades para que sejam atendidas pelo Governo do Estado.

O prefeito Laurez Moreira, de Gurupi, disse que essas consultas são fundamentais para o planejamento das futuras ações que serão implementadas nos próximos anos.”O planejamento é fundamental e foi uma honra para nós sediarmos essa primeira consulta pública”. O vice governador Vanderlei Barbosa ressaltou a importância das consultas e lembrou que a iniciativa não pode  ser apenas o cumprimento de um dispositivo constitucional. “É uma oportunidade para delinearmos a linha de atuação nas áreas de saúde, da educação, da infraestrutura, segurança e outras”.

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sandro Henrique, disse que a partir dessa audiência começa de fato a elaboração do orçamento. ” É aqui que começamos de fato o planejamento para a administração do Estado. É o momento de prepararmos as nossas estratégias para promovermos as ações e atendermos as demandas e para o desenvolvimento do Tocantins”.

Plano Plurianual

O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento de médio prazo, previsto na constituição, que estabelece de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual para as despesas de capital, custeio e outras dela decorrentes aos programas de  duração continuada para o desenvolvimento do Estado. (art. 80 da constituição estadual). O resultado dessas consultas vai resultar no planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.

As consultas públicas e elaboração do PPA estão sob a coordenação da Secretaria da Fazenda e Planejamento, mas conta também com a participação dos demais órgãos do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e sociedade civil. Essa primeira edição contou com representantes das cidades de Cariri do Tocantins, Crixás, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Peixe, Sandolândia, Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Gurupi, Palmeirópolis, Santa Rita do Tocantins, São Salvador, Sucupira e Talismã, que integram a regional Sul.

Regionais

Além da regional Sul/Gurupi, as consultas públicas vão acontecer nas regionais Sudeste/Taguatinga e Natividade, Bico do Papagaio/Augustinópolis, Norte/Araguaína, Noroeste/Colinas, Nordeste/Pedro Afonso, Oeste/Paraíso, Jalapão e Central/Palmas. Assim, a população dos 139 municípios do Estado será ouvida como forma de aprimorar e qualificar a gestão pública.

Trinta e quatro técnicos das diversas secretarias e órgãos do Governo vão orientar os participantes sobre a formatação dos desafios que devem ser superados no Tocantins nos próximos quatro anos, observando seis eixos temáticos da gestão: saúde; segurança, assistência social e direitos humanos; gestão pública, participação social e diálogo federativo; estrutura produtiva e sustentabilidade ambiental; educação e ciência, tecnologia e inovação; e infraestrutura, desenvolvimento regional e redes de cidades.

A próxima consulta pública para elaboração do PPA 2020/2023 será realizada no dia 15 de maio, em Taguatinga, região sudeste do Estado.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Carnaval de Gurupi terá Lambasaia, Babado Novo, Batukerê, Forró de Elite e mais

Publicados

em

O Carnaval está se aproximando e a Prefeitura de Gurupi já está com tudo preparado para realizar o melhor Carnaval da Região Norte do Brasil. Na noite desta sexta-feira, 24, foi realizado o lançamento do Carnaval 2020 com a apresentação de toda a programação. Nesta edição as principais atrações serão Babado Novo, Batukerê, Lambasaia, Forró de Elite e Zé Ricardo e Thiago, além das diversas bandas regionais que irão agitar a folia.

A noite de lançamento foi aberta com a Banda Xamego Meu, que animou e chamou o público para dançar. E em seguida a secretária de Cultura e Turismo, Zenaide Costa, e posteriormente a secretária de Comunicação, Luiza Rocha, apresentaram toda a programação do Carnaval de Gurupi 2020.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, que fechou os anúncios da festa, convidou toda a comunidade para participar da folia. “O objetivo dessa festa de lançamento é mobilizar a população de gurupi, e também para que as pessoas que vêm de outros lugares possam se programar com antecedência, e já adentrar ao clima do carnaval. Estamos com tudo organizado para que mais uma vez a nossa folia seja um sucesso e esperamos toda a população gurupiense no circuito”, afirmou.

Esquenta de Carnaval

O carnaval de Gurupi já começa com os esquentas de carnaval, são vários shows com os artistas locais em diversos pontos da cidade para deixar ainda mais os carnavalescos no clima da folia. O primeiro esquenta ocorre neste domingo, 26, a partir das 15h, no Setor Vila Nova em frente ao bar Skinão com Beth Melo e Banda. Acompanhem as redes sociais da Prefeitura de Gurupi, os próximos esquentas serão divulgados em breve.

Programação

O circuito da folia será no mesmo endereço da edição 2019, na Avenida Pará em frente ao Centro Administrativo da Universidade de Gurupi – UnirG.

No dia 15 de fevereiro será realizada a escolha da Rainha e do Rei Momo. O evento acontece no palco do Centro de Convenções Mauro Cunha. Inicia às 16h com a Banda Mistura Nativa e às 20h com os Amigos do Samba.

O primeiro dia de carnaval, 21, a festa começará a partir das 16h com o desfile dos blocos da Saúde ao som da Banda Mistura Nativa, e do bloco dos idosos acompanhados pelo Grupo Motirô; a noite, no circuito da folia, se apresentarão Mário Souzza, Mil Wolts, Babado Novo e Paulinho Braga.

Sábado, 22, inicia o tradicional Matinê no Veneza, às 16h com Beth Melo e Banda. A partir das 21h a festa vai para o circuito com Xamego Meu e Sanfoneiros, Mil Wolts, Batukerê, Mistura Nativa, e Stênio e Rafael com a participação de Vitor Collins.

O matinê no Veneza continua no dia 23, no mesmo horário, com a banda Skema do Brasil; e o Festival Kids, que acontece no circuito da folia a partir das 17h. Continuando no circuito, às 21h começa com Xamego Meu, em seguida Skema do Brasil, Lambasaia, Forró de Elite e Frederico e Lorenzzo.

No dia 24, o matinê no Veneza será por conta do cantor Mário Souzza. E no circuito começará com a Banda Eclipse e Chico Chokolate, Zé Ricardo e Thiago e Z Dubai. No último dia da folia, 25, a banda Balança-í agitará o matinê no Veneza, e no circuito começa mais cedo, às 20h com a Banda Evangélica (AMEG), e a partir das 21h30 sobem ao trio Isaac Rodrigues, Max e Luan, Xamego Meu e Sanfoneiros, e os Amigos do Samba.

Carnatrevo

A folia no Povoado Trevo da Praia também começa no dia 21, às 21h30 com as Bandas Skenta e Tri Show e encerra no dia 22, com Banda Skenta, Nailson Lima e Cleitinho Fontana.

Expectativas

A cantora Deusa Pinheiro da Banda Xamego Meu, que representou os artistas regionais na noite de lançamento falou de suas expectativas para mais uma edição da tradicional folia gurupiense. “Hoje já sentimos a animação dos carnavalescos e esperamos que todos os dias desta festa linda sejam assim, estaremos lá, todas as atrações regionais, colocando a galera para dançar no circuito da folia”, disse.

“Estou muito feliz de mais um ano poder realizar esse trabalho e ver que todos estão totalmente empenhados em fazer uma festa bonita. Estou muito orgulhosa de fazer parte de uma gestão onde todos se envolvem. Fazer uma festa desse tamanho exige muito, mas ela nos traz uma alegria sem precedentes e as nossas expectativas são sempre as melhores e sempre pensando no melhor para o nosso povo”, declarou a secretária de Cultura e Turismo de Gurupi, Zenaide Costa.

Segurança

O subcomandante da Polícia Militar de Gurupi, Major Freitas, ressaltou o trabalho que será feito pela PM. “O policiamento do circuito carnavalesco será reforçado durante os cinco dias de festa, a Polícia Militar mais uma vez estará garantindo a segurança dos foliões, para que todos possam participar tranquilos, tendo a segurança da preservação de sua integridade”, garantiu.

 

Continue Lendo

Cidades

Governo cria mecanismos para Desenvolvimento Econômico do Tocantins

Publicados

em

O Desenvolvimento Econômico do Tocantins é um dos itens-chaves que estão presentes no Plano de Governo apresentado pelo governador Mauro Carlesse à Justiça Eleitoral no pleito de 2018. A retomada da credibilidade do Governo com fornecedores e investidores ocorreu com o trabalho realizado na área fiscal com a redução de gastos, a reforma do Estado e o enquadramento dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Eixo 3 – Desenvolvimento Econômico

As ações promovidas pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SIC), têm refletido positivamente no Desenvolvimento Econômico do Tocantins e na atração de novas empresas.

O Estado terminou o ano de 2019 com saldo positivo na criação de novos postos de trabalho e está viabilizando projetos importantes como o Polo de Confecções e a Cidade do Automóvel.

Além dos incentivos fiscais para atração de indústrias e empresas, o Governo também reduziu o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis para fomentar o setor aéreo e concedeu incentivos para o desenvolvimento da piscicultura.

Também ligado ao Desenvolvimento Econômico do Tocantins e presente no Eixo 3 do Plano de Governo, o Banco do Empreendedor (BEM) foi ligado à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e passa por um processo de reformulação.

Já a Agência de Fomento, citada como Banco de Fomento, passou por uma ampla reestruturação no ano passado, voltando seus esforços para apoiar o desenvolvimento do Tocantins, fomentando áreas importantes da economia por meio das linhas de créditos oferecidas e de juros abaixo dos valores oferecidos no mercado e condições especiais.

O Eixo 3 também apresenta como meta a Inovação e Tecnologia. Nessas áreas, o Governo está executando a instalação do Parque Tecnológico do Tocantins para viabilizar novas tecnologias ao setor produtivo. Além disso, investiu no ano passado mais de R$ 2 milhões em Ciência e Tecnologia, com destaque para a divulgação de editais voltados à comunidade científica.

Ainda dentro do Eixo 3, a área de Mineração ganhou impulso com a criação da Agência de Mineração (Ameto). Dentre os destaques positivos de 2019 está o leilão da jazida de minério de Palmeirópolis que ocorreu no Rio de Janeiro (RJ). O Governo prevê R$ 255 milhões em investimentos ao longo de 10 anos com o projeto. A expectativa é de que a exploração na região gere 2 mil empregos.

Já o Turismo Receptivo teve amplo destaque na Gestão com a criação da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), que tem o objetivo de fomentar as ações em suas áreas afins.

Os trabalhos envolveram capacitações e promoção do turismo, a exemplo dos atrativos turísticos do Jalapão, Cantão, Serras Gerais, Ilha do Bananal, pesca esportiva e etnoturismo. Além disso, representantes do Governo também estiveram presentes em eventos nacionais e internacionais que permitiram fomentar e divulgar os atrativos turísticos do Tocantins, como Rally Sertões, Bota Pra Correr Olympikus, Travessia da Ilha do Bananal de Bike, dentre outros. Atualmente, o Governo busca recursos para pavimentar as estradas que dão acesso a região do Jalapão.

A última meta do Eixo 3, o Acesso Universal ao Sinal de Internet, encontra-se em fase de estudo e projeto.

Sobre o Plano de Governo

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, já cumpriu ou colocou em execução grande parte das metas estabelecidas em seu Plano de Governo, apresentado à Justiça Eleitoral no pleito de 2018. As ações contemplam as diversas áreas do Estado e impactam diretamente na melhoria da qualidade de vida do cidadão tocantinense.

O plano apresentado contempla 12 eixos e 46 metas prioritárias. O foco do documento está em ações voltadas ao municipalismo e à melhoria dos serviços públicos oferecidos à população nas diversas áreas do Executivo Estadual.

Continue Lendo

Cidades

FMA e o Ruraltins darão início ao plantio de mais de três mil mudas de árvores

Publicados

em

A Fundação de Meio Ambiente (FMA) juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) darão início a partir desta segunda-feira, 26, ao plantio de árvores nativas, no entorno do Córrego Sussuapara, nas proximidades do Colégio Militar. A ação faz parte do programa MudaClima.

Na atividade, que tem como intuito ajudar na recuperação da área verde em torno do córrego, serão plantadas mais de três mil mudas de diferentes espécies e com características do cerrado tocantinense.

O programa tem como objetivo plantar mais de 30 mil mudas de árvores em Palmas, e desse modo, contribuir para a ampliação de áreas arborizadas na Capital, além de auxiliar diretamente na recuperação dos espaços verdes degradados por conta da ocupação urbana.

A FMA reforça que, para alcançar as metas do programa e minimizar as altas temperaturas causadas por meio das alterações climáticas dos últimos anos, se faz necessário, entre outras coisas, a participação de todos os setores da sociedade para agir em conjunto, e reforçar as ações de combate a degradação e preservação ambiental no município.

Continue Lendo

Notícias