Conecte-se conosco

Saúde

Forças tarefas otimizam atendimentos no Hospital Geral de Palmas

Publicados

em

HGP tem realizado forças tarefas, intensificando atendimentos em áreas com grande quantidade de pacientes, como ortopedia, cardiologia e oncologia

Maior hospital público do Estado do Tocantins, o Hospital Geral de Palmas (HGP) é uma unidade de alta complexidade que opera na maior parte do tempo com superlotação, por ser uma unidade portas abertas do Sistema Único de Saúde (SUS). Em busca de atender a grande demanda, a gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), juntamente com a gestão e equipe multiprofissional da unidade, têm realizado forças tarefas, intensificando atendimentos em áreas com grande quantidade de pacientes, como ortopedia, cardiologia e oncologia.

Na última ação, realizada pela unidade entre os dias 12 a 31 do mês passado, o HGP realizou 217 procedimentos ortopédicos durante uma força tarefa, totalizando em todo o mês de agosto 300 cirurgias. As atividades contaram com médicos ortopedistas, médicos residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem, instrumentadores e a equipe da gestão do centro cirúrgico.

Um dos pacientes atendidos na força tarefa da ortopedia foi o lavrador Adauto dos Santos Ribeiro, morador de Recursolância, que teve o tornozelo quebrado enquanto cuidava do gado. “Fui encaminhado para o HGP e no dia que cheguei fiz uma cirurgia, depois esperei mais alguns dias e fiz uma segunda cirurgia. Não tenho o que dizer de ruim, fui muito bem cuidado por toda equipe do hospital”, afirmou.

Em abril deste ano, a unidade realizou o 5º mutirão de Cateterismo Cardíaco no setor de Hemodinâmica, quando zerou a fila de espera por procedimentos eletivos cardíacos. Na ocasião foram realizados 51 procedimentos de alta complexidade cardiovascular. Desde o início do serviço em 2012, já foram realizados aproximadamente 12 mil procedimentos.

Próximos eventos

Nos dias 07 e 08, 14  e 15 de setembro das 8 às 17 horas, o Hospital Geral de Palmas receberá o mutirão de tomografia e ressonância, que irá beneficiar cerca de 200 pacientes.  “Nosso intuito maior é poder realizar atividades como esta e possibilitar zerar a lista de pacientes a espera de exames para dar andamento ao tratamento”, destacou o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, acrescentando que “estamos trabalhando para que a partir da próxima semana sejam retomadas as atividades de intensificação das cirurgias ortopédicas, com a disponibilização de duas salas do centro cirúrgico, especificamente para a especialidade”.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saúde

HGP conta com Núcleo e Atendimento à Pessoa em Situação de Violência

Serviço surgiu diante do crescente número de atendimentos realizados a pacientes nas mais diversas situações de violência

Publicados

em

Ação do Núcleo de Atendimento a Pessoa em Situação de Violência atua em conjunto em conjunto com a Patrulha Maria da Penha

No intuito de ofertar um acolhimento, atendimento humanizado e especializado à pessoa em situação de violência com direcionamento à rede de proteção e assistencial foi sistematizado o atendimento, já realizado e implantado em março deste ano, o Núcleo de Atendimento à Pessoa em Situação de Violência (Nuave) no Hospital Geral de Palmas (HGP).

O serviço surgiu diante do crescente número de atendimentos realizados a pacientes nas mais diversas situações de violência assistidos pelas equipes do Hospital Geral de Palmas (HGP), desde pronto socorro a internação. O Nuave atende por mês de 80 paciente e até 200 atendimentos.

Segundo a psicóloga do Nuave, Raphaella Pizani o serviço funciona da seguinte forma: a equipe realiza uma busca ativa e também atendimentos conforme solicitação das equipes assistenciais do HGP pela solicitação de parecer ao núcleo. A equipe é formada por psicólogo, assistente social e enfermeira. “Atendemos a toda pessoa que esteja em situação de violência ou com suspeita de violência, seja ela violência física interpessoal, violência autoprovocada, violência sexual, negligência e abandono, bem como a realização da assistência às pessoas com ideação e planejamento de autoextermínio e automutilações”.

O núcleo atua em parceria com Rede de Proteção à pessoa em situação de violência como delegacias especializadas: Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Delegacias Especializadas de Crimes Contra a Proteção à Criança e ao Adolescente (DECA), Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP, além da Defensoria Publica (Nudem), Ministério Público Estado (MPE), Patrulha Maria da Penha e o Tribunal de Justiça.

O serviço conta com suporte da Rede Assistencial Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Ambulatório Infantil, Serviços de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), Serviço de Referência no Atendimento de Crianças em Situação de Violência no Tocantins (Savi) do Hospital Infantil de Palmas (HIP).

O Serviço também vem atuando em parceira com a Patrulha Maria da Penha e participando em ações fora do HGP, com palestras de conscientização sobre todos os tipos de violência. Em junho foi realizada ação direcionada à população no Taquari.

“Por se tratar do maior hospital de referência do Tocantins e estados circunvizinhos, é de suma importância contar com um Núcleo de Atendimento a Pessoa em Situação de Violência, uma vez que há diversos tipos de violência que podem ser tratadas de forma equivocadas ou subjulgadas, e quando isso acontece pode ser agravado a situação da vítima”, afirmou o diretor de integração multiprofissional hospitalar do HGP, Valdemar Pires de Oliveira.

 

Continue Lendo

Saúde

Secretaria de Saúde publica edital de processo seletivo para contratação de médico

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde comunica a publicação do edital de processo seletivo simplificado nº 005/2019 para a contratação de médico e médico ortopedista para compor os quadros da secretaria por tempo determinado. São oferecidas três vagas e mais cadastro de reserva.

Os interessados podem se inscrever e entregar o currículo no departamento de recursos humanos da secretaria a partir dessa quinta-feira, 26, até o dia 30 de julho, das 9h às 17h.

Os detalhes do processo seletivo podem ser conferidos aqui

Portaria que designa a comissão para realizar o processo seletivo aqui

Continue Lendo

Cidades

Produtores de Gurupi e região participaram de Palestra sobre manejo e beneficiamento de produtos lácteos

Publicados

em

 

Na manhã deste sábado (08), uma palestra sobre Manejo e Beneficiamento de Produtos Lácteos finalizou a programação de palestras oferecidas pela Prefeitura de Gurupi durante a programação da 47ª Exposição Agropecuária da cidade. Participaram do evento produtores de leite e derivados de Gurupi e municípios vizinhos.

A palestra foi oferecida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria Municipal de Agricultura em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (SEAGRO). As palestrantes foram a Verônica Gonçalves e a Kênia Lellis, ambas engenheiras de alimentos da Seagro. E o objetivo foi capacitar os produtores quanto a manipulação correta do leite e seus derivados visando a segurança alimentar.

“Explicamos aos produtores que é possível fabricar produto de qualidade adequando as condições que eles têm na agroindústria de pequeno porte. É um trabalho articulado entre a Seagro e o Serviço de Inspeção Municipal de Gurupi que visa mostrar ao produtor que atender a legislação não é tão complicado como se tem acreditado ao longo dos anos. Com medidas simples é possível fabricar produtos de alta qualidade e aptos a serem comercializados nos programas de aquisição de alimentos do governo e vende-los no comércio local”, explicou Verônica.

A diretora municipal de agricultura Alice Jorge, enfatizou a importância da temática para os produtores. “Hoje segurança alimentar é fundamental. O que a Prefeitura quer é que eles continuem produzindo, mas de forma regulamentada, atendendo todas as normas da legislação. Este curso é justamente para isso, para que eles possam se capacitar e para que essa cadeia produtiva possa desenvolver de forma correta e não traga nenhum dano a sociedade no que diz respeito a saúde pública”, frisou Alice.

Alice Jorge ainda acrescentou dizendo que a palestra serviu para que os produtores incrementem sua produção. “Foi ensinado a eles como produzir produtos lácteos para agregar valor na produção, como iogurte natural e queijo frescal. Para que eles possam incrementar sua produção além do leite in natura” finalizou.

A programação contou ainda com um espaço onde foi falado sobre Cooperativismo, com o analista de Cooperativismo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), Magno Vinícius. Ele explicou aos produtores os benefícios deste sistema. “A Cooperativa traz o desenvolvimento econômico local, pois toda riqueza que é produzida com a cooperativa na região, fica para a região. Além disso, é a união de pessoas por pessoas, que trabalham com objetivo comum e assim conseguem diminuir custos, aumentar a produtividade e competir de igual para igual no mercado”, explicou Magno.

Dezenas de produtores estiveram presentes na palestra, entre eles o José Roberto Ramalho, produtor de leite da cidade de Dueré. “Isso é muito bom para nós produtores pois aprendemos a forma correta de produzir alimentos com total segurança e conseguimos manter nossa renda”, disse. O Abílio Alves Junior é produtor de leite em Gurupi e também gostou da palestra. “A informação sempre é bem-vinda, ela traz clareza das questões sobre como nós trabalhamos, produzimos, manipulamos e vendemos nossos produtos, além de modernizar nossas práticas”, destacou.

Semana de palestras

Durante a programação da Expo Gurupi, houve palestras sobre vários temas voltados para a Agricultura Familiar e Meio Ambiente, tudo gratuito, fruto de um termo de cooperação técnica celebrado entre a Prefeitura de Gurupi e a Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (FAET). As palestras iniciaram no dia 03 e encerraram neste sábado 08. O estande da Prefeitura de Gurupi permanece com exposições de artesanatos e trabalhos apoiados pela gestão até este domingo (09), quando encerra a Feira.

Continue Lendo

Notícias