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Política

Entidade discute políticas públicas voltadas para a educação indígena no Tocantins

A primeira reunião do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena no ano de 2019, tem o objetivo de discutir a implementação das políticas públicas para a Educação Indígena no Tocantins

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Na reunião, o Conselho realiza discussões acerca de melhorias na Educação Indígena

 

Acontece nos dias 10 e 11 de abril, na sede Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), reunião do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (Ceei) do Tocantins para discussão de políticas de Educação Escolar Indígena tocantinense, em 2019.

No primeiro dia, está sendo feito um estudo do regimento vigente do Conselho, com o objetivo de atender melhor às demandas dos povos indígenas na Educação. Em pauta também foram apresentados aos conselheiros fluxograma de demandas das escolas indígenas, além da seleção de candidatos à função de diretor de escola indígena.

Para Adriano Karajá, as reuniões do Conselho ajudam a implementar melhorias nas estruturas das escolas e indígenas

Outras discussões são sobre as propostas de construção, reforma e ampliação de escolas. Conforme o presidente do Conselho, Adriano Karajá, é importante discutir sobre a necessidade de uma comissão para se criar escolas junto à Seduc. “Estamos buscando traçar um perfil das escolas indígenas junto à Educação do Tocantins, de modo que possamos melhorar as estruturas das nossas escolas e dar estabilidade aos servidores indígenas”, apontou.

O gerente de Educação Indígena da Seduc, Wixiy Karajá, disse que a Secretaria está trabalhando em parceria com o Conselho para valorizar as escolas e os profissionais indígenas. “Nós atendemos cerca de 108 escolas indígenas e estamos trabalhando para organizar melhor a estrutura física das escolas e o atendimento aos alunos, além de estarmos planejando ações de formação dos professores para ofertar uma educação ainda melhor”, destacou.

Já o secretário Executivo da Seduc, professor Robson Vila Nova Lopes, destacou que “a gestão colegiada fortalece as estratégias de gestão democrática, o respeito às instituições, além da aproximação entre o poder público e a sociedade civil. Ouvindo o Conselho, que tem caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, a Secretaria da Educação planeja e implementa políticas públicas de/para/com os povos indígenas”, frisou.

Segundo dia

No segundo dia de trabalho, serão feitas a análise e discussão da Proposta Pedagógica do Curso Normal em Nível Médio – Magistério Indígena.

O conselho

O Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Tocantins é composto por 25 conselheiros. Destes, 16 são representantes de 7 etnias indígenas existentes no Estado, além de representantes da Seduc, da Funai, do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

O objetivo do Conselho é discutir e implementar políticas públicas para a Educação Indígena no Tocantins.

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