Conecte-se conosco

Cidades

Empresas que irão operar o Terminal Multimodal de Gurupi apresentam proposta inicial de funcionamento a empresários

Publicados

em

Gurupi recebeu os representantes do grupo Porto Seco Centro Oeste e da empresa Brado inteligência em logística de contêineres, que promoveram o Workshop Double Stack: A Revolução na logística brasileira. Os representantes apresentaram uma proposta inicial para o funcionamento do Terminal Multimodal de Gurupi. Uma oportunidade aos empresários da região quanto ao escoamento da produção por meio do Terminal. O Workshop foi realizado na noite desta terça-feira, 10, no auditório da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Gurupi.

A proposta apresentada para o Terminal Multimodal de Gurupi é uma réplica do modelo de Anápolis (GO), que é também operado pelo Porto Seco, como explica a diretora comercial do Grupo, Ana Cláudia Ganzarolli. “Começamos em Anápolis com dois armazéns para fazer importação e exportação, hoje já temos 18 silos com capacidade para 60 mil toneladas de grãos, pátios com capacidade para 7 mil carros, terminal de químicos, de algodão, e tudo isso fomos construindo de acordo com a demanda. E o que estamos fazendo neste momento em Gurupi é justamente entender o mercado, suas demandas, para podermos modular o terminal da cidade de acordo com a necessidade da região”, explicou.

De acordo com o que foi apresentado regiões em um raio de praticamente mil quilômetros estão sendo mapeadas permitindo a chegada de cargas e a colocação delas no modal ferroviário. A percepção inicial apresentada pelas empresas, quanto aos nichos que já podem ser comercializados em Gurupi são algodão, carga frigorificada, minério e cargas secas.

Segundo o diretor de operações do Porto Seco, Everaldo Fiatkoski, o terminal multimodal de Gurupi já pode funcionar. “A primeira carga de minério de manganês da Ferrovia Norte-Sul saiu de Gurupi. É um terminal que já está funcional, entretanto, falta a finalização da ferrovia, que hoje com a participação da Rumo Logística, empresa majoritária do grupo, e da Brado, ela será concluída. Então, a curto prazo, já é possível transportar cargas de Goiás para o Tocantins e vice-versa”, esclareceu.

O facilitador da Brado inteligência em logística de contêineres, Vinícius Cordeiro, falou do desenvolvimento da região como consequência do funcionamento do Terminal Multimodal. “A entrada e saída de cargas ajuda no desenvolvimento da própria região, traz indústrias, que gera mais empregos para a população. Então penso no terminal de cargas como um empregador em si, mas principalmente como um indutor de desenvolvimento. Gurupi será um grande corredor de mercado interno e o nosso maior interesse é fomentar a economia da região como um todo”, ressaltou.

Para o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, essa é uma grande oportunidade para o crescimento do município. “Esse é um empreendimento que considero um dos mais importantes para o desenvolvimento de Gurupi, depois da implantação do asfalto da Belém-Brasília na década de 70. A atuação do polo de cargas irá possibilitar a industrialização da cidade e Gurupi passará a ser destaque nacional em termos de logística”, destacou.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

PM prende caçador e apreende armas de fogo e munições em Gurupi

Disparos de arma de fogo nas proximidades de uma fazenda chamou a atenção de um caseiro, que acionou a PM, resultando na prisão do caçador.

Publicados

em

A Polícia Militar (PM) prendeu na madrugada desta terça-feira, 25, em Gurupi, um homem, 52 anos, acusado porte de armas de fogo e munições. Em poder do autor os policiais localizaram 01 espingarda calibre 22, 02 trabucos calibre 36, 51 munições calibre 22, 5 munições calibre 36 e 1 munição calibre 44.

A prisão aconteceu na zona rural há cerca de 13 km desta cidade de Gurupi. Na ocasião, a PM foi acionada pelo caseiro de uma fazenda, que denunciou a presença de possíveis caçadores na propriedade, em virtude de ter ouvido disparos de arma de fogo na vizinhança.

Uma equipe da Força Tática do 4º Batalhão diligenciou e localizou o homem que retornava rumo à zona urbana, trafegando numa motocicleta. Ele foi abordado e revistado pelos militares, que localizaram as armas e munições dentro de um saco, transportado pelo homem. Ao ser questionado acerca do armamento, o autor alegou que estava caçando animais silvestres para se alimentar; porém não foi encontrado nenhuma espécime em seu poder.

Diante da constatação do delito, o homem recebeu voz de prisão em flagrante e juntamente com todo o material apreendido foram apresentados na delegacia Central de Flagrantes para os devidos procedimentos.

Continue Lendo

Cidades

Laurez se diz alegre de ter resgatado a folia gurupiense e vê-la consolidada

Publicados

em

O carnaval de Gurupi 2020 chegou ao fim depois de cinco dias de muita farra e alegria. Mais uma vez a folia gurupiense mostrou que vale a pena ser realizada. A avaliação do evento foi positiva em todos os seguimentos, organização, estrutura, segurança, comércio, saúde e, principalmente, em diversão e lazer. A festa momesca, resgatada no início desta gestão, a cada ano passado foi se consolidando e hoje o carnaval de Gurupi é considerado o melhor do Norte do Brasil.

O Prefeito Laurez Moreira destacou que o carnaval gurupiense tem sido um sucesso e expressou a sua satisfação em proporcionar essa festa linda à população. “Por onde passamos vimos o gurupiense mobilizado com o carnaval. Foi muito bonito ver as pessoas fantasiadas, famílias reunidas, amigos confraternizando, o comércio faturando e os turistas empolgados com a festa. Quando decidimos resgatar o carnaval de Gurupi e investir nessa festa tradicional tínhamos a certeza que teríamos esse retorno de satisfação, como também sabíamos do impacto financeiro que isso iria causar. O nosso carnaval está mais do que consolidado. É uma realidade nacional. Estou muito feliz de ver o resultado do trabalho que realizamos nesses últimos oito anos, sempre com o objetivo de melhorar a vida da população por meio da geração de emprego, renda, dando opções de lazer e bem-estar aos gurupienses”, declarou o prefeito.

A secretária de Cultura e Turismo, Zenaide Costa, também demonstrou sua satisfação. “Foi uma bela festa em todos os sentidos, percebemos os foliões satisfeitos com as bandas, com a organização, estrutura oferecida e com a segurança. Toda a família participou, desde a criança até o idoso. Valorizamos mais uma vez as nossas bandas locais e também movimentamos a economia do município de forma muito positiva. O investimento no Carnaval de Gurupi tem valido muito a pena”, destacou.

Último dia de folia!

Esta terça-feira, 25, último dia de carnaval, iniciou com a matinê no Hotel Veneza. A banda Balança-í ficou por conta de agitar a pipoca. A noite no circuito da folia iniciou mais cedo com a participação da Aliança dos Ministros Evangélicos de Gurupi (AMEG), ao som da banda Dois ou Mais. O grupo gospel cantou aos carnavalescos mensagens de paz e sobre o amor de Deus.

Para encerrar a programação de 2020, a banda Xamego Meu, o músico Isaac Rodrigues e a dupla Max e Luan animaram os foliões e se despediram com um repertório bem diversificado para deixar aquele gostinho de quero mais para o próximo ano.

Antes de finalizar as apresentações os músicos regionais se reuniram e homenagearam o prefeito Laurez Moreira em agradecimento ao reconhecimento e valorização dos artistas da terra. A vocalista da banda Xamego Meu, Deusa Pinheiro agradeceu ao prefeito por mais uma oportunidade de cantar no carnaval de Gurupi. “Esse momento é mais que especial, nos reunimos aqui só para lhe agradecer”, disse.

O cantor Isaac Rodrigues também deixou o seu agradecimento. “Obrigada prefeito por mais uma vez me deixar fazer parte desta festa linda, estou muito feliz de poder proporcionar alegria a comunidade gurupiense”, disse.

O prefeito Laurez Moreira agradeceu pela homenagem. “Estou muito feliz de receber este presente, agradeço a vocês por tudo que representam para a nossa cultura e para o povo de Gurupi, vocês abrilhantaram ainda mais o nosso carnaval”, declarou.

Balanço positivo

Milhares de pessoas passaram pelo circuito carnavalesco nestes cinco dias de folia. Pessoas dos quatro cantos do Brasil estiveram prestigiando a folia gurupiense.

A foliã Andrea Moreira, que veio do Rio de Janeiro, aprovou a festa. “É uma cidade acolhedora que tem um carnaval fantástico. Estou muito feliz de ter participado e me contagiado com a alegria dos gurupienses”, comentou. Quem também veio de longe e avaliou positivamente o carnaval de Gurupi foi a Nadia Rodrigues. Ela é de Floriano(PI) e disse que amou estar no meio da pipoca e parabenizou a estrutura e organização da festa.

O comércio também obteve bons lucros, o comerciante José Soares, que veio de Anápolis(GO), disse que esse é o terceiro ano consecutivo que participa do carnaval em Gurupi e afirmou que esta edição surpreendeu. “Graças a Deus tem valido o esforço de vir participar desta festa, este ano nos surpreendemos com as vendas, a organização está de parabéns pelo belo trabalho que tem feito, a cada ano a festa fica mais linda”, afirmou.

Hugo Apoliano, proprietário de um foodtruck, veio de Palmas(TO), declarou estar satisfeito com o resultado das vendas. “Tivemos um bom lucro, conseguimos atingir a nossa meta e, além disso, estou feliz de ter participado do carnaval de Gurupi, cidade acolhedora que faz jus ao seu título de capital da amizade e da prosperidade”, atestou.

Segurança e saúde

O quesito segurança é sempre prioridade na organização do Carnaval de Gurupi. Para isso a Prefeitura contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, que além de fiscalizar e aprovar o projeto da estrutura da festa, dispôs de uma equipe com 10 militares por noite no circuito da folia. A Polícia Militar também fez policiamento com 60 policiais por noite no circuito, diversas viaturas fizeram ronda no entorno e nos bloqueios de trânsito, além do monitoramento por vídeo em todo o circuito.

A Prefeitura ainda contratou uma empresa de segurança especializada com reforço de 82 pessoas, mais 8 brigadistas que ficaram de plantão na avenida, preparados para situações de princípio de incêndio, atendimento pré-hospitalar e orientação sobre saídas de emergência. A avenida também contou com uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do SAMU para atendimento aos foliões e possíveis casos de urgência e emergência. Tudo isso garantiu a segurança e o bem-estar dos foliões durante a festa.

Continue Lendo

Cidades

Homem é preso com arma de fogo após disparo em via pública em Gurupi

Uma testemunha presenciou o momento em que o homem efetuou o disparo e se escondeu dentro de sua residência, onde foi preso mais logo depois pela PM.

Publicados

em

A Polícia Militar (PM) prendeu na noite deste sábado, 22, em Gurupi, um homem, 24 anos, acusado de disparo de arma de fogo em via pública. Uma pistola de pressão, adaptada para calibre 22, 02 munições de calibre 22, 02 cápsulas deflagradas e 02 porções de substâncias entorpecentes análogas à maconha foram apreendidas em poder do autor.

O crime aconteceu na Avenida Brasília, região central. Na ocasião a PM foi acionada anonimamente por uma testemunha que presenciou o autor efetuando disparo com a arma na via pública e em seguida se escondido em sua residência.

Ante às informações, uma equipe de Rádio Patrulha do serviço operacional do 4º Batalhão com apoio de uma equipe da Companhia de Operações de Divisas (COD) se dirigiram ao endereço do suspeito e efetuaram a sua prisão em flagrante. Durantes as diligências os policiais localizaram a arma de fogo no quintal da casa do autor, além de mais duas munições, outra cápsula e duas porções de maconha, que estavam numa prateleira no interior da residência.

Em seguida, o homem e o material apreendido foram apresentados na delegacia Central de Flagrantes para os devidos procedimentos.

Continue Lendo

Notícias