Connect with us

Cidades

Em Paraíso, Projeto Prevenir leva circo e teatro para abertura oficial da 16º Semana Estadual Sobre Drogas

Published

on

Música, apresentações circenses, teatro, debates e muita alegria marcaram a abertura oficial da 16º Semana Estadual Sobre Drogas na manhã desta segunda-feira, 26, no Centro de Ensino Médio (CEM) José Alves de Assis, em Paraíso do Tocantins. Com a temática “Educar para Prevenir”, a Gerência de Ações Sobre Drogas focou o direcionamento das atividades da sua programação com crianças, adolescentes e famílias.

De forma irreverente e animada o Projeto Prevenir, ligado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), trouxe mensagens de combate ao abuso do uso do álcool e de outras drogas. Segundo o gerente de Ações Sobre Drogas, José Américo Júnior, o ideal é conversar com os jovens de uma forma que eles possam entender e interagir com a problemática. “Os adolescentes não prestam atenção mais em apresentações de slides com informações sobre a toxicidade das substâncias. Por isso, o Projeto Prevenir conta com o circo “Os Kaco” na mediação desse diálogo preventivo sobre Drogas com os adolescentes”, explicou.

A abertura do evento também contou com a participação de diversas autoridades locais. O secretário de Esportes e Juventude de Paraíso, Osmarivan Moreira de Sousa, representando o prefeito do município, falou com os adolescentes sobre a importância de valorizar as pessoas e as relações pessoais para fortalecerem-se e distanciarem-se das drogas. Osmarivan também informou que o município de Paraíso possui fluxos de encaminhamento para tratamento em comunidades terapêuticas.

Entre as apresentações de cordel, teatro e circo, testemunhos de pessoas que superaram problemas com drogas e a dependência química. Como o exemplo do pastor Rodrigo Araújo da Silva, coordenador da Força Jovem Universal, que conversou com os jovens sobre sua história de vida. “Há 19 anos eu mudei minha vida e tenho auxiliado muitos jovens nesse processo de recuperação”, disse durante seu testemunho.

Além dos 180 alunos do turno matutino do CEM José Alves de Assis, professores e pais, participaram do evento Christianne Honório de Medeiros, superintendente municipal de Esporte e Juventude, Karla Queiroz Nascimento, gerente municipal do Departamento de Antidrogas, o capitão Leonardo Teixeira, coordenador operacional do Proerd e Delúbya Melo de Moraes, diretora do Centro de Ensino Médio José Alves de Assis.

A programação da 16º Semana Estadual Sobre Drogas também tem atividades hoje, 26, na cidade de Gurupi, com a oferta de rodas de conversa e oficinas de capoeira em quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) daquele município. Em Arraias, alunos do projeto “Acordes de Anjos” escrevem redações sobre o tema após roda de conversa sobre o álcool e outras drogas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas