Conecte-se conosco

Geral

Em Palmas: Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba

Supervisor do Grupo de Gestão Territorial Estratégica da Embrapa fará palestra no seminário “Soja Responsável – Produzindo Com Sustentabilidade Ambiental” a partir das 14h, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins.

Publicados

em

A convite da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e da empresa de logística VLI, o supervisor do Grupo de Gestão Territorial Estratégica da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti Amaral Castro, apresentará na próxima segunda-feira, dia 15, em Palmas (TO), dados relevantes sobre os aspectos socioeconômicos e ambientais da produção agrícola no Brasil, no bioma cerrado e na fronteira agrícola do Matopiba, formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Ele fará a palestra principal do seminário “Soja Responsável – Produzindo Com Sustentabilidade Ambiental” a partir das 14h, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins. O encontro é promovido pela Aprosoja Brasil, com apoio da Aprosoja Tocantins e demais instituições do Estado.

Além de autoridades federais, estaduais e municipais, como membros dos ministérios da Agricultura e Meio Ambiente, governos de Estados e prefeituras, o evento reunirá produtores rurais e profissionais do campo de pelo menos seis Estados brasileiros. “Neste evento vamos comprovar com dados que o produtor rural atua dentro da legalidade, preserva o meio ambiente. Aliás, é quem mais preserva. E que o problema dos danos ambientais não pode ser acarretado ao produtor. Queremos conscientizar autoridades, os próprios produtores e principalmente a sociedade em geral sobre esse tema”, afirmou o presidente da Aprosoja Tocantins, Maurício Buffon, que atua na organização e mobilização do seminário, juntamente com o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira.

NÚMEROS

Um dos momentos mais aguardados do evento é a palestra de Gustavo Spadotti, da Embrapa. O membro da Embrapa Territorial apresentará dados específicos sobre a produção no cerrado e Matopiba.

Ele detalhará também números de estudos feitos pela instituição de pesquisa, segundo os quais, o Brasil destina à proteção e preservação da vegetação nativa mais de 66% de seu território e cultiva apenas 7,8% das terras. O dado de produção foi confirmado em levantamento da NASA, a agência espacial norte-americana, que calculou em 7,6% a área com agricultura do País. “A Embrapa mostra, por meio de dados atualizados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que os agricultores, dentro de suas propriedades, destinaram 25,6% do território nacional para preservação ambiental, evidenciando a singularidade de nossa agricultura quanto ao equilíbrio entre produzir e preservar”, afirma Spadotti.

Para efeito de comparação, a Dinamarca cultiva 76,8%, dez vezes mais que o Brasil; a Irlanda, 74,7%; os Países Baixos, 66,2%; o Reino Unido 63,9%; a Alemanha 56,9%. Até 2017, data do estudo, a área da Terra ocupada por lavouras é de 1,87 bilhão de hectares e a população mundial havia atingido 7,6 bilhões, o que resulta, numa conta simples, que cada hectare, em média, alimentaria 4 pessoas.

CARREIRA

Engenheiro agrônomo formado em 2005, mestre e doutor em agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP/Botucatu, ele atuou como professor em universidades particulares e pesquisador em empresas de fertilizantes. É, desde 2012, analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Integrou por quatro anos o setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amapá, onde foi supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT). Em 2015 transferiu-se para a Embrapa Monitoramento por Satélite, dentro do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE). Desde 2017 é supervisor do Grupo de Gestão Territorial Estratégica (GGTE) da Embrapa Territorial, coordenando equipe de 9 analistas e pesquisadores nos projetos: Macrologística Agropecuária, Cadastro Ambiental Rural e Sistema de Inteligência, Gestão e Monitoramento dos Cerrados. É revisor de 23 revistas científicas e agências de fomento. Publicou 61 artigos em revistas indexadas, 7 capítulos de livros e apresentou mais de 130 palestras e trabalhos técnico-científicos em eventos nacionais e internacionais. (Com informações da Embrapa Territorial)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

“Botão do pânico e socorro” visa garantir assistência de segurança a áreas sensíveis do MPTO

Publicados

em

Inciou-se o funcionamento nesta sexta-feira, 6, em caráter experimental, da ferramenta virtual de “botão do pânico e socorro”, localizada na intranet do Ministério Público do Tocantins (sistema Athenas). Esse novo instrumento será restrito para áreas do âmbito do MPTO com atuação sensível, que possam demandar socorro emergencial de segurança.

A demanda por esta ferramenta partiu da Comissão de Segurança Institucional do MPTO, visando assegurar a prestação de assistência a membros e servidores em casos de emergência, riscos ou ameaças.

A opção por um botão digital visou evitar custos com a produção, instalação e manutenção de um equipamento físico de natureza similar. Seu desenvolvimento foi realizado pela equipe interna do Departamento de Tecnologia da Informação.

Por cautela, o botão do pânico e socorro foi inserido no centro da tela, distante dos demais botões, para que seja evitado acionamento acidental.

Continue Lendo

Geral

Governador inaugura decoração natalina do Palácio Araguaia e deseja feliz Natal aos tocantinenses

Cantata deste ano inicia na próxima terça-feira, 10, e seguirá nos dias 11 e 13 de dezembro

Publicados

em

Governador Mauro Carlesse inaugurou a decoração especial de Natal do Palácio Araguaia

A exemplo das avenidas e prédios, a sede do Executivo Estadual também recebeu uma decoração natalina especial este ano. O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, acompanhado da primeira-dama Fernanda Carlesse, o vice-governador Wanderlei Barbosa e o bom velhinho, Papai Noel, inaugurou na noite desta quinta-feira, 5, a decoração especial de Natal do Palácio Araguaia, que tem como tema Encanto do Natal.

O governador Carlesse destacou a importância do Natal para as famílias e ressaltou que a primeira decoração especial da gestão visa manifestar alegria aos tocantinenses. “O Palácio Araguaia é um patrimônio do povo e essa decoração foi realizada para cada um que visitar o local. Todas essas cores manifestam alegria, prosperidade e convido a todos a visitarem e prestigiarem a Cantata de Natal do Palácio Araguaia”. Na oportunidade o Governador Carlesse desejou um feliz Natal a todas as famílias tocantinenses. “É tempo de festa e alegria e a gente tem que comemorar junto com o nosso povo”.

O evento, realizado na ala sul do Palácio Araguaia, contou com apresentações do Coral da Ulbra, da Orquestra Sinfônica da Escola Estadual Vila União e do cantor gospel, Thiago Magela.

A decoração do Palácio Araguaia e do seu entorno foi realizada pela Governadoria, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Além da iluminação natalina, a decoração deste ano foi estendida aos jardins externos do Palácio e ficará exposta aos visitantes até o dia 10 de janeiro do ano que vem.

Cantata

Já a Cantata de Natal deste ano está prevista para iniciar na próxima terça-feira, 10, e seguirá nos dias 11 e 13 de dezembro. A programação deverá ser divulgada ainda esta semana e além das apresentações culturais, o local conta com barracas de artesanato e alimentação.

 

Continue Lendo

Geral

IEL divulga 5 vagas de estágio remunerado em Palmas e Gurupi

Oportunidades são para alunos do Ensino Superior e Médio.

Publicados

em

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) divulgou nesta quinta-feira, 05/12, cinco vagas de estágio remunerado para alunos do Ensino Médio e Superior distribuídas nos municípios de Palmas e Gurupi. As oportunidades são para estudantes que estão em busca de conhecimento prático em sua área de estudo. Os interessados devem ter cadastro no site Sistema Nacional de Estágio (SNE) e manter os dados pessoais, escolares, conhecimentos gerais e currículos atualizados.

Acadêmicos dos cursos de Pedagogia (1), Administração (3) e Ensino Médio (2) podem concorrer às vagas desde que estejam devidamente matriculados e atendam aos requisitos exigidos pela empresa demandante, como ter disponibilidade no horário detalhado e experiência com o uso de ferramentas básicas da área pretendida.

Além do conhecimento e experiência proporcionada pelo estágio, há benefícios como bolsa e auxílio-transporte. O mural de estágio, disponível no portal do IEL, é atualizado diariamente. Os requisitos e horários também podem ser conferidos no site. Mais informações sobre as vagas podem ser obtidas por meio do telefone do IEL (63) 3229-5737 (Fixo e Whatsapp).

Confira as oportunidades:

Vaga: Administração – 3º semestre ao 7º semestre – Gurupi

Vaga: Administração – 4º semestre ao 6º semestre – Palmas

Vaga: Administração – 3º semestre ao 6º semestre – Palmas

Vaga: Pedagogia – 2º semestre ao 6º semestre – Palmas

Vaga: Ensino Médio – 1º semestre ao 2º semestre – Gurupi

Continue Lendo

Notícias