Conecte-se conosco

Geral

Em Gurupi, quatro irmãos foram reconhecidos voluntariamente a paternidade pelo pai

Apesar da convivência, eles não tinham o nome do pai registrado na Certidão de Nascimento

Publicados

em

Filhos assistidos pela Defensoria ao lado do pai

Um atendimento no Núcleo de Mediação e Conciliação (Numecon) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Gurupi, sul do estado, vai concretizar o pedido de quatro filhos: ter o nome do pai registrado na certidão de nascimento.  Durante o atendimento, nesta terça-feira, 19, os quatro irmãos estiveram acompanhados do pai que fez o reconhecimento voluntário de paternidade.

A efetivação desse demanda é resultado do trabalho em conjunto do defensor público Euler Nunes, da 8ª Defensoria de Família de Gurupi, que inicialmente detectou o problema, e do Numecon, por meio do conciliador Caio Henrique de Araújo, que finalizou o atendimento.

Com orientações e intermédio do Numecon, foram feitos os acordos de reconhecimento de paternidade voluntário de cada filho, que agora passam a constar o sobrenome do genitor.

O caso chamou a atenção da DPE em Gurupi por se algo que vinha causando angustia aos envolvidos, que chegaram a deixar de buscar solução após tantos anos de burocracia.

Para uma das filhas, “agora poderá participar dos encontros de final de ano da família, sem aquele sentimento de não pertencer à família por não ter o sobrenome do pai”, desabafou.

Entenda

O imbróglio da família, segundo o senhor, hoje com 75 anos, começou na década de 70, quando ele conviveu por 20 anos com a mãe dos assistidos. Porém, por ter sido casada civilmente com outra pessoa anteriormente e estar apenas separada, ela acabou encontrando entraves para registrar os filhos desta relação, mesmo ele sendo o atual companheiro e pai biológico.

O homem conta que, na época, residiam em fazenda, onde nasceram seis filhos, mas em razão das dificuldades de deslocamento e, ainda, as questões burocráticas, os filhos acabaram sendo registrados somente em nome da genitora.

Desde então, mesmo não havendo o registro do genitor na certidão, os filhos mantiveram vinculo afetivo com o pai, inclusive, quando da separação entre os dois, alguns ficando sob sua custódia.

Homologação

Agora, os acordos seguirão para protocolo, ainda esta semana, e depois de homologados, os mandados de averbação serão encaminhados para o Cartório de Registro Civil de Gurupi/TO.

Atualmente, um dos filhos está desaparecido e o outro filho já foi devidamente registrado por ambos os genitores, restando apenas os outros quatros a serem registrado pelo genitor.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Gurupi decreta ponto facultativo nesta quinta-feira (18)

Publicados

em

 

A Prefeitura de Gurupi decretou ponto facultativo nas repartições públicas no âmbito municipal nesta quinta-feira (18), em virtude do feriado da sexta-feira Santa (19). O decreto Nº 0484 foi assinado na tarde desta quarta-feira (16) pelo prefeito Laurez Moreira.

De acordo com o decreto, o ponto facultativo não atinge setores da administração pública municipal que desenvolvem serviços essenciais e que necessitem de plantão permanente. Não abrange também a contagem dos prazos licitacionais dos atos convocatórios, eventualmente publicados pela Comissão de Licitações de Gurupi.

Continue Lendo

Estado

Nota de Esclarecimento da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Gurupi

Publicados

em

Prefeitura Municipal de Gurupi - Foto: Romilton Messias

 

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Gurupi (SEINFRA), diante dos fatos ocorridos envolvendo um funcionário da pasta, que de acordo com algumas denúncias da população tem usado o nome da Prefeitura Municipal e agido de má fé para conseguir dinheiro, vem a público esclarecer que, o servidor não tem comparecido ao serviço e como preconiza a legislação municipal, foi encaminhado um processo para a Comissão de Processo Administrativo Disciplinar para que sejam tomadas as devidas providências.

A SEINFRA manifesta a sua insatisfação com o ocorrido e afirma não compactuar com esse tipo de atitude tomada por este servidor. Vale ressaltar que a gestão honra com os compromissos com o funcionalismo público, trabalha para ofertar aos seus colaboradores os melhores benefícios e qualidade de trabalho.

O Município dentro de suas possibilidades se coloca à disposição dos familiares deste servidor para ajudá-lo, bem como para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

Continue Lendo

Geral

Campanha de Páscoa faz doação de chocolates a projeto que atende crianças carentes da capital

Publicados

em

 

A fundadora do projeto “Unidos por um Mundo Melhor” recebeu as doações entregues pela chefe do setor de Cerimonial, Mônica Farias, e destacou a importância da doação para crianças e adolescentes carentes. “É importante porque você tira de si para ofertar para alguém que você não conhece, mas sabe que vai fazer bem a essa pessoa e que ela vai se sentir melhor e importante. Parece tão pequeno, mas para quem recebe é muito grande e muda o dia dela”, declarou Júlia.

O sucesso da campanha, segundo Mônica Farias, deve-se à rede de solidariedade que se formou entre os integrantes do MPE. “A solidariedade virou rotina no Ministério Público e sempre que desenvolvemos uma campanha, a gente sabe que pode contar com o apoio de todos. Nós abraçamos essa proposta trazida pela Júlia porque sabemos o quão relevante é o projeto”.

Projeto

O Projeto “Unidos por um Mundo Melhor” é um projeto social e cultural conduzido por 30 jovens e atende a cerca de 1.400 crianças e adolescentes da capital. Além do trabalho de arrecadação de roupas, alimentos, mantimentos, tem a missão de capacitá-los e inseri-los no mercado de trabalho. Atualmente, o Ministério Público do Tocantins é parceiro com do Projeto “MP Cultural” no desenvolvimento de ações voltadas à expressão do movimento hip hop.

Continue Lendo