Conecte-se conosco

Cidades

Em Gurupi, desfile cívico é acompanhado por multidão que aprova os diversos temas discutidos

Publicados

em

7 de setembro marcado por mais um desfile cívico que levou à avenida Goiás muita criatividade em diversos temas trabalhado por 16 escolas municipais, além das unidades estaduais,  e entidades como a Ordem Demolay, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

As comemorações à Independência do Brasil  iniciaram em frente à prefeitura com a execução dos hinos, hasteamentos das Bandeiras e revista da tropa da Polícia Militar, em seguida, na avenida Goiás, o  desfile foi aberto pelos pequenos do Centro de Educação Infantil (Cemei) Tânia Maria Marinho Scotta, que apresentou os projetos desenvolvidos na instituição como alimentação saudável e a importância da musicalização na educação infantil, sendo que as crianças do pré I e II que formam a fanfarra do Cemei apresentaram pela primeira vez na avenida.

Temas como meio ambiente, roça na escola, projetos de incentivo à leitura,  tecnologia,  família e cultura digital,  violência contra mulher e força do universo, foram algumas das temáticas apresentadas pelas unidades escolares.

Os alunos foram acompanhados por uma multidão que lotou a avenida para prestigiar a festa patriota. A dona de casa, Luzia Dias, comentou que tradicionalmente todos os anos acompanha o Desfile. Para ela, a festa cívica é um compromisso inadiável e é rememorar os tempos de infância.

Quem estava acompanhando todos os detalhes e registrando tudo pelo celular era a jovem Thais Souza, que diz gostar das apresentações, em especial, as das crianças menores, que segundo ela, é um espetáculo à parte. Ela conta que é percebível que tudo é feito como muito carinho.

Luiz Alves comentou que acha interessante como as escolas se empenham em levar à avenida temas tão relevantes e pontuou a questão da tecnologia que hoje faz parte do cotidiano de todos. Também ressaltou as discussões relacionadas à violência contra a mulher que tem sido uma triste realidade e que deve ser discutida todos os dias.

O prefeito Laurez Moreira destacou a importância de celebrar o 7 de setembro e incentivar as crianças desde pequenas a amar e respeitar a Pátria. “É uma festa tradicional, que as famílias gurupienses gostam e saem de casa para prestigiar. É muito bonito ver a dedicação e criatividade de cada escola em trazer para a avenida discussões importantes, além do envolvimento dos alunos”, enfatizou.

O secretário municipal de Educação, Eurípedes, comentou que as escolas se preparam durante todo o ano para a festa cívica e que temas apresentados são trabalhados em sala de aula para que os alunos tenham consciência do que estão apresentando ao público. Conforme ele, os alunos se envolvem e se dedicam para fazer uma festa bonita.

Na sexta-feira, 06, os alunos da Escola Benevenuto Alves, no Povoado Trevo da Praia, realizaram o Desfile. Os alunos percorreram as ruas do Povoado sendo acompanhados pelos moradores. Como já tem se tornado uma tradição também, o Cemei Oneide de Sousa, também realizou o Desfile na véspera da comemoração da Independência. As crianças do maternal ao Pré II percorreram as ruas do setor Campo Belo levando a mensagem do mundo da literatura infantil.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Com 4.561 contratações formais, Gurupi obtém o maior estoque de empregos do Tocantins

Os dados do Caged mostram que em Gurupi, no ano passado, foram totalizadas 4.561 contratações formais.

Publicados

em

A cidade de Gurupi foi destaque na geração de empregos no Tocantins em 2019, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados na última sexta-feira (24). A Capital da Amizade e da Prosperidade teve o maior aumento no estoque de empregos entre as cinco maiores cidades do Estado.

Os dados do Caged mostram que em Gurupi, no ano passado, foram totalizadas 4.561 contratações formais. Com isso, Gurupi obteve um aumento de 4,47% nos vínculos com carteira assinada, em relação a 2018. A estatística aponta que a Capital da Amizade e da Prosperidade foi a cidade com maior aumento no estoque de empregos entre as cinco maiores do Tocantins em 2019.

Os dados do Caged mostram que em Gurupi, no ano passado, foram totalizadas 4.561 contratações formais. Com isso, Gurupi obteve um aumento de 4,47% nos vínculos com carteira assinada, em relação a 2018.

Para o Prefeito Laurez Moreira, o crescimento de empregos na cidade se deve ao empenho da gestão municipal nos últimos anos em tornar Gurupi atraente para se investir. “Gurupi hoje está estruturada, recebeu dezenas de obras públicas em todas as áreas da administração e naturalmente esse cuidado com a cidade tem despertado investimentos do setor privado, que colaboram para geração de mais empregos e qualidade de vida para a população. Em 2020 a tendência é que os números sejam ainda mais positivos”, avaliou o prefeito.

Investimentos

Somente obras da Prefeitura de Gurupi, foram concluídas e entregues mais de 20 em 2019. Além disso, o município também investiu na estrutura do Parque Agroindustrial (PAIG), desde a pavimentação asfáltica até internet de boa qualidade, tornando-o o mais atraente do Estado para se instalar. Com isso, novas empresas têm buscado parcerias com a Prefeitura e anunciado investimentos na cidade.

Mais obras em 2020

Para este ano a expectativa da gestão é que os investimentos aumentem no município. Muitas obras já foram anunciadas pela Prefeitura de Gurupi para o decorrer do ano nas áreas da saúde, educação, desenvolvimento econômico, infraestrutura, esporte e lazer.

No setor privado, grandes empreendimentos serão realidade em 2020 e estão com construções em andamento, como o Condomínio Park Resedá e o Shopping Araguaia, entre outros investimentos de grandes empresas no município.

 

Continue Lendo

Cidades

A Prefeitura de Gurupi convoca candidatos classificados em concurso público do Quadro Geral

Publicados

em

Ficam convocados os candidatos classificados no Concurso Público nº 001/2016, para tomar posse no cargo de provimento efetivo de Níveis Superior, Médio e Fundamental do quadro de profissionais do Quadro Geral do Município de Gurupi, para os quais foram classificados.

Os candidatas terão o prazo de 30 dias, a partir da data da convocação divulgada no Diário Oficial nº 5.530, para apresentar a documentação exigida, marcar perícia na Junta Médica Oficial do Município e tomar posse, podendo este prazo ser prorrogado por igual período, a requerimento do interessado, devidamente justificado e deferimento a critério da Secretaria Municipal de Administração.

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Palmas divulga segunda lista de classificação dos alunos no SIMPalmas

Publicados

em

A segunda lista de classificação dos alunos no Sistema Integrado de Matrículas (SIMPalmas), da Secretaria Municipal da Educação (Semed), já está disponível para consulta, abrindo o prazo de três dias úteis para que pais ou responsáveis dos estudantes efetivem a matrícula na unidade escolar, para qual o aluno foi encaminhado, segundo os critérios do sistema.

À medida que as matrículas vão sendo realizadas, as listas são atualizadas e divulgadas com as vagas remanescentes. A próxima lista de classificação sairá no dia 30 de janeiro. A Semed ressalta que mesmo após o início das aulas o SIMPalmas permanecerá recebendo novos cadastros durante todo o ano letivo.

A superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Anice Moura, ressalta a importância de pais e responsáveis comparecerem à unidade escolar portando toda a documentação necessária à efetivação da matrícula, que são os documentos pessoais da criança, comprovante de endereço, cartão do SUS, cartão de vacina, uma foto 3×4 e os comprovantes dos critérios marcados na solicitação de matrícula. “Crianças cuja família é contemplada pelo Programa Bolsa Família, por exemplo, devem apresentar o comprovante de recebimento do benefício no ato da matrícula”, disse.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio dos telefones (63) 3212-7511 ou 3212-7513, no período das 13 às 19 horas.

Continue Lendo

Notícias