Conecte-se conosco

Cidades

Educação Municipal de Gurupi discute a Gestão do Todo e os desafios do universo escolar

Publicados

em

Discutir as propostas de transformação da educação, debater pontos levantados em encontros anteriores, foram algumas das metas da última etapa da Formação de Diretores das Escolas Municipais de Gurupi, na sexta-feira, 16, ministrada pela palestrante do Centro de Estudos e Pesquisas e Promoção da Cultura Brincante Fava de Bolota, Kelma Oliveira, que após dois encontros anteriores discutiu o tema “A Gestão do Todo”. Toda a formação foi embasada na importância do papel da escola, gestão, liderança e os principais desafios que cercam o universo escolar.

Foram destacadas a necessidade de oferecer práticas pedagógicas que atendam as diferenças, desenvolvimento integral do educando, a educação numa perspectiva sociointeracionista construtiva, formação para autonomia intelectual da criança, processos pedagógicos e administrativos inovadores, entre outras perspectivas.

Para Kelma, o maior desafio dos gestores é entender de gente. “O mundo mudou e o grupo gestor precisa entender de pessoas. Hoje os grandes executivos e especialistas defendem isso em gestão e liderança. O gestor precisa ter algo decisivo para garantir o sucesso das escolas, porque elas são feitas de gente. O gestor precisa gostar de pessoas, de estar com pessoas e entendê-las” comentou argumentando que é preciso saber acolher pessoas num mundo tão diverso e isso não é apenas os alunos, mas professores, pais e responsáveis.

Segundo ela, não existe fórmula pronta, que realmente é preciso reunir e discutir tudo o que a escola precisa fazer. Para ela, um ponto fundamental são os grupos se reunirem para discutir a razão de cada escola.

Para a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Maria José da Glória, a formação foi fundamental para o aprimoramento do conhecimento e foi essencial esta capacitação uma vez que muitas escolas estão com gestores novos, que estão à frente das unidades pela primeira vez. Segundo ela, a gestão municipal tem uma preocupação muito grande em promover encontros de discussão sobre os desafios da educação. “Esperamos que os conhecimentos adquiridos nas formações tenham aplicabilidade dentro das escolas, porque todas as metas foram construídas em conjunto”, destacou.

A diretora da Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim, Ângela Maria Ribeiro, participou das três etapas da formação e elogiou a iniciativa da Secretaria em realizar esses encontros para a reflexão do modelo atual de educação, daquilo que pode ser melhorado. “Muito importante esses encontros, principalmente, para mim que estou iniciando na gestão escolar. Essa formação veio dar segurança e aperfeiçoamento ao nosso trabalho porque percebemos todas as dimensões da parte de gestão da escola sempre com foco no ensino aprendizado”, enfatizou.

As formações continuadas fazem parte do Projeto Educa Gurupi que tem como objetivo discutir metodologias a serem aplicadas e que resultem no processo de aprendizado das crianças e adolescentes.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Com 4.561 contratações formais, Gurupi obtém o maior estoque de empregos do Tocantins

Os dados do Caged mostram que em Gurupi, no ano passado, foram totalizadas 4.561 contratações formais.

Publicados

em

A cidade de Gurupi foi destaque na geração de empregos no Tocantins em 2019, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados na última sexta-feira (24). A Capital da Amizade e da Prosperidade teve o maior aumento no estoque de empregos entre as cinco maiores cidades do Estado.

Os dados do Caged mostram que em Gurupi, no ano passado, foram totalizadas 4.561 contratações formais. Com isso, Gurupi obteve um aumento de 4,47% nos vínculos com carteira assinada, em relação a 2018. A estatística aponta que a Capital da Amizade e da Prosperidade foi a cidade com maior aumento no estoque de empregos entre as cinco maiores do Tocantins em 2019.

Os dados do Caged mostram que em Gurupi, no ano passado, foram totalizadas 4.561 contratações formais. Com isso, Gurupi obteve um aumento de 4,47% nos vínculos com carteira assinada, em relação a 2018.

Para o Prefeito Laurez Moreira, o crescimento de empregos na cidade se deve ao empenho da gestão municipal nos últimos anos em tornar Gurupi atraente para se investir. “Gurupi hoje está estruturada, recebeu dezenas de obras públicas em todas as áreas da administração e naturalmente esse cuidado com a cidade tem despertado investimentos do setor privado, que colaboram para geração de mais empregos e qualidade de vida para a população. Em 2020 a tendência é que os números sejam ainda mais positivos”, avaliou o prefeito.

Investimentos

Somente obras da Prefeitura de Gurupi, foram concluídas e entregues mais de 20 em 2019. Além disso, o município também investiu na estrutura do Parque Agroindustrial (PAIG), desde a pavimentação asfáltica até internet de boa qualidade, tornando-o o mais atraente do Estado para se instalar. Com isso, novas empresas têm buscado parcerias com a Prefeitura e anunciado investimentos na cidade.

Mais obras em 2020

Para este ano a expectativa da gestão é que os investimentos aumentem no município. Muitas obras já foram anunciadas pela Prefeitura de Gurupi para o decorrer do ano nas áreas da saúde, educação, desenvolvimento econômico, infraestrutura, esporte e lazer.

No setor privado, grandes empreendimentos serão realidade em 2020 e estão com construções em andamento, como o Condomínio Park Resedá e o Shopping Araguaia, entre outros investimentos de grandes empresas no município.

 

Continue Lendo

Cidades

A Prefeitura de Gurupi convoca candidatos classificados em concurso público do Quadro Geral

Publicados

em

Ficam convocados os candidatos classificados no Concurso Público nº 001/2016, para tomar posse no cargo de provimento efetivo de Níveis Superior, Médio e Fundamental do quadro de profissionais do Quadro Geral do Município de Gurupi, para os quais foram classificados.

Os candidatas terão o prazo de 30 dias, a partir da data da convocação divulgada no Diário Oficial nº 5.530, para apresentar a documentação exigida, marcar perícia na Junta Médica Oficial do Município e tomar posse, podendo este prazo ser prorrogado por igual período, a requerimento do interessado, devidamente justificado e deferimento a critério da Secretaria Municipal de Administração.

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Palmas divulga segunda lista de classificação dos alunos no SIMPalmas

Publicados

em

A segunda lista de classificação dos alunos no Sistema Integrado de Matrículas (SIMPalmas), da Secretaria Municipal da Educação (Semed), já está disponível para consulta, abrindo o prazo de três dias úteis para que pais ou responsáveis dos estudantes efetivem a matrícula na unidade escolar, para qual o aluno foi encaminhado, segundo os critérios do sistema.

À medida que as matrículas vão sendo realizadas, as listas são atualizadas e divulgadas com as vagas remanescentes. A próxima lista de classificação sairá no dia 30 de janeiro. A Semed ressalta que mesmo após o início das aulas o SIMPalmas permanecerá recebendo novos cadastros durante todo o ano letivo.

A superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Anice Moura, ressalta a importância de pais e responsáveis comparecerem à unidade escolar portando toda a documentação necessária à efetivação da matrícula, que são os documentos pessoais da criança, comprovante de endereço, cartão do SUS, cartão de vacina, uma foto 3×4 e os comprovantes dos critérios marcados na solicitação de matrícula. “Crianças cuja família é contemplada pelo Programa Bolsa Família, por exemplo, devem apresentar o comprovante de recebimento do benefício no ato da matrícula”, disse.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio dos telefones (63) 3212-7511 ou 3212-7513, no período das 13 às 19 horas.

Continue Lendo

Notícias