Conecte-se conosco

Estado

Durante a Agrotins, governador Carlesse entrega caminhões e kits que vão beneficiar a agricultura familiar

Objetivo é a modernização das Centrais de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar

Publicados

em

Entrega de caminhões e equipamentos aos municípios auxiliaram na modernização das Centrais de Recebimento e Distribuição de Alimentos

O governador Mauro Carlesse entregará nesta quinta-feira, 9, às 16 horas, equipamentos para a modernização das Centrais de Apoio à Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar dos 139 municípios do Tocantins . O evento ocorreno Centro de Convivência da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019). O programa conta com recursos da ordem de R$ 5,7 milhões do Ministério da Cidadania com contrapartida do Governo do Tocantins.

O secretário de Estado e Desenvolvimento Social, Messias Araújo, destaca que estes equipamentos beneficiam a agricultura familiar e a política de segurança alimentar do Estado. “Vêm para fortalecer tanto o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mais conhecido como Compra Direta, como também as entidades que trabalham com pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional”, explicou.

Messias Araújo disse ainda que a central equipada irá trazer mais agilidade na operacionalização dos programas, além de possibilitar uma produção maior e com mais qualidade para atender as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Kits

Serão distribuídos aos municípios kits que atendam a demanda de cada local. Nos 14 municípios do Tocantins com mais de 15 mil habitantes, além dos kits, que contêm balanças eletrônicas, freezers horizontais e verticais, computadores, impressoras multifuncionais, mesas de escritório, cadeiras, aparelhos de ar-condicionado, balanças de medição e palletes de polietileno, também vão receber uma câmara frigorífica (fria) e um caminhão frigorífico completo.

Os equipamentos serão entregues nos municípios entre os  dias 10 a 24 de maio, com o objetivo de incentivar a agricultura familiar e a permanência do agricultor no campo, que terá mais apoio e estrutura para o transporte e armazenamento daquilo que produzem.

Dessa forma os equipamentos serão utilizados para equipar as Centrais de Distribuição com estrutura operacional adequada para receber, selecionar e condicionar os alimentos e distribuí-los, evitando desperdícios e garantindo sua maior qualidade. Os alimentos vindos da agricultura familiar serão direcionados a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Entenda

Os produtores da agricultura familiar vendem os seus produtos para o governo do Estado, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que prevê a compra de alimentos da agricultura familiar com dispensa de licitação. Os produtos adquiridos são armazenados nas centrais de Apoio e Distribuição dos municípios, que receberão os equipamentos do Governo. O destinatário final desses alimentos são as pessoas mais carentes, que vivem em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricionais e aquelas atendidas pela rede socioassistencial do município.

O PAA é implantado por meio de convênio formalizado entre o Ministério da Cidadania e o Estado/ Município. Cabe ressaltar que o PAA permite a compra de alimentos de agricultores familiares, no limite de até R$ 6,5 mil por família a cada ano. O cadastro de beneficiários, tanto agricultores quanto entidades, é realizado por meio de chamamento público pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

“O foco do programa é auxiliar o pequeno produtor, apoiando na geração de renda. A entrega dos kits aos municípios é um mecanismo que vai trazer agilidade as operações do Programa de Aquisição de Alimentos”, informou Danilo de Azevedo, Diretor do Empreendedorismo Rural do Ruraltins.

Capacitação

A fiscalização das centrais, após o recebimento dos equipamentos nas centrais do programa, ficará a cargo da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETDS). Para operacionalizar os equipamentos, além de capacitar os funcionários das centrais, quanto às boas práticas de manipulação de alimentos, cada município indicará um servidor responsável, que passará por capacitação dos servidores da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional da SETDS.

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) também participará da entrega dos equipamentos e das capacitações.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Estado

Cidadania e Justiça divulga novas ações de prevenção à Covid-19 nas unidades prisionais do Estado

Objetivo é preservar a saúde de servidores e pessoas privadas de liberdade custodiadas em unidades prisionais do Tocantins

Publicados

em

Todos os servidores terão acesso ao documento

Com o objetivo de impedir a disseminação do novo Coronavírus no Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO), a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Núcleo de Operações, Prevenção e Controle à Covid-19, elaborou a segunda nota técnica com orientações de prevenção do contágio do vírus e outras doenças. O objetivo do documento é preservar a saúde de servidores e pessoas privadas de liberdade custodiadas em unidades prisionais do Tocantins.

Preparada por especialistas da Secretaria, a nota traz informações sobre ações de boas práticas de limpeza e assepsia. O documento atenderá servidores, população carcerária e visitantes das unidades penais. Além de orientações de como prevenir a doença adotando hábitos de higiene, a nota técnica apresenta ao público informações como os serviços essenciais, estado de alerta, o grupo de risco à doença, sintomas, dentre outras questões que são necessárias para evitar o contágio.

O superintendente do Sispen/TO, Orleanes Sousa, que está à frente do Núcleo juntamente com o secretário da Seciju, Heber Fidelis, destaca que o material é de extrema importância e todos os servidores terão acesso. “Iremos divulgar no site da secretaria, disponibilizar nas redes e enviar memorandos circulares às unidades prisionais. Todos os gestores destas unidades deverão dar visibilidades a estas recomendações”, afirma Orleanes Sousa.

A gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso da Seciju, Marluce Oliveira, está à frente da equipe que produziu o documento e enfatiza que a informação é a maior aliada nesta batalha. “A segunda nota técnica tem por objetivo fortalecer as equipes operacionais do Sistema Penitenciário e Prisional que fazem parte dos serviços essenciais e que não podem ficar em casa, ou com trabalho remoto, para que possam se prevenir e ao mesmo tempo evitar a propagação do vírus. Nesse momento, a prevenção e as informações legítimas são importantes, fechando as portas de entrada do Sistema à pandemia”, conclui.

 

 

Continue Lendo

Estado

Agência Tocantinense de Regulação informa meios de comunicação on-line para atendimento

Atendimentos ao público estão sendo realizados preferencialmente on-line, 24 horas por dia

Publicados

em

Parte dos servidores da ATR está realizando trabalho remoto

Em respeito às medidas de segurança para o combate à proliferação da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, a Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR) alterou os atendimentos dos serviços públicos estaduais.

Os atendimentos ao público estão sendo realizados preferencialmente on-line, 24 horas por dia, pelos e-mails:

Gerência de Operacionalização e Arrecadação (permissionários): [email protected]

Protocolo: [email protected]

Ouvidoria: [email protected]

A ATR ressalta que os serviços de fiscalização do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros estão funcionando normalmente nos Terminais Rodoviários, das 8 às 18 horas.

Ainda podem ser feitas reclamações, denúncias, sugestões, elogios e críticas por meio da Ouvidoria Geral do Estado, no telefone 162 (ligação gratuita), de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

 

Continue Lendo

Estado

Ruraltins disponibiliza canais de atendimento ao público durante pandemia

Dentre as medidas estabelecidas, o órgão mantém o funcionamento interno de trabalho das 8 às 14 horas, na sede central e nos escritórios locais 

Publicados

em

Ruraltins mantém funcionamento interno de trabalho das 8 às 14 horas, na sede central e nos escritórios locais

Em consonância com o conjunto de providências adotadas no Decreto n° 6.064, do Governo do Tocantins, no sentido de planejar e executar ações preventivas, de monitoramento e controle para o enfrentamento a rápida disseminação da Covid- 19, causada pelo novo Coronavírus, o Instituto de Desenvolvimento do Tocantins (Ruraltins) editou a Portaria de N° 57/2020, suspendendo o atendimento presencial ao público externo.

Dentre as medidas estabelecidas, o órgão mantém o funcionamento interno de trabalho das 8 às 14 horas, na sede central e nos escritórios locais no interior do Estado, com atendimento via telefone nas diversas áreas da prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural, no sentido de auxiliar os produtores e a comunidade geral em suas demandas e, ao mesmo tempo, protegendo a saúde e a vida de todos os colaboradores.

Canais de atendimento

Palmas

Gabinete da Presidência (63) 3218-3101

Diretoria de Empreendedorismo Rural

Telefone: (63) 3218-3140

Diretor: Danilo Azevedo (63) 98126-1620

E-mail: [email protected]

Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural

Telefone: (63) 3218-3123

Diretor: Kin Gomides (63) 99232-2004

E-mail: [email protected]

Atendimento à imprensa

Edvânia Peregrini (63) 98404 9272

Lúcia Brito (63) 98424-9075

E-mail: [email protected]

 

REGIONAIS

ARAGUAÍNA: Rolston Pereira (63) 99228-5488

E-mail: [email protected]

ARAGUATINS: Ricardo Anderson (63) 99982-0811

E-mail: [email protected]

GURUPI: Silvino Vitor (63) 98475 -1073

E-mail: [email protected]

MIRACEMA: Deusilmar Gomes (63) 98117-8649

E-mail: [email protected]

PARAISO DO TOCANTINS: Rosiane Luz (63) 999822472

E-mail: [email protected]

PORTO NACIONAL: Willians Silva (63) 98406-1677

E-mail: [email protected]

TAGUATINGA: Lindomar Pereira (63) 99246-0744

E-mail: [email protected]

 

Continue Lendo

Notícias