Conecte-se conosco

Cidades

Consultório odontológico e ampliação da Unidade Básica de Saúde Ceiça são inaugurados

Publicados

em

Reforma e ampliação, um moderno consultório odontológico e a entrega de mobiliários, materiais e equipamentos marcaram a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria da Conceição da Silva, a “Ceiça”, no centro de Porto Nacional, pelo prefeito Joaquim Maia; o vice-prefeito, Ronivon Maciel e a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito. Um total de 78 itens foi comprado para a Unidade, completando a estrutura. O evento aconteceu nessa terça-feira, 09.

O evento contou com a participação de várias autoridades, como o diretor acadêmico do ITPAC, Evandro Borges, instituição de ensino parceria da gestão, além dos vereadores professor Sebastião e Salmon Pugas, secretários municipais e profissionais da rede municipal da Saúde.

Modernização e reestruturação

Dentro das programações dos 158 anos de Porto Nacional, uma série de obras vem sendo entregues pelo prefeito Joaquim Maia, marcando um novo tempo dentro no município, ampliando e modernizando a capacidade de ações da Secretaria da Saúde.

Ao falar da entrega, o Prefeito ressaltou o trabalho em equipe e a importância do ITPAC Porto como parceiro nas ações da rede municipal de saúde.

“Entregando a reforma e ampliação da UBS Ceiça, já com consultório odontológico moderno e equipamentos de alta performance, o sentimento é de trabalhar cada vez mais, de forma que acomode da melhor forma, a comunidade portuense”, disse Joaquim Maia.

O Prefeito agradeceu o ITPAC, pela parceria na gestão. “Agradeço ao diretor Evandro Gomes, pela importância em acreditar e, junto conosco, investir na capacitação e ampliação dos serviços de saúde no município. Queremos ofertar boas condições de trabalho, mas para fazer isso precisamos disponibilizar equipamentos”, reiterou Joaquim Maia.

Emocionada e destacando o empenho desprendido, pela gestão, e a entrega de toda equipe, a secretária Anna Crystina agradeceu pela oportunidade de poder fazer mais uma importante entrega para a saúde municipal.

“A atual gestão sempre prezou pela humanização dos serviços. Na história de Porto Nacional, dentro das Unidades Básicas de Saúde tínhamos o anseio de poder ampliar, modernizar e reestruturar as UBSs, e aqui no Ceiça, está realizando mais um sonho. Agradeço ao coordenador de Saúde Bucal, Paulinho Galvão, pelo comprometimento e ampliação dos serviços de odontologia em todo o território”, disse a Secretária.

“Entregamos mais quatro salas de atendimentos, uma segunda sala de espera, além de um moderno consultório odontológico de última geração, com espaço específico para um melhor suporte aos profissionais e à comunidade”, pontuou Anna Crystina.

Materiais entregues na Unidade Básica de Saúde – Ceiça

  • 07 armários de aço duas portas;
  • 01 mocho;
  • 03 escadas de 2 degraus;
  • 05 mesas de escritório;
  • 04 longarinas;
  • 01 cadeira odontológica;
  • 02 suportes para soro;
  • 12 cadeiras fixas;
  • 02 lixeiras grandes de plástico de 100 litros;
  • 03 lixeiras de aço inox;
  • 04 macas;
  • 03 armários vitrine;
  • 01 mesa redonda ACS;
  • 04 ar-condicionado;
  • 01 Flip Chart;
  • 01 Laringoscópio adulto com cabo;
  • 01 Lâmina tam 01;
  • 01 Lâmina tam 02;
  • 01 Lâmina tam 03;
  • 01 Lâmina tam 04;
  • 01 Lâmina tam 05;
  • 03 Lanternas clínicas;
  • 01 Kit acadêmico;
  • 01 Autoclave;
  • 01 Seladora;
  • 01 Compressor;
  • 01 Destilador de água;
  • 01 Balança adulto 300 kg;
  • 01 Ambu adulto;
  • 01 Ambu infantil;
  • 01 Cânula Guedel MD 000 rosa claro;
  • 01 Cânula Guedel MD 000 preta;
  • 01 Cânula Guedel MD 000 branca;
  • 02 Cânulas Guedel MD 000 verdes;
  • 03 Cânulas Guedel MD 000 amarelas;
  • 04 Cânulas Guedel MD 000 vermelhas;
  • 05 Cânulas Guedel MD 000 laranja.
Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Julho Verde chama atenção para riscos do câncer de cabeça e pescoço

Especialistas alertam sobre os sinais e a importância do autoexame para perceber lesões

Publicados

em

Pacientes são atendidos por equipe de fonoaudiologia

O Julho Verde chegou com o alerta de conscientização das pessoas sobre o câncer de cabeça e pescoço e a importância de se fazer a prevenção, observando sinais e sintomas do mal que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. A campanha criada pela Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço tem intuito de chamar atenção para doença e foi aderida pelo Tocantins, que só em 2019, realizou 323 cirurgias da especialidade no Hospital Geral de Palmas (HGP).

“Nossa prioridade está no atendimento e no diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, por isso a campanha Julho Verde é importante para divulgar meios de identificar as doenças precocemente, desde a atenção básica, realizações de exames e encaminhamento para o início do tratamento”, esclarece o cirurgião de cabeça e pescoço, Daniel Hiramatsu.

O HGP conta com uma equipe qualificada e multidisciplinar de assistência aos doentes com câncer de cabeça e pescoço, que inclui assistência médica, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. São realizados procedimentos cirúrgicos como tireoidectomia total, esvaziamento cervical, ressecção de câncer de pele, ressecção de tumor de boca e laringectomia.

Neste período de pandemia do novo Coronavírus, as cirurgias e os atendimentos aos pacientes com doenças oncológicas em cabeça e pescoço estão sendo realizadas normalmente, com todos os cuidados e a proteção para usuários e profissionais.

Alerta

A médica cirurgiã do serviço de Cabeça e Pescoço do HGP, Rayla Souza alerta: “As principais vítimas de câncer de boca e garganta são fumantes e pessoas que fazem uso constante de bebidas alcoólicas. Em adultos jovens, é possível ter câncer de garganta em consequência do HPV [Human Papiloma Vírus]. Orientamos a população a observar os sinais e os sintomas, que podem ser rouquidão por mais de três semanas, lesões e feridas na boca, e nódulos no pescoço”, informou.

Sobre tumores

As lesões e os tumores deste tipo de câncer são acometidos em diversas áreas, entre elas: lábios, cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho), nasofaringe, orofaringe (amígdalas, palato mole e base de língua), hipofaringe, fossas nasais, laringe, cavidade nasal, seios paranasais, glândulas salivares e glândula tireóide, responsáveis pelas funções de fala, deglutição, respiração, paladar e olfato.

Como prevenir

É necessário manter a higiene bucal em dia, os pacientes expostos aos fatores de risco devem buscar o acompanhamento regular com um cirurgião especialista. Hábitos saudáveis como abandono do cigarro, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação saudável, uso do protetor solar e check-up através de ultrassom na tireoide podem evitar a maioria dos cânceres de boca, faringe e laringe.

 

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura publica novo decreto que autoriza o retorno das aulas de forma remota

Publicados

em

Após reunião do Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus, realizada no último dia 25, para tratar sobre novas medidas, a prefeitura de Gurupi publicou na edição do Diário Oficial desta terça-feira, 30, novo decreto de nº 0707 que permite o retorno às aulas da rede municipal de forma remota e dar outras providências.

Conforme o decreto, ficam suspensas por prazo indeterminado as aulas presenciais da Rede Pública Municipal de Ensino e fica autorizado por tempo indeterminado, a partir do dia 13 julho de 2020, o retorno das aulas no formato remoto, utilizando plataforma tecnológica “Google For Education”. Para aqueles alunos que não tem acesso à internet, as atividades serão enviadas impressas.

Conforme o documento, os servidores da educação deverão retornar ao trabalho a partir do dia 1º de julho de 2.020, respeitando a carga horária prevista em lei, e observando e adotando todas as medidas de proteção e higiene, para evitar a contaminação e proliferação do Coronavírus. Também está determinado que a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com os representantes do Conselho Municipal de Educação e representantes das Unidades de Ensino elaborem o calendário de reposição de aulas, a partir do retorno das aulas, respeitando a legislação vigente e as orientações do Ministério da Educação.

O documento em seu artigo 17, autoriza o funcionamento dos Centros de Treinamentos de equinos e atletas, que realizem treinamentos individualizados na modalidade esportiva funcional de três tambores, os quais deverão obedecer as normas de segurança e de higiene estabelecidas pela OMS e por este Decreto.

O decreto ainda estabelece em seu artigo 18, o funcionamento dos laboratórios de informática da Unidade SENAC Gurupi, para o uso dos alunos do Curso de Técnico de Enfermagem na modalidade a distância, mas adotando medidas de segurança como, oferecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos funcionários, mantendo um distanciamento de dois metros entre os alunos; deve disponibilizar aos alunos, kit contendo máscaras, luvas e álcool em gel a 70%; e obedecer as normas de segurança e de higiene estabelecidas pela OMS e por este Decreto.

O Decreto pode ser conferido na edição do Diário Oficial do dia 30 de junho.

Continue Lendo

Cidades

Araguainenses dão exemplo de solidariedade durante a pandemia da covid-19

Apesar das dificuldades, grupos de voluntários e igrejas da cidade têm se adaptado a essa nova realidade para continuar ajudando famílias carentes e realizar ações de combate à pandemia

Publicados

em

Neste momento de combate à covid-19, a solidariedade tem se tornado uma das principais ferramentas contra os reflexos da pandemia. Com o crescimento do desemprego em todo o País, muitas famílias acabam enfrentando dificuldades financeiras e em Araguaína moradores estão dando exemplo e se mobilizando para ajudar a população que passa por momentos difíceis.

Por meio de um grupo de doações, o Instituto Atitude com Amor que já trabalha ajudando famílias carentes de Araguaína desde 2012, mobilizou mais de 30 voluntários e conseguiu arrecadar cestas básicas e ajudar mais de 200 famílias.

“Eu vejo tudo isso como uma oportunidade para fazer o bem. Nós do Atitude com Amor nos sentimos honrados, pois somos uma ponte entre os doadores e as pessoas com situação de vulnerabilidade”, conta o Wermeson Lopes, coordenador do instituto.

Lives

Como a orientação é que a população evite aglomerações, o estilo das ações tem mudado neste período e migrou das atividades presenciais nos bairros para as plataformas digitais. Com isso, várias ações passaram a ser realizadas pela internet, reunindo artistas da cidade para promover lives que conseguiram arrecadar 2,5 toneladas de alimentos.

“A live foi uma forma que nós encontramos de chegar até a população neste período de pandemia, nós ligamos ao vivo para parceiros que já contribuíam em nossas ações e cada um ajudou com um pouco. O momento é de dar as mãos e servir os que precisam, unidos vamos vencer”, explicou o conselheiro tutelar e músico Fernando de Jesus.

Igrejas

A pandemia também alterou a rotina das igrejas que tiveram que suspender suas atividades presenciais por conta das restrições, mas o apoio à população tem continuado. A Igreja Ágape de Araguaína doou cestas básicas e kits de higiene para moradores de assentamentos da região e tem reunido membros da igreja para ajudar na erradicação do vírus na cidade.

De acordo com o apóstolo da Igreja Ágape de Araguaína, Amilson de Freitas, foi preciso dar exemplo e se reinventar. “Além de estarmos em campanha de arrecadação de cestas básicas e kits de higiene básica para distribuição a pessoas carentes, também desenvolvemos um projeto entre os membros da igreja para dedetização de locais públicos mais movimentados”.

Como doar

Para fazer uma doação pelo instituto Atitude com Amor basta entrar em contato pelos telefones (63) 99211-2348 e (63) 99211-7171, ou pelas redes sociais. As doações também podem ser entregues na Igreja Fonte da Vida, na Av. Filadélfia, n° 3080, Setor Tecnorte.

Para encaminhar doação pela Igreja Ágape, basta entrar em contato pelo telefone (63) 3414-3838 ou no endereço na Av. Marginal Neblina, Lote 1 A, no Setor Alaska.

Outras doações

Apesar da mobilização da comunidade, a Prefeitura de Araguaína continua fazendo doações de cestas básicas para famílias de baixa renda cadastradas e profissionais que tiveram que interromper as atividades durante a pandemia. Além da cesta básica convencional, o Município está distribuindo também cestas verdes, cerca de 1.200 unidades com frutas e verduras já foram entregues e mais 19 mil cestas já estão aprovadas para aquisição.

Kits de higiene

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) também doaram kits de higiene e estão sendo distribuídos pela Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc).

São 2.600 kits com sabonete, absorvente, sabão em pó e em barra, shampoo, água sanitária, desinfetante e pasta de dente, além de 900 kits com álcool, álcool em gel e máscaras.

Continue Lendo

Notícias